[Resenha] Minha Vida Não Tão Perfeita


Minha Vida Não Tão Perfeita
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
406 páginas

“É engraçado como a vida parece uma gangorra: algumas coisas sobem enquanto outras descem.”

Em um primeiro momento conhecemos a vida deslumbrante de Cat Brenner, uma jovem que vive em Londres em um emprego dos sonhos. Cat tem uma vida tão maravilhosa que registra todos os momentos em seu perfil no Instagram, ou seja, sua vida é simplesmente glamorosa certo? Só que não! A vida de Cat está longe de ser o que ela passa nas redes sociais, afinal ela não vive assim uma vida tão perfeita.


“Morar em Londres é como morar em um set de filmagem, das ruas mais afastadas no estilo dickensiano até os reluzentes prédios de escritórios, passando pelos jardins secretos. Vocês pode ser quem quiser.”

“A segunda composição do metrô chega e, então, recomeça a briga de sempre entre as pessoas dentro do vagão, que acham que estão totalmente apertadas, e as pessoas do lado de fora, que estão medindo os espaços vazios meticulosamente, com olhos treinados de peritos criminais, argumentando que mais vinte pessoas caberiam ali numa boa.”

Mas vamos aos esclarecimentos, Cat mora sim em Londres e trabalha sim em uma importante agência de publicidade. Porém, seu lar em Londres é na verdade um minúsculo apartamento que ela divide com mais duas pessoas que não são nem um pouco interessantes, sem falar que seu trabalho fica muito, muuuuuuuito longe de sua atual moradia. E seu emprego? Bom, claro que sua função nessa importante agência não é lá essas coisas, Cat tem muitas ideias e é uma jovem com muita garra e determinação que aprende muito rápido, porém ninguém sabe disso ainda, e apesar de trabalhar em um local que sempre sonhou ela é uma das funcionárias que ganha menos, trabalhando na equipe de pesquisas onde organiza e seleciona os resultados de questionários feito pela empresa, ou seja, não é tão deslumbrante assim.


E por último e não menos importante, Cat na realidade se chama Katie – ela dá uma adaptada em seu nome pra ficar mais elegante, mais cool, mais cara de cidade grande. Katie cresceu em uma fazenda, no interior e sempre sonhou em morar em Londres e lá estava ela finalmente, portanto tinha que passar a imagem certa. Mudou sua aparência, diminuiu seu sotaque e dava vários cliques pela cidade de tudo que achava interessante para postar em seu Instagram, - mas nada daquilo refletia a sua realidade. Mesmo diante dessa situação, Katie é otimista, pelo menos estava em Londres e tinha um emprego... até que sua vida vira do avesso.


Um dia, Demeter, sua chefe deslumbrante e bem-sucedida a demiti e ela se vê retornando para Somerset, sua terra natal. Enquanto tenta encontrar um novo emprego em Londres, Katie resolve ajudar seu pai e sua madrasta em uma nova empreitada, criar um glamping (camping de luxo) em sua fazenda e quando as coisas começam a dar certo Katie acaba reencontrando a megera da sua ex-chefe que decide passar férias no glamping com sua família. Katie vê o momento como uma oportunidade de se vingar de Demeter que é odiada por ela e por quase todos os funcionários da agência que trabalhava, mas aos poucos ela vai percebendo que a vida maravilhosa e autêntica de Demeter também não é tão perfeita assim e se questiona se deve mesmo tentar se vingar ou criar um meio de recuperar seu emprego.

“Não posso querer ter exatamente a vida de Demeter. Mas posso querer conquistar um pouco do que ela tem. As partes alcançáveis. Posso observá-la, estuda-la. Posso aprender a ser como ela. E também, principalmente, posso aprender a não ser como ela. Porque...eu não contei? Ela é um pesadelo. É perfeita e um pesadelo. As duas coisas.”


“De repente, não quero mais ficar calada. Por que todos nós fazemos isso? Por que todos nós fingimos? Sei o que diz a regra: preserve sua dignidade, afasta-se, não admita nada. [...] de repente, a vontade de dizer o que realmente penso se torna maior do que tudo.”

Esse foi o meu primeiro contato com a autora, sempre ouvi críticas muito positivas a seu respeito e estava muito empolgada com essa leitura. Cat é uma personagem que vemos todos os dias, em nossos amigos, nos estranhos da rua, em nós mesmos, afinal quem não quer causar uma boa impressão ou ser popular ou ter o emprego dos sonhos e viver a vida que sempre sonhou? Vivemos em um mundo onde as redes sociais refletem a “nossa realidade”, minto, a realidade que queremos mostrar, não é que sejamos falsos, mas a maioria das pessoas, senão todos, mostram ao mundo os melhores momentos de sua vida, certo? Cat não é diferente, porém ela vive um momento que não tem muito o que mostrar, portanto ela acaba apresentando uma realidade que não é dela, dando cliques em cafés de estranhos ou mostrando um local/evento e dizendo como se divertiu, porém nem tinha dinheiro para aproveitar metade do lugar. Eu achei um pouco triste isso, mas tenho que concordar que é uma realidade e achei muito bacana a autora apresentar isso na história.

“[...] dou uma olhada nos meus posts antigos do Instagram e vejo fotos de cafés em Londres, paisagens, registros de bebidas e rostos sorridentes (a maioria de desconhecidos). Aquilo tudo me parece um filme bem alto-astral, então qual o problema nisso? Muitas pessoas usam filtros coloridos e essas coisas no Instagram. Bom, meu filtro é o filtro do ‘é assim que eu queria que fosse’.”

“Não chega a ser uma mentira. Ainda que não pudesse comprar um chocolate quente, eu estive naqueles lugares. É só que eu não falo sobre as coisas não tão incríveis da minha vida [...]”

“Um dia minha vida vai ser tudo aquilo que eu posto no Instagram. Um dia ela vai ser.”

Gostei muito da protagonista, Cat/Katie é uma personagem muito forte, determinada, que acredita em seus sonhos e corre atrás para conquistá-los. Eu me identifiquei com ela em alguns aspectos, principalmente pelo fato de eu ser Designer Gráfico, e adorei acompanhar todo o processo de criação do glamping. Outro ponto que me identifiquei é o fato dela saber o que quer e não desistir, eu sou muito assim, eu sei que meus sonhos são grandes, mas eu sempre estou correndo atrás, acreditando e lutando por eles e foi muito prazeroso acompanhar uma personagem que tenha essa fé em conquistar o que sempre sonhou.


“Sou o que sou. Sinto muito por ter demorado tanto para perceber isso.“


“Sempre que vir alguém muito feliz, lembre-se: essa pessoa também tem seus momentos não tão perfeitos. Claro que tem. E sempre que você vir sua própria situação não tão perfeita, se sentir desesperado e pensar: minha vida é isso?, lembre-se: não é. Todo mundo tem um lado brilhante, ainda que seja difícil de encontrar, às vezes.”

O livro é bem leve, fluido, com personagens muito carismáticas. Achei a história divertida, uma leitura gostosa que me lembrou muito o estilo de filmes de comédia romântica (desses interpretados pela maravilhosa Sandra Bullock). Não deixa de ser aquele romance clichê, porém com um conteúdo inteligente, que te prende do início até o fim e que te faz muito bem. Não vou dizer que a história me surpreendeu, pois ela é bem previsível, porém foi um livro que mexeu comigo e com minhas emoções. Gostei muito das mensagens presentes no livro e principalmente de seu desfecho. Foi lindo acompanhar o amadurecimento de Katie como pessoa e profissional. É um livro encantador, divertido e repleto de mensagens positivas que te incentivam a ser você mesmo e ir em busca de seus sonhos. Vale a pena conferir, recomendo a leitura!

Eloise G.F


4 comentários

  1. Oii Eloise.
    Tudo bem???
    Gostei muito desse livro e achei a premissa dele bem interessante. Esse livro mostra que as pessoas nem sempre são o que parecem, e que nunca realmente conhecemos alguém se não convivermos com alguém integralmente. Adorei a resenha.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Exatamente, gostei muito dele por causa dessa mensagem que ele passa. E hoje em um mundo tão virtual é tão difícil conhecer de fato as pessoas não é mesmo.

      Que bom que gostou!
      Muito Obrigada!!!
      <3

      Excluir
  2. Novamente, uma pausa.....preciso absorver a beleza e fofura dessas fotos! Menina, tu é artista mesmo, hein?! Amei demais todas ♥♥♥

    Sobre o livro rs, QUE BOM QUE GOSTOU! Pretendo ler também, pois uma amiga minha comprou e vou pegar emprestado kkkkk. Como te falei, li Fiquei com o seu número e gostei bastante, embora a protagonista tenha me irritado várias vezes e talvez por isso, o livro não tenha me conquistado totalmente.

    Gosto da premissa do livro, da ideia de desmistificarmos a noção de vida perfeita de alguém através das redes sociais.

    Ao que me parece os chick-lits, em sua maioria, tem essa característica de parecer essas comédias românticas da sessão da tarde rsrs. Sempre com um toque de diversão.

    Bj!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes!
      MUITO OBRIGADA lindona, fico muito feliz que tenha gostado!
      E leia sim é um livro muito bom com mensagens positivas e divertido.

      Realmente quando não nos apegamos ao protagonista fica difícil curtir a leitura, um dia pretendo ler esse livro dela e te falarei o que achei dessa personagem irritante hahaha

      E quem não gosta de uma comédia romântica sessão da tarde não é? hahahahah São muito gostosas e leves, e tem horas que precisamos de um livro ou filme nessa vibe.

      Bjokas!
      <3

      Excluir

Topo