[Resenha] Broken – Despedaçada


Broken – Despedaçado
Tânia Dias
Editora: Chiado (ebook)
422 Páginas

Alexia White teve que assumir o posto de líder mais cedo do que esperava. Quando sua mãe, a rainha, perde a vida em um assalto ao castelo, a jovem consegue fugir ilesa e se refugia em uma antiga propriedade junto com alguns sobreviventes de seu povo, sob a proteção de uma barreira mágica. Mesmo diante de tamanha perda, Alexia precisa ser forte e seguir em frente, mas essa é a parte mais difícil, pois ela não estava preparada e via nos olhos do povo a preocupação e o medo do que estava por vir. Ela, como princesa, líder e futura rainha, teria que mostrar que seria capaz de protegê-los, mas como poderia mostrar tamanha confiança se por dentro estava destroçada e ainda era assombrada em sonhos pelo seu passado?

“– Não há nenhum remédio feito pelo Homem que possa apaziguar os demónios de uma alma atormentada e poucos são aqueles que conseguem tocar nos nossos sonhos.”


Enquanto reflete sobre sua atual posição, Alexia conhece Ian Bealfire, um jovem misterioso e arrogante que alega ser seu Mestre, e que a partir daquele momento iria treiná-la a pedido de sua mãe falecida. Alexia desconfia do rapaz, mas vendo que sua habilidade com os elementos é, de fato, excepcional, acaba por acreditar que o jovem Mestre possa lhe trazer algum benefício e aprendizado.

“– Um momento... – Começou, o hálito bateu-me no rosto. – Não define uma pessoa. – Um momento...define quem ganha e quem perde. – Murmurei, erguendo com dificuldade o olhar para os olhos dele.”

“Como sempre estava todo vestido de preto o que não facilitava a distinção entre ele e as sombras da noite. Tudo nele era misterioso e facilmente confundido com o meio em seu redor. O completo oposto de mim, com cabelo a oscilar entre o laranja e o vermelho, era detetada facilmente no meio do negro.”

“– A verdade não é dura como facas mas é desconcertante e pouco se sabe neste mundo sobre ela.”


Apesar de Alexia estar muito magoada e deprimida devido a morte de sua mãe e pelo que aconteceu ao seu povo, ela é uma personagem forte e determinada (e um pouco estressada, risos), mas está a todo momento buscando um meio e treinando para se tornar mais forte e ajudar seu povo. Ian, apesar de ter muitos segredos, se prova ser uma pessoa de confiança, que fará de tudo para ajudar e proteger a princesa. No entanto, a relação entre eles fica cada vez mais forte, o que deixa Alexia muito confusa, pois já está comprometida, sendo noiva do nobre Aaron.  

“Sempre que cais, ergueste e vais à luta, isso sim, merece ser falado. O resto é história.”

“Era difícil ter noção do certo e errado com ele tão próximo de mim. A respiração dele a aquecer-me o sangue, o palpitar calmo do coração dele contra as minhas costas… tudo nele desafiava a minha concentração.”


“O olhar dele cruzou-se com o meu, senti que me podia perder naquele mar escuro e turvo.”

“Mas não era só isso que tinha mudado, gostava da companhia dele, gostava do modo como ele olhava para mim de manhã e sorria como se só nós os dois estivéssemos na sala, e do modo como os lábios dele se curvavam para cima quando tentava reprimir um sorriso ou uma gargalhada.”

A narrativa do livro é envolvente e sua leitura é agradável e fluida. Tânia Dias nos conduz sob a voz de Alexia a um mundo repleto de magia, batalhas, romance, intrigas e mistérios. Gostei muito das personagens principais da trama, Alexia e Ian tem um relacionamento que inicia apenas como mestre e discípula, para depois uma linda amizade e um início de um possível amor. É uma obra de fantasia onde nos deparamos com reinos, trolls, lobisomens, pessoas com orelhas de gato e manipulações de elementos, mesmo que essas características estejam presentes em muitos livros do gênero, achei interessante e prazeroso a forma que a autora desenvolveu e aplicou esses aspectos na trama.

“Alguns podiam controlar o Ar, outros, o Fogo ou a Terra, às vezes a Vida e a Morte. Concederam também dons menos abrangentes como o dom de prever o futuro ou o de controlar as mentes.”


A parte que mais me envolveu na leitura foi quando Alexia compreende que pode ser mais forte do que esperava e que está destinada a salvar o mundo, portanto ela e Ian buscam uma forma de obter respostas indo ao mundo Katuak (onde as pessoas tem orelhas de gato), gostei bastante desse momento da história, só achei que o treinamento de Alexia ficou um pouco extenso na trama, mas fora isso, essa foi a minha parte favorita, porque mostrou de forma mais detalhada uma nova sociedade, as personagens desse outro mundo também passavam por seus dilemas e claro, porque o relacionamento entre Alexia e Ian ficou ainda mais forte e envolvente – torço muito por eles.

“A mão dele segurou-me o queixo e puxou-me o rosto para cima para que fitasse o seu olhar. Ele parecia ser capaz de me ler a alma quando me olhava assim, e embora eu nunca o admitisse em voz alta, este olhar furioso que ele me lançava, conseguia deixar-me com um certo receio daquilo que ele seria ou não capaz de fazer.”

“Ele pegou-me na mão e levou-a aos lábios, depositando um beijo singelo nos nós dos dedos. Aquele pequeno gesto foi o suficiente para levar uma corrente elétrica a todos os cantos do meu corpo.”


“– Uau. Como é que te lembras disso tudo? Eu não me lembrava sequer do vestido quanto mais da pulseira. – Eu lembro-me sempre de tudo o que está relacionado contigo.”

“[...] Não entendes mesmo, pois não? – Suspirou baixo e encostou a testa ao topo da minha cabeça. – Eu importo-me contigo, Deuses, eu importo-me com tudo o que está relacionado contigo.”

O desfecho do livro nos traz algumas revelações inesperadas e fecha de um jeito impactante, o que traz grandes expectativas para o segundo livro. Foi uma leitura muito agradável, agradeço a autora por ter me disponibilizado esse livro maravilhosa e lhe desejo muito sucesso. Não posso esquecer de mencionar o quanto amei a capa do livro, com certeza quero obter um dia a versão física dessa obra. Aguardando pelo próximo volume. Super recomendo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo