[Resenha] Três Domingos Numa Semana (Conto)


Três Domingos Numa Semana (Conto)
Autor: Edgar Allan Poe

Três Domingos Numa Semana retrata a história de Bobby, um rapaz que vive com seu tio Rumgudgeon desde que seus pais morreram. Bobby se apaixona por Catarina, sua prima, e aguarda o consentimento de seu tio para realizar o casamento. Todavia, Rumgudgeon está longe de ser uma pessoa carismática. O tio de Bobby é um velho ranzinza, teimoso e muito rico. No entanto, apesar de sempre aparentar mau humor, Bobby o descreve com bom coração e afirma que seu tio sempre nega seus pedidos de princípio, porém são poucos aqueles que ele de fato recusa.


Contudo, quando Bobby solicita ao tio para marcar uma data para seu casamento, Rumgudgeon lhe diz que seu sobrinho só vai se casar com Catarina e receber uma boa quantia de dinheiro quando houver três domingos em uma semana, -que ao meu ver seria a mesma coisa que dizer no dia de são nunca.

“Estou dizendo que você terá Catarina e a bolada dela quando se juntarem três domingos numa semana. Mas, enquanto não acontecer isso — meu jovem mandrião — enquanto não acontecer isso, você não terá nada, nem que eu morra! Você me conhece, sou um homem de palavra.“

O conto é bem curtinho, com um leve toque de humor e um desfecho inteligente, devo confessar que não esperava que houvesse uma saída para a situação de Bobby e Catarina, mas eles encontram sim uma solução para três domingos numa semana, e acaba sendo uma explicação bastante plausível. Porém, não foi um conto que me encheu os olhos, foi uma história boa e interessante, mas ainda prefiro as histórias do autor que apresentam um teor mais macabro e sombrio.

"Seu cabeça-dura, seu estúpido, seu teimoso, bronco, casquento, mofento e bolorento, seu velho selvagem!" — dizia eu (imaginariamente) uma tarde a meu tio-avô Rumgudgeon, agitando o punho contra ele (em imaginação). Somente em imaginação. O fato é que alguma trivial discordância existia justamente, naquela época, entre o que eu dizia e o que não tinha coragem de dizer, entre o que eu fazia e entre a metade do que eu pensava fazer."

É bastante comum Poe se basear em situações e discussões que haviam na sua época e uma delas era justamente sobre diferenças cronológicas em viagens marítimas no século XIX, aspecto retratado nesse conto.

Esse ano estou participando do desafio #12MesesdePoe criado pelo Blog Anna Costa e esse conto era para ser lido em junho, mas eu me enrolei bastante hahaha. Como o conto de julho é Os Assassinatos da Rua Morgue e eu já li e resenhei,deixarei o LINK AQUI para quem quiser conferir sobre o que achei dessa incrível história de detetive.


Eloise G.F


2 comentários

  1. Ótima resenha, amei :D
    Gostei muito de conhecer seu blog, já estou seguindo!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Monyque, fico feliz que tenha gostado!!!

      Bjuuuus!
      <3

      Excluir

Topo