[Resenha] A Garota do Lago



Resenha: A Garota do Lago
Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
296 páginas

“[...] descobrir o segredo jamais é a chave. Descobrir por que um segredo é um segredo é o que leva a algum lugar.”

O primeiro suspense do autor envolve a misteriosa morte de uma jovem estudante de direito, Becca Eckersley, assassinada brutalmente em uma pacata e bucólica cidade. Os habitantes estão horrorizados, isso jamais havia acontecido em Summit Lake. Kelsey Castle, uma repórter investigativa da revista Events, vai até o local para descobrir o que de fato aconteceu, no entanto quanto mais Kelsey se aprofunda em sua investigação, mais percebe que a família da jovem assassinada quer abafar o caso, mas por quê? Será que a exemplar Becca teria algo a esconder?


Em uma narrativa intercalada feita em terceira pessoa, acompanhamos a investigação de Kelsey e a história de Becca, onde acompanhamos sua vida catorze meses antes do assassinato até o dia de sua morte. Portanto, os capítulos são intercalados entre presente e passado, fazendo com que a história se torne um verdadeiro quebra-cabeça, que vai se conectando através das pistas encontradas por Kelsey e do que nos é revelado sobre a vida de Becca.

Eu já estou lendo o terceiro livro do autor e um aspecto muito comum em suas tramas é iniciar a história pelo momento da morte. Eu achei isso muito interessante, pois o leitor vê o que acontece com a vítima e depois acompanha todo o processo investigativo. Em minha opinião, isso aguça ainda mais a curiosidade do leitor e desperta uma necessidade de descobrir quem teria feito aquilo e por que?

Eu me senti muito próxima de Kelsey, adorei a garra dela e o fato do autor ter criado um certo vínculo entre uma situação que a repórter viveu com a vítima. Kelsey precisava descobrir o que aconteceu com Becca, não só pelo seu trabalho, mas devido a uma motivação mais pessoal. Eu só achei que a repórter confiava rápido demais nas pessoas, achei ela um pouco ingênua neste aspecto, mas com certeza é uma personagem que gostaria de ver em outros livros. Becca é uma personagem intrigante, você fica na dúvida se ela de fato é ou não uma “boa menina”, para ser sincera eu não fui muito com a cara dela, no entanto a achei uma jovem carente de atenção e, por vezes, insegura para tomar certas decisões, mas independentemente disso ou de qualquer erro que ela possa ter cometido, Becca não merecia morrer.

“Só queremos algumas respostas, e o silêncio da polícia acerca dos detalhes é estranho. Mas esta é uma cidade pequena. Muitas coisas estranhas acontecem.”

“[...] alguém sempre sabe de algo. Assim, ou essa pessoa ainda não foi encontrada, ou não decidiu falar.”

Eu fiquei fascinada pela escrita do autor, inclusive há um aspecto na sua forma de escrever que me deixa perplexa e em estado de reflexão, ele deixa muita coisa no ar e são coisas que podem ser relevantes para o desfecho ou podem ser um truque. Já vi pessoas falarem em resenhas que acharam que o autor deixou alguns pontos em aberto, mas eu não vi dessa forma, algumas coisas não são necessárias para o desfecho, em minha opinião.

O final desse livro foi o que me fez tirar uma estrela, não é que seja ruim, mas achei toda situação dramática demais, e não no sentido comovente, mas no sentido trágico mesmo. Acho que algo mais simples resolveria melhor a história, me surpreendi bastante com algumas revelações, outras eu adivinhei, contudo isso não estragou todo o mistério e suspense, foi uma leitura de tirar o fôlego.

Por mais que eu não tenha dado nota máxima para este livro, não há como negar o quão eletrizante é a escrita do autor, Donlea sabe segurar o leitor em suas páginas, me senti totalmente imersa e envolvida por essa trama. E depois desse primeiro livro não consegui parar, estou lendo outros dele e amando, acrescentei Charlie Donlea para a prateleira de autores favoritos. Super recomendo!


Eloise G.F

14 comentários

  1. Oi Eloise.
    Eu li esse livro recentemente também e gostei bastante embora menos que você. Acabei achando a escrita do autor um tanto amadora, mas imagino que seja por conta de ser o primeiro livro dele.
    Um dos meus pontos favoritos, entretanto, foi o mesmo que o seu. As personagens foram excelentes.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Que pena que esse não te conquistou tanto. Leia os outros dele quem sabe as outras histórias te conquiste.As personagens dele são maravilhosas, amando os livros.
      Bjux!

      Excluir
  2. Eu comprei esse livro super baratinho recentemente. Tô louca pra ler ele ainda esse ano. Espero que eu goste tanto quanto você. Bjusss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      Espero que goste também! Estou amando os livros do autor!
      bjux!

      Excluir
  3. Oi, Eloise, tudo bem?
    Menina, tenho vontade de ler esse livro faz tempo, mas ainda não tive oportunidade de comprá-lo. Preciso de uma história eletrizante assim e também amo quando os autores começam o livro pela morte de algum personagem. Realmente aguça ainda mais nossa curiosidade e nosso senso investigativo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mirelle
      Que bom que se interessou, quando puder confira sim. Espero que goste!

      Bjux!

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Nunca li nada do autor, mas sou apaixonada por suspense e adorei que ele prefere iniciar pela morte, dando mais ansiedade ao leitor. Que pena que o final não foi como você gostaria, mas sua resenha me deixou tão empolgada que lerei mesmo assim :)

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Cecilia,

      Que bom que se interessou quando puder confira sim <3 Espero que goste também!

      Bjux!

      Excluir
  5. Oi, Elo! Eu adoro livros de suspense e trhiller. Porém, faz um bom tempo que não leio nada do gênero, e ler sua resenha despertou uma saudade que eu não sabia que existia hahaha. Preciso ler algo do tipo pra ontem. E eu adorei a premissa dessa história e os pontos característicos que você destacou com relação à narrativa do autor. Achei ainda mais intrigante o fato dele iniciar a história pela morte, porque geralmente temos essa revelação no final da história. Enfim, recomendação anotada com sucesso! Espero conseguir ler em breve. Adorei a resenha, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi,
      Que bom que a resenha lhe despertou a saudade pelo gênero. Eu estou amando a escrita desse autor.Eu acho Donlea bem ousado, sua narrativa é bem intrigante, e o melhor, um livro nunca é igual o outro. Espero que você também aprecie a leitura.

      bjux!

      Excluir
  6. Gosto quando o livro já começa impactante ou nesse caso como em outros com o momento da morte, sempre da aquele 'q' a mais de vontade de ler e descobrir logo o que aconteceu, porque e como aconteceu!

    Adorei sua resenha, já tinha visto esse livro mas nunca tinha parado para ler alguma resenha dele, me despertou a vontade de ler!

    Bisou Bisou , Isa! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa
      Que bom que se interessou. Pois é os livros do autor seguem essa vibe, você começa a ler e não consegue parar já quer devorar <3 Quando puder confira sim :D

      Bjokas!

      Excluir
  7. Oi.
    Ainda não li nada do autor. Mas fiquei curiosa, gosto de narrativas eletrizantes e envolventes, também acho interessante esse perfil histórico da vítima, nós ajuda a entender melhor a situação.
    Parabéns pelo post 😍 Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Que bom que gostou, sim a construção das personagens é maravilhosa. Um dos aspectos que mais gosto dos livros dele.
      Muito obrigada!

      Bjokas!

      Excluir

Topo