[Dicas da Eloise] Filmes de Época - Parte I


Olá leitores, no post de hoje vou falar de algo que gosto MUITO: Filmes de época. Eu não sou apaixonada apenas pelos livros,  mas também por séries, filmes, acessórios, decoração, vestimenta...eu fico encantada por tudo que engloba esse gênero. Claro que separei apenas alguns filmes pra não ficar um post muito grande, porém pretendo fazer um segundo ou mais posts a respeito para compartilhar com vocês. Como hoje é quarta-feira, outros blogs estarão fazendo postagens com esse mesmo tema devido ao projeto #NovembrodeÉpoca, portanto não deixe de visitar também os blogs: Fascinada por Histórias, Leituras da Mary e Blog Histórias Literárias, caso você tenha um blog e queira também fazer um post semelhante com a gente fique à vontade e compartilhe o link aqui nos comentários para que eu possa acompanhar suas respostas.<3


Bom, hoje eu separei 6 filmes que gosto muito, sendo os primeiros vinculados a queridíssima autora Jane Austen.

Razão e Sensibilidade é a adaptação produzida em 1995 baseada no livro homônimo da autora que retrata a história de duas irmãs, a racional Elinor e a sensível Marianne, que passam uma terrível dificuldade financeira após a morte do pai. O filme foi dirigido por Ang Lee e estrelado por Emma Thompson como Elinor Dashwood, Kate Winslet como Marianne Dashwood, Hugh Grant como Edward Ferrars e Alan Rickman como Coronel Brandon (só gente TOP!). Eu amo a trama dessa obra e achei a produção desse filme impecável, com uma história que apresenta tantos momentos trágicos como divertidos. Foi o primeiro contato que tive com Jane Austen antes mesmo de ler os seus livros, portanto tenho muito carinho por esse filme.



Outra adaptação da obra de Austen que me apaixonei foi Emma. Produzido em 1996, o filme foi dirigido por Douglas McGrath e estrelado por Gweneth Paltrow e Jeremy Northam. A história retrata a vida da rica, linda e muito inteligente Emma Woodhouse. A jovem tem como hobby manipular a vida das pessoas que a cercam e planejar encontros e possíveis casamentos. No entanto, há vários momentos que a jovem rica e casamenteira comete erros devido aos seus maus julgamentos. É um filme divertido, leve e muito bem produzido.



As obras de Jane Austen já foram produzidas em filmes e diversas séries. Fiz dois posts que abordam sobre essas adaptações, confira abaixo:

Amor e Inocência é um filme inglês de 2007. O título original é Becoming Jane e retrata a história da autora Jane Austen e seu suposto romance com o advogado Thomas Lefroy. O longa foi dirigido por Jullian Jarrold e estrelado por Anne Hathaway (Jane Austen) e James McAvoy (como suposto amante da escritora). Além da história da autora, o filme retrata um romance sensível e cativante. Eu amei tudo nesse filme: interpretação, ambientação, figurino, roteiro...tudo ficou impecável. Vem conferir a resenha completa do filme AQUI!



Agora se tem um filme que me deixa de boca aberta por causa dos figurinos e maquiagem, esse é Maria Antonieta (2006) dirigido por Sofia Coppola. O longa retrata a história da princesa austríaca Maria Antonieta, interpretada por Kirsten Dunst, que é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luis XVI, interpretado por Jason Schwartzman, como parte de um acordo entre os países. O filme aborda de forma divertida e luxuosa a vida da princesa na corte de Versalles, que busca aproveitar sua juventude ao mesmo tempo que a Revolução Francesa está prestes a explodir fora das paredes do palácio.





O Fantasma da Ópera de 2004 foi uma adaptação do musical de Andrew Lloyd Webber, dirigido por Joel Schumacher. Baseado na novela homônima de Gaston Leroux, o filme é estrelado por Gerard Butler como o fantasma, Emmy Rossum como Christine e Patrick Wilson como Raoul. O longa retrata a história de Christine, uma jovem faz muito sucesso em sua estreia na companhia teatral, chamando a atenção do Visconde de Chagny (Raoul), o novo patrocinador da companhia. Contudo, o que nem ele nem ninguém, com exceção de Madame Giry, sabe é que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera. O filme é um drama musical, com cenários e figurinos de tirar o fôlego, e um elenco impecável.




Shakespeare Apaixonado é um filme de 1998, dirigido por John Madden. O longa retrata a história do jovem astro do teatro londrino William Shakespeare, interpretado por Joseph Fiennes, que não consegue escrever sua peça ao sofrer um bloqueio criativo. Até que um dia, ele conhece Viola De Lesseps, interpretado pela queridíssima Gwyneth Paltrow (olha ela aqui de novo minha gente), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI para mulheres. No entanto, Viola decide se disfarçar de homem e começa a ensaiar o texto de Will, com intuito de passar por cima desse preconceito e ter sua chance de estar no palco. Adoro histórias com mulheres que passam por cima das regras em busca dos seus sonhos e direitos, é um filme leve, divertido e romântico, com uma bela ambientação e elegantes figurinos.





É isso pessoas, espero que tenham curtido minha lista. Separei apenas alguns filmes e dessa vez não inseri nenhuma série porque pretendo falar a respeito delas em um post separado. Mas e vocês? Qual seu filme de época favorito? Compartilhe comigo aqui nos comentários!


Bjokas da Elo! <3

2 comentários

  1. Oii!!!
    Como sempre, post lindo! Que foto de abertura arrasadora é essa? ♥♥♥
    Assisti O Fantasma da Ópera, mas foi o clássico. É muito bom, mas se não me engano foram quase 3 horas de filme! Quero muito ver esse mais atual ♥

    Tenho que ler todos os livros da Jane Austen para poder ver os filmes que ainda não assisti. Amo Amor e Inocência ♥

    Maria Antonieta é um filme visualmente muito belíssimo!

    Adorei ♥
    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cailes que bom que gostou! Olha faz um tempinho que vi o filme de O Fantasma da Ópera mas acredito que esse também seja grandinho viu hahhaa mas é muito muito bom, assista tbm! <3

      Ainda tem alguns filmes baseados nas obras dela que também fiquei de assistir<3 Até então gostei da maioria :D

      Obrigada lindona!<3

      Excluir

Topo