Resenha: Para Todos os Garotos Que Já Amei + P.S.: Ainda Amo Você


Para Todos os Garotos Que Já Amei + P.S.: Ainda Amo Você
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
320 páginas

O romance retrata a história e vida de Lara Jean, uma adolescente de dezesseis, quase dezessete anos, americana, mas com descendência coreana. Um dos hábitos de Lara Jean é de escrever cartas, mas não qualquer carta. Toda vez que se apaixona, Lara Jean escreve uma carta com seus sentimentos mais sinceros e profundos, a coloca em um envelope, endereça para o rapaz que está apaixonada e.... nunca a envia. Todas as cartas estão guardadas com muito carinho em uma caixa de chapéu que sua mãe lhe presenteara antes de falecer. É assim que Lara Jean se despede de suas paixões, com intuito de seguir em frente e não sofrer mais.

“Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. [...] Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo.”- pg. 7 (Para Todos os Garotos que Já Amei)


Lara Jean mora com mais duas irmãs (uma mais velha: Margot e outra mais nova: Kitty) e com seu pai, além de ter um melhor amigo e vizinho fofíssimo (Josh), que também é namorado de sua irmã mais velha, sempre presente na sua casa, sendo praticamente parte da família. Apesar de ter perdido sua mãe muito cedo, Lara Jean vive uma vida tranquila e feliz ao lado dessas pessoas. Mas, toda essa tranquilidade está prestes a mudar.


“Você sabe como é gostar de alguém que é insuportável saber que essa pessoa nunca vai sentir a mesma coisa por você?”- pg. 68 (Para Todos os Garotos que Já Amei)

Em um dia, que deveria ser como outro qualquer, o mundo de Lara Jean vira de cabeça para baixo quando, misteriosamente, suas cartas são enviadas para todos os cinco garotos que ela já se apaixonou. Para fugir dessa e de outras situações constrangedoras, Lara Jean resolve pedir ajuda a um dos garotos que também recebeu a carta, Peter Kavinsky, contudo, a partir daí sua vida só tende a mudar e sofrer fortes transformações.

“A forma como tudo acontece é um tipo estranho de serendipidade. Como um desastre de trem em câmera lenta. Para que uma coisa dê errado de um jeito tão colossal e terrível, tudo precisa acontecer na ordem certa e no momento certo, ou, nesse caso, no momento errado.”- pg. 78 (Para Todos os Garotos que Já Amei)


O romance é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lara Jean. O livro apresenta uma narrativa fluida e agradável, e uma leitura leve e divertida. Um ponto que amei na história é que não achei a trama previsível, não fazia ideia no que ia resultar toda a confusão que a protagonista se metia (risos). Lara Jean é uma personagem que cresce e amadurece durante a leitura, no início é uma jovem insegura e indecisa, mas aos poucos -mesmo que continue tendo algumas dúvidas e receios, que afinal faz parte da vida né- ela vai sabendo lidar com certas situações e tomando as rédeas das coisas. Outro ponto que amei é que a história não se foca apenas nos romances de Lara Jean,  mas também fala sobre família (e olha que o ambiente familiar dela é muito fofo, o amor entre as irmãs, o carinho e a dedicação do pai com as filhas e vice-e-versa, o intuito de manter sempre próximo a família da mãe pra nunca perder contato e manter as tradições coreanas...é tudo muito lindo), sobre amizade (é muito linda a amizade de Lara Jean com Josh), aborda também sobre comida (Lara Jean sempre está preparando algo gostoso, principalmente doces ou algum prato coreano), cultura, música e Harry Potter (risos).

“-Expelliarmus!
Automaticamente, aponto a varinha para ele e digo:
- Avada Kedavra!
Josh leva a mão ao peito como se tivesse levado um tiro.
- Pegou Pesado! - grita ele, e desaparece no corredor “- pg. 207 (Para Todos os Garotos que Já Amei)


“É assustador quando é real. Quando não é sua imaginação, mas, tipo, ter uma pessoa de verdade na sua frente, com, sei lá, expectativas. E vontades.”- pg. 174 (Para Todos os Garotos que Já Amei)

Eu me identifiquei em diversos pontos com a protagonista, e me lembrei de situações que vivi na minha adolescência (das minhas dúvidas e receios, amores platônicos, ingenuidade em certos assuntos...) e refleti que sempre terão novos medos ou obstáculos para enfrentar, estamos em constante amadurecimento, é bem interessante e divertido enxergar algumas coisas como espectador/leitor e fazer essa auto-análise: ah eu pensava isso, ah eu continuo pensando assim, também passei por isso ou  eu nunca faria isso (acho).

No segundo volume, Lara Jean terá que lidar com um relacionamento de verdade. Não falarei muito a respeito para não dar spoilers, mas garanto que a continuação é tão boa quanto o primeiro. Achei interessante que a protagonista acaba tendo que lidar com novos desafios, e acaba notando algumas desigualdades que existem (no caso entre homem e mulher) devido a uma situação constrangedora que ela vive em seu relacionamento, cuja as consequências pesam muito mais pro lado dela do que pro seu namorado.

“A sociedade está sempre pronta para envergonhar a mulher por gostar de sexo e aplaudir o homem [...] são dois pesos e duas medidas.”- pg. 52 (P.S.: Ainda Amo Você)


“Percebo agora que são as pequenas coisas, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar.”- pg. 176 (P.S.: Ainda Amo Você)

Eu só posso dizer que AMEI essa série, estou muito empolgada para o terceiro volume. Depois de ler os livros fiquei com a imensa vontade de comer queijo quente com batatas fritas e refrigerante de cereja preta -uma das comidas preferidas de Lara Jean hahah. A Intrínseca fez um excelente trabalho com a diagramação, está de parabéns. Jenny Han é uma fofa e essa história é espetacular. Lara Jean, definitivamente, entrou pra minha lista de personagens femininos preferidos. E não para por aí, o terceiro volume “Always and Forever”- ainda sem título em português- será lançado no Brasil pela Intrínseca simultaneamente com os Estados Unidos e está previsto para Abril de 2017. Portanto não deixem de conferir esse romance fofo e divertido. Super recomendo essa série!

Eloise G.F


4 comentários

  1. Olá!!!
    Quero ler estes livros faz um bom tempo. Acabei ganhando o primeiro, mas ainda não consegui comprar o segundo, então, não iniciei a leitura. A história parece tão fofa! A Lara, pelo que descreveu, não é uma personagem mimada, mas sim um tanto insegura, o que achei um ponto legal, pois ela não tem o complexo "sou adolescente e por isso, faço o que quero, sem me importar com nada ou ninguém". Isso me irrita muito. Então, sei que vou adorar a Lara, pois como ela sempre fui muito indecisa e insegura, porém, nunca irritadiça. Muito ansiosa para começar a ler a série!
    Adorei o trecho sobre Harry Potter ♥
    Abraço!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes! Ah então acho que você vai gostar sim <3<3 É realmente muito legal, e além de fofo e romântico, é muito muito divertido! A parte do Harry Potter é muito bom!hahah
      Bjussss e obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  2. Tenho este livro e a sequência dele que é P.S.: Ainda Amo Você!! Porém, eu comecei a lê-lo, mas a leitura não emplacou!! Deixei de lado!! Mas pretendo ler algum dia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh que pena, mas quando não emplaca melhor não forçar! Espero que em outra oportunidade você consiga lê-lo!

      Bjussss!

      Excluir

Topo