Resenha: A Maldição do Vencedor


A Maldição do Vencedor
Autora: Marie Rutkoski
Editora: Plataforma 21
328 páginas

Conspiração, Intriga, Amor e Traição são palavras perfeitas para descrever a essência de A Maldição do Vencedor. O mundo que Kestrel vive sempre esteve em guerra, sendo filha do renomado general Trajan, a jovem assiste desde pequena seu pai ir a guerras para deter os bárbaros e defender o Império. Entretanto, essas guerras - até então - sempre estiveram distante dela. No momento seu povo, os valorianos, vivem “em paz” no território que antes pertencia aos herranis. A batalha entre esses dois povos foi conhecida como a Guerra de Herran, os valorianos venceram conquistando suas propriedades e terras como colônia e tornando os sobreviventes da guerra seus escravos.


Kestrel é uma jovem nobre e muito bela, e claro muito respeitada por ser filha do general. Ela possui cabelos dourados e sempre carrega consigo uma pequena adaga, características presente em todo valoriano. É uma jovem dotada de inteligência, coragem e bondade. Apesar de crescer em meio a riqueza sempre tratou bem todos seus escravos, mas sempre mantendo sua postura nobre, o que muitas vezes dá a ela um ar de metida, mas na verdade Kestrel tem um bom coração. Ela compreende que tudo que está a sua volta e lhe pertence já foi de alguém, e que na verdade foi tomado dessa pessoa, que acabou perdendo o lar e até a própria vida. Kestrel perdeu a mãe muito cedo e foi cuidada por uma ama herrani, aprendendo sobre a cultura e a língua desse povo, e claro sobre música. Ela toca piano de forma impecável, porém isso acaba não sendo muito bem visto aos olhos de seu povo, pois é uma atividade mais praticada pelos herranis, que apresentavam um vínculo forte com a música. Seu pai tem um forte desejo para que a filha entre no exército, porém Kestrel reconhece que suas habilidades físicas para combate são limitadas, apesar de ser uma excelente estrategista e ótima observadora, tais características são, sem dúvida, suas melhores qualidades, e é o que torna essa personagem tão deslumbrante e ímpar. 


A vida de Kestrel sofre uma enorme reviravolta ao conhecer Arin, um escravo herrani. Em um passeio a cidade ela acaba parando diante de um leilão de escravos no momento que Arin seria leiloado. Ao observar a zombaria das pessoas e a forma que elas menosprezavam o pobre escravo, ela resolve fazer um lance. Por ser uma pessoa popular, outros valorianos também resolvem dar lances altos, porém Kestrel sente que ela deveria ganhar e lança um valor exorbitante com o propósito de vencer a aposta e comprar o escravo, todavia mal sabia ela que esse lance mudaria toda a sua vida.

“A maldição do vencedor é quando você vence as ofertas, mas só pagando um preço exorbitante.”- pg. 19


“Ele conhecia a lei das coisas: pessoas em lugares muito iluminados não são capazes de ver nas trevas.”- p. 53

Arin e Kestrel são personagens com vidas distintas e cultura diferente. Todavia, algo em Arin desperta o interesse em Kestrel e vice e versa. De princípio, ambos se sentem confusos com os sentimentos que sentem um pelo outro, mas logo percebem que o sentimento que cresce dentro deles é algo que não podem controlar. Entretanto, o amor ali é uma palavra proibida, afinal ela é uma nobre, ele um escravo, ela é uma valoriana , ele um herrani, o amor ali seria uma traição contra seu próprio povo, mas esse fato acaba sendo um dos pontos que deixa a história ainda mais interessante e emocionante.

“Foi estranho como a sala ficou tão silenciosa. Deveria haver algum som quando a ponta de um dedo tocava o pescoço dela. Ou quando ele puxava um cacho esticado e o prendia no lugar. Ou quando deixou uma trança fina cair para a frente de modo a resvalar na bochecha dela. Cada gesto ressoava como música, e Kestrel não conseguia acreditar que não ouvia nenhuma nota, aguda ou grave.” – pg 179


Infelizmente, Kestrel terá que enfrentar muito mais do que um simples amor proibido, terá que lidar com uma conspiração contra seu povo, que lamentavelmente Arin também faz parte. A história toma rumos inesperados e envolve o leitor numa trama que se desdobra de um amor puro e verdadeiro a intrigas, traições e batalhas. A narrativa é impecável e envolvente, os capítulos são curtos o que deixa a leitura mais dinâmica, porém isso limitou alguns diálogos que poderiam ter se desenvolvido mais sim, fiquei com gostinho de quero mais (risos).

“Tudo na guerra diz respeito ao que você sabe sobre as habilidades e vantagens do seu adversário, ele dissera. Sim, a sorte  tem algum papel. O terreno é crucial. Números são importantes. Entretanto, é mais provável que, acima de tudo, a forma como você vence os pontos do seu oponente é o que vai decidir a batalha.”- pg. 107

Kestrel observa muito bem o que acontece ao seu redor, sabe ler as pessoas e suas intenções. Sua melhor amiga acredita que o deus herrani das mentiras deve amá-la por ela enxergar tudo com tanta clareza, pois nada escapa aos olhos de Kestrel. Todavia, apesar de perspicaz seus julgamentos acabam sendo cegos devido a confiança e até mesmo devido ao amor, mas mesmo diante dos problemas a protagonista pensa e reflete sobre suas opções e soluções e o que pode fazer para sair daquela situação. É uma personagem forte, inteligente e muito corajosa.

“A felicidade depende de ser livre [...] e a liberdade depende de ter coragem.”- pg. 177


A autora escolheu esse nome para o livro quando conversava com uma amiga economista sobre leilões e ela lhe explicara o conceito da “maldição do vencedor”. O termo refere-se ao vencedor de um leilão, que além de vencer também sai perdendo, pois para sair vencedor precisa pagar mais do que as pessoas que fizeram as ofertas julgara que o item valia. Rutkoski explica que pensou que seria interessante em criar uma história onde alguém ganhasse um leilão através de um alto preço emocional, e que seria mais interessante se esse item não fosse um objeto e sim uma pessoa. Nesse caso, a autora pergunta, qual seria o preço dessa vitória?

Marie Rutkoski traz personagens bem construídos e cativantes, com uma trama emocionante e imprevisível, e uma narrativa detalhada e muito inteligente. Esse é o primeiro volume de uma trilogia, seguido por “O Crime do Vencedor” também publicado pela Plataforma 21 e “O Beijo do Vencedor" que será publicado pela editora ainda este ano. A Plataforma 21 caprichou na edição, o livro apresenta uma elegante capa emborrachada e uma linda diagramação. Pra quem gosta de histórias de guerra, conspirações e estratégias de combate, sem falar daquele romance lindo, verdadeiro e impossível, precisa conhecer essa leitura maravilhosa que é A Maldição do Vencedor.


Eloise G.F





6 comentários

  1. Adoreeeei. Não sei se falo da resenha ou das fotos!! Já to apaixonada pelo teu blog e seguindo pra voltar sempre <333

    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Clara!!!! Fico feliz que tenha gostado! <3 Seguindo o seu blog tbm :D

      Excluir
  2. Gostei masssss não sei se leria. Achei muito interessante conhecer a personagem e ver que é forte, mas o Arin me deixou bem na dúvida.... Também não gostei por ser trilogia. Só leria com os três na mão para sofrer menos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curte uma história com intrigas, estratégias e romance, acredito que essa seja uma ótima leitura para conferir, eu simplesmente adorei :)
      Mas te entendo a respeito da trilogia, tem muita gente que não curte começar um livro que não tá com a série completa, porém o terceiro volume lança esse ano. ;)

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro mas a premissa é mesmo interessante.
    Nunca tinha parado pra pensar nisso de vencedor e perdedor em relação a um leilão. Intrigante.
    Suas fotos são simplesmente incríveis ♥♥♥♥ tô apaixonada!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kemmy, muito obrigada pelo comentário fico feliz que tenha gostado das fotos e tenha despertado interesse pelo livro. Também amei essa questão levantada pela autora sobre o vencedor e o perdedor e a relação que ela trouxe desse contexto para a história. Espero que você tenha oportunidade de ler esse livro super recomendo! Abraços!!! <3

      Excluir

Topo