[Bloguices] Títulos da Nobreza


Olá leitores? Tudo bom?
Já faz um tempo que queria bolar um post sucinto a respeito de títulos da nobreza e suas hierarquias, até porque são termos muitos utilizados em livros de romances de época, históricos ou de costumes. Afinal por que uma pessoa é chamada de Vossa Alteza ou Vossa Senhoria? Por que um é Visconde e outro é Duque? Quais as diferenças? Quem é mais importante do que quem? E o post de hoje visa esclarecer esses pontos. *Para não ficar um texto muito extenso eu organizei a postagem em torno de cinco títulos.*




Os cinco títulos principais em ordem hierárquica são: Duque, Marquês, Conde, Visconde e Barão. Os títulos nobiliárquicos ou títulos da nobreza surgiram no século V quando a Europa foi dividida em pequenos reinos com intuito de estabelecer uma relação entre o titular e o monarca, onde o primeiro ajudava o segundo a conquistar e administrar terras. Os títulos passaram a ser hereditários a partir do século IX, sendo assim, os nobres e seus sucessores assumiam autoridade jurídica e militar sobre o território que lhe foi concedido pelo monarca. Contudo, no início do século XX a relação de governança e autoridade dos titulares e nobres chegou ao fim. No Brasil, todas as representações da monarquia foram banidas pelos militares a partir da Proclamação da República, incluindo os títulos da nobreza. No entanto, em alguns países europeus como a Inglaterra, por exemplo, ter um título como barão ou conde ainda assegura um prestígio social.

Portanto vamos aos títulos começando pelo mais importante:

*Duque/Duquesa (tratamento de Sua/Vossa Alteza; em inglês Your Grace): O nobre mais poderoso depois do rei que recebia grandes extensões de terra para administrar. Tem sua origem no Império Romano onde comandantes militares recebiam o nome “dux” (‘aquele que conduz’, ‘líder’ em latim).

*Marquês/Marquesa (tratamento de Sua/Vossa Senhoria, em inglês Lord/Lady): título abaixo do duque, também governavam áreas grandes, que muitas vezes ficavam próximas de fronteiras com intuito de proteger as terras de invasores. O nome vem de “marchensis” (‘o que fiscaliza a marca’ em latim).

*Conde/Condessa (tratamento de Sua/Vossa Senhoria, em inglês Lord/Lady): era o responsável em assessorar o rei em diversos assuntos tais como recolhimento de impostos ou combates militares. O nome vem do vocábulo latim “comes” (‘aquele que acompanha’).

*Visconde/Viscondessa (tratamento de Sua/Vossa Senhoria, em inglês Lord/Lady ): Caso o conde não pudesse comparecer em algum compromisso ele era substituído pelo Visconde, que assumia as responsabilidades do conde em sua ausência. Por isso, a origem do nome em latim “vicecomes”, “vice comitis” (significa ‘vice-conde’). Foi um título que surgiu mais tarde durante o século X. Os Viscondes administravam pequenos territórios.

*Barão/Baronesa (tratamento de Sua/Vossa Senhoria, em inglês Lord/Lady): O nome origina-se do termo germânico “baro” que significa ‘homem livre’, apesar de serem dependentes direto do rei. O título era concedido à súditos fiéis dos reis que se destacavam nos cargos da nobreza. Os barões administravam terras ainda menores que os viscondes.

Os títulos de duque e marqueses são quase invariavelmente territoriais, por exemplo Duque de Devonshire ou Marquês de Salisbury. Os títulos de conde, visconde e barão são, na maioria das vezes, associados com um território, por exemplo, Conde de Pembroke, mas também podem ser baseados pelo nome de família, ex:Conde Spencer.

Existem também outros tipos de títulos em outros países como no caso de Portugal que se criou o título excepcional Conde-Barão no século XIX para o Conde-Barão de Altivo. E a forma de tratamento de cada título também pode variar de acordo com o país e com a época.

Espero que tenham gostado e que tenha sido esclarecedor!
Bjokas e ótima semana!
Eloise G.F


Referência:

4 comentários

  1. Uauu! Amei o post! Já sabia da Ordem de Hierarquia, mas não das peculiaridades de cada título. Muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! É bem bacana né, sempre fico curiosa por essas coisas. :D

      Bjokas!!!!<3

      Excluir
  2. Pra gente que vive lendo esses romances foi mega esclarecedor!
    Ansiosa pelos próximos!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaaa!!! Que bom que gostou! Adoro pesquisar sobre essas coisas, pretendo trazer mais!!! <3

      Bjokas!!!! <3

      Excluir

Topo