[Resenha] O Vale dos Mortos


Resenha: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de oliveira
Editora: Faro Editorial
304 páginas

Vamos falar de zumbis? Melhor, zumbis no Brasil.

Como fã de séries e filmes de zumbis fiquei refletindo como uma temática tão clichê iria me conquistar, sem eu pensar 'ah mais uma história de zumbis'. E putz, não é que esse livro me cativou e sua história me envolveu de tal maneira que quando dei por mim eu o havia finalizado.


Aqui temos um lindo casamento entre ficção científica e terror. Um planeta vermelho é identificado por cientistas que percebem a possibilidade deste de colidir com a Terra, no entanto o que poderia ser o fim do mundo acaba sendo uma enorme atração. O planeta passa bem próximo ao nosso, porém sem causar nenhum dano, pelo menos era o que as pessoas pensavam.

"Naquele dia, se Deus existia de fato, decerto preferiu desviar o olhar. Porque aquele planeta não trouxe apenas um belo espetáculo."

Durante a passagem desse planeta vermelho muitos humanos acabam desmaiando, famílias entram em desespero e o caos reina sobre a Terra. Mas a situação fica ainda pior quando os que foram atingidos pelo surto 'retornam a vida', afinal o que era para ser motivo de felicidade vira motivo de pânico, pois as pessoas começam a atacar umas às outras como animais selvagens.


Temos como protagonistas Ivan e Estela que juntamente com seus dois filhos tentam sobreviver aquele caos e fugir do ataque daquelas pessoas ferozes que logo são denominadas de zumbis. Eles moram em São José dos Campos em São Paulo e toda a principal trama se desenvolve nessa região. Contudo, o autor nos revela um pouco sobre o que está acontecendo em alguns lugares do mundo, mostrando que essa terrível situação é em escala mundial.

"Depois, tudo ficou silencioso. Um silêncio horripilante, quando todos ficam sem nenhuma reação. Os segundos pareceram intermináveis; e aqueles segundos cheiravam a morte..."

Tiveram inúmeros fatores que me fizeram gostar desse livro: uma história com uma temática clichê, porém um roteiro original, desenvolvida em nosso país, em nossa realidade. Não pensem que irão ver uma trama que lembre os zumbis nos EUA, nananninanão meus amigos, é nossa terra mesmo. Eu consegui ver com clareza como seria essa situação vivenciada aqui (coisa que eu nunca quero que aconteça). A escrita e os diálogos são muito bem desenvolvidos, personagens bem construídos e uma leitura dinâmica, fluida e repleta de ação.

Outro ponto que preciso destacar que, apesar de ser um livro sobre zumbis também vemos durante a leitura um outro monstro tão perigoso quanto: o ser humano. Vemos o quanto é difícil se relacionar e confiar no outro, contudo o autor nos brindou com ótimas mensagens sobre a importância da família e do trabalho coletivo. 

“A morte era certa, era tudo o que eles sabiam. Quando e onde eram meros detalhes”.

“Os zumbis haviam transformado a vida deles num inferno. Chegara o momento de retribuir na mesma dolorosa moeda.”

“Este lugar é uma panela de pressão, uma bomba relógio pronta para explodir.”

Enfim, recomendo esse livro fãs e não fãs do gênero, se arrisque, pois, é uma excelente leitura. Esse é o primeiro volume de uma série, mas não desanime, pois, você vai querer parar essa leitura depois de ler o primeiro volume. Super recomendo!


Eloise G.F

8 comentários

  1. Elo eu gostei MUITO!
    Embora a temática seja muito utilizada eu li pouco sobre ela e nem vi o famosos seriado tb, então pra mim é novidade geral rsrs
    Mas principalmente por se passar em nossa terra, tão pertinho de SP capital #medo hahhaha
    E por vc me garantir um conteúdo original tb, claro!
    Já salvei no skoob!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Achei a ideia espetacular, a forma que o autor utilizou elementos clichês e trouxe uma nova atmosfera a eles, é incrível.

      Espero que goste!
      Bjux!

      Excluir
  2. Eu tenho muita curiosidade com essa série, por ver falar muito e por gostar do tema.
    O que mais chama minha atenção é a história estar dentro da nossa realidade, adoro isso. Fiquei mais ansiosa ainda para conhecer a escrita do autor.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,
      Se você curte esse tema, então acredito que irá apreciar sim essa leitura <3 e o fato de ser ambientado em nosso país dá uma nova perspectiva para história de zumbis. Vale a pena<3

      Bjux!

      Excluir
  3. Olá, foi um casamento que pelo que descreveu deu super certo né. Uma ótima dica para quem curte os gêneros e para ler agora no Halloween, bjs, ótima resenha como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii
      Muito obrigada!
      Com certeza, uma obra que deu um excelente resultado!Vale a pena conferir!

      Bjux!

      Excluir
  4. Oi Elô.
    Uma das coisas que mais gosto em obras é quando autores exploram o lado perverso do ser humano. De certo modo, isso faz com que tenhamos mais foco na realidade mesmo que através da ficção.
    Adorei as temáticas.
    Fiquei entusiasmada com a obra.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,
      Sim, também fico empolgada com livros que abordam temas importantes e trazem a essência do ser humano em si, e que apesar de ser uma ficção nos faz pensar e refletir sobre alguns aspectos apresentados.
      Que bom que se interessou.

      Bjux!

      Excluir

Topo