Resenha: Histórias de Horror - O Mito de Cthulhu


Histórias de Horror- O Mito de Cthulhu
Autor: H.P Lovecraft
Editora: Martin Claret
200 páginas

Howard Phillips Lovecraft foi um escritor norte-americano que viveu entre 1890-1937, considerado um dos mais reconhecidos e influentes autores de horror do século XX. Foi um grande admirador de Edgar Allan Poe e Lord Dunsany, e revolucionou o gênero de terror ao inserir e atribuir elementos fantásticos que são típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. Há inúmeros filmes, livros, quadrinhos, animações e até mesmo bandas de rock que sofreram influências de suas obras.



Essa edição é uma compilação de quatro contos do autor: O chamado de Cthulhu, O horror de Dunwich, Sussurros na Escuridão e O assombrador das trevas. Nesta resenha comentarei apenas sobre os dois primeiros contos.

O chamado de Cthulhu:

“A maior condescendência que se pode encontrar no mundo, acho eu, é a incapacidade da mente humana de correlacionar todos os seus conteúdos.”- O chamado de Cthulhu, pg. 21

O conto é narrado por Francis Wayland Thurston, um homem que relata suas descobertas a respeitos de documentos e arquivos deixados pelo seu tio-avô George Gammell Angell, após a sua morte. Seu tio-avô foi um exímio professor de Línguas Semíticas e especialista em inscrições antigas. Entre seus documentos e anotações havia uma caixa com um conteúdo perturbante. Dentro dela havia um baixo-relevo excêntrico com desenhos e inscrições misteriosas e uma figura esculpida que lembrava algum tipo de monstro, acompanhado de recortes de jornais e inúmeros apontamentos escritos por seu tio-avô. Contudo, o principal arquivo era um manuscrito dividido em duas partes que se intitulava “Culto de Cthulhu”.


Francis começa a pesquisar os documentos encontrados na caixa e acaba por se deparar com situações misteriosas, cultos macabros, relatos e registros feitos por estudiosos que tiveram sonhos e pesadelos bizarros com um ser antigo e interdimensional. O narrador fica cada vez mais interessado por esse excêntrico e misterioso conteúdo, tenta compreender o porquê da obsessão de seu tio-avô por aqueles arquivos e até que ponto aquilo tudo poderia ser verdade.

“Em sua morada em R’lyeh, o extindo Cthulhu aguarda sonhando”- O chamado de Cthulhu ,pg. 32

Lovecraft é conhecido por desenvolver histórias de Terror Cósmico ou Cosmicismo, um princípio literário que o próprio autor denominou para retratar a ideia de que a vida é incompreensível ao ser humano e que este é insignificante no esquema maior de existência intergaláctica, sendo o universo infinitamente hostil aos interesses do homem. Essa é uma característica forte, presente em seus contos.

Suas histórias são uma mistura de horror e ficção científica, vinculados ao ocultismo e misticismo. Apresentam a ideia ou pressuposto da existência de seres de outras dimensões e eras antigas que dominaram o nosso planeta anteriormente, e buscam o momento certo para despertar e retomar o poder. Estes seres apresentam um poder colossal, são assustadoramente malignos e possuem a intenção de eliminar a raça humana para voltar a dominar a Terra. É esse tipo de ser que o narrador Francis, em O chamado de Cthulhu, está pesquisando.

A partir de suas obras originou-se o ciclo de histórias que posteriormente passou a ser denominado de Mito de Cthulhu. Esse termo foi criado pelo escritor August Derleth, que foi um dos inúmeros escritores que sofreu influências lovecraftianas.

O horror de Dunwich:

“[...] os locais tem um medo mortal dos numerosos bacuraus que soltam sua voz nas noites quentes. Eles juram que esses pássaros estão à espera das almas dos moribundos, e que eles soltam seus lúgubres gritos em sintonia com a respiração da pessoa que está prestes a morrer.”- O horror de Dunwich, pg. 58

O conto retrata a história dos moradores do fictício município de Dunwich. Em 1913, Lavinia Whateley dá a luz a um menino chamado Wilbur, que apresenta a pele escura, possui feições de bode e cujo pai é desconhecido. O menino vive com sua mãe e seu avô. Wilbur é temido por todo vilarejo, devido a rapidez sobrenatural com que cresce e se desenvolve, -aos quatro anos já tinha aparência de dez. Além disso os moradores acreditam que sua família está envolvida com os rituais estranhos que acontecem na colina.

“[...] algum dia vocêis vão ouvir o filho da Lavínia chamando o nome do pai no topo da Colina Sentinela.”- O horror de Dunwich, pg. 60

O conto é narrado em terceira pessoa e relata o crescimento de Wilbur e os excêntricos acontecimentos que acontecem na casa da família Whateley, sempre ressaltando que algo terrível acontecerá no ano de 1928 ao vilarejo, o que causa grande expectativa ao leitor. É, de fato, um conto espetacular com um desfecho sensacional- meu preferido até então.


“Os Ancestrais foram, os Ancestrais são, e os Ancestrais serão. Não nos espaços que conhecemos, mas entre eles, os Ancestrais caminham serenos e primais, sem dimensões e invisíveis para nós.”- O horror de Dunwich ,pg. 70

O leitor não tem acesso a todas as informações referentes aos monstros, tudo o que ele sabe é descrito pelas personagens, estas só conseguem ouvir sons estranhos, e por vezes indefinidos, e ter apenas um vislumbre das criaturas, e quando isso ocorre, normalmente a pessoa desmaia ou fica tão assustada que começa a descrever a criatura como se estivesse à beira da loucura, de tão inacreditável que é a coisa. Isso faz com que o leitor utilize também a sua própria imaginação, adentre na história e dê corpo e sentido a ficção. Pra mim, essa é a parte mais interessante e espetacular das obras de Lovecraft. Suas criaturas são seres inomináveis e indescritíveis, tanto a personagem como o leitor estão diante do desconhecido e como diz Lovecraft a emoção mais forte e antiga do homem é justamente o medo do desconhecido:

“A emoção mais forte e mais antiga do homem é o medo, e a espécie mais forte e mais antiga de medo é o medo do desconhecido. Poucos psicólogos contestarão esses fatos, e a sua verdade admitida deve firmar para sempre a autenticidade e dignidade das narrações fantásticas de horror como forma literária.” -O Horror Sobrenatural na Literatura, ensaio de H.P Lovecraft.

O único ponto negativo de Lovecraft e que pode incomodar o leitor, é o fato de sua obra ser extremamente preconceituosa. Em todas as suas histórias, todas as pessoas que cultuam o que seria o mau, como rituais de magia negra e que adoram esses monstros/deuses antigos são representados, em geral, por mestiços e negros. Todavia, o autor não achava os brancos superiores a outras pessoas, mas sim os ingleses e seus descendentes como superiores a todos. Portanto, críticos explicam que deve-se levar em conta o período que suas obras foram escritas, e que esse detalhe, mesmo parecendo rude ao leitor moderno, não desmerece seu trabalho e criatividade. Deve-se ressaltar que o autor teve uma vida bem conturbada, era uma pessoa isolada e solitária, e extremamente anti-social e xenofóbica (aversão aos estrangeiros), o que leva a compreender essas atitudes rudes e até mesmo racistas em suas obras.

"Interrogados na delegacia depois de uma viagem de grande fadiga e extenuação, os prisioneiros revelaram ter uma condição muito humilde, sangue mestiço e mentes desviadas. A maioria era composta por marinheiros, e alguns elementos negros e mulatos, vindos principalmente das Índias Ocidentais ou da Ilha Brava, no Arquipélago de Cabo Verde, davam um toque de voduísmo àquele culto heterogêneo.”- O chamado de Cthulhu, pg. 35

Há ausência de personagens femininas em papéis principais e desenvolvimento de romances. Seus protagonistas são geralmente homens solitários, estudiosos e pesquisadores em áreas como folclores e cultura antiga. Lovecraft apresenta uma mistura, em suas histórias, de ficcção e realidade, ao inserir elementos reais como universidades, cidades e livros que existem de fato com elementos que ele mesmo criou. Toda a trama é narrada com muito detalhe, a descrição da paisagem e dos acontecimentos é rica e minuciosa.


Depois de ter o primeiro contato com suas obras consegui enxergar com mais clareza sua influência em obras de outros escritores e até mesmo de filmes que já havia assistido. Lovecraft, realmente inspirou –e ainda inspira- inúmeros escritores de terror, todavia suas histórias apresentam um aspecto singular e excepcional diante de outras, apresentam características próprias, abordam um suspense tenebroso e um desfecho surpreendente. Lovecraft consegue trabalhar com o mistério e terror na dose certa. Vale a pena conferir.


Eloise G. F

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo