[Luz, Câmera, Ação] Friday The 13th


Friday The 13th conhecido como Sexta-Feira 13 no Brasil, é um filme slasher (subgênero de filme de terror que quase sempre envolve assassinos psicopatas) produzido na década de 80 pelo diretor Sean S. Cunningham e escrito por Victor Miller. O filme narra a história de um grupo de adolescentes que são assassinados em um acampamento por um serial killer.


Apesar de Jason Voorhees ser a estrela do longa, ele não é o assassino do primeiro filme da franquia. Jason nasceu em 13 de junho de 1946, em uma sexta-feira 13. Aos 12 anos de idade o jovem foi dado como morto, depois de ter se afogado no acampamento de Crystal Lake. Sua mãe, Pamela Voorhees, que trabalhava nesse mesmo acampamento como cozinheira, surta após morte de Jason e inicia uma série de assassinatos aos monitores, alegando que os jovens teriam negligenciado os cuidados com o seu filho, que tinha problemas mentais.


Pamela acaba morrendo na mão de uma das adolescentes sobreviventes, no entanto, o finado Jason retorna e passa a se vingar da morte da mãe, passando a ser o principal homicida nos outros filmes da série. Apesar de a máscara de hockey ser sua marca registrada, ele só passa a usá-la a partir do terceiro filme, antes disso ele utilizava um saco de estopa que envolvia sua cabeça, com um buraco para um olho.




Segue a lista de todos os filmes da franquia:
Sexta Feira 13 (1980)
Sexta-Feira 13 Parte 2 (1981)
Sexta-Feira 13 Parte 3 (1982)
Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final (1984)
Sexta-Feira 13 Parte V - Um Novo Começo (1985)
Sexta-Feira 13 Parte VI - Jason Vive (1986)
Sexta-Feira 13 Parte VII - A Matança Continua (1988)
Sexta-Feira 13 Parte VIII - Jason Ataca Nova York (1989)
Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira (1993)
Jason X (2001)
Freddy X Jason (2003)
Sexta-Feira 13 (2009)

Um dos pontos que mais gostei do filme de 2009, é que buscaram explicar ao espectador como Jason se desloca pelo acampamento chegando mais rápido à suas vítimas: além de ter um amplo conhecimento do acampamento, Jason utiliza uma rede subterrânea que leva da sua casa para vários pontos de Crystal Lake. O filme mais recente “Sexta-Feira 13 (2009) não se trata de uma continuação da série, mas sim um remake baseado nos quatro primeiros filmes. Um novo filme estava para ser lançado hoje (13 de Outubro de 2017), porém – infelizmente- foi cancelado.



Além de ter uma aparência assustadora, Jason tem uma força sobre-humana e uma enorme habilidade com diversos tipos de armas brancas (facão, machado, serrote, besta, entre outros). Suas principais vítimas são jovens instrutores de acampamentos, Jason não mata crianças, geralmente as ignora. Em todos os filmes, exceto o primeiro e o quinto, Jason Voorhees é o assassino da série, se tornando um dos principais ícones dos filmes de terror.

Feliz Aniversário Jason!
Ótima sexta-feira 13 a todos!

Bjokas!

Eloise G.F

2 comentários

  1. Eu morro de medo desses filmes rsrs

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah mas é divertido também, assiste com uma galera que dá tudo certo :D

      Bjuuus!

      Excluir

Topo