[Resenha] Macbeth


Resenha: Macbeth
Autor: William Shakespeare
Editora: Nova Aguilar
100 páginas

Já faz algum tempo que gostaria de trazer um pouco de Shakespeare a este espaço. William Shakespeare foi um poeta, ator e dramaturgo inglês, (sendo ainda hoje o dramaturgo mais influente do mundo e o escritor mais icônico de todos os tempos). Shakespeare viveu entre 1564 a 1616, sendo referenciado a primeira vez como dramaturgo em 1592.


Já naquela época suas peças conquistavam um público diverso, de sapateiros à cortesãos, sua voz poética atingia todas as classes sociais. As pessoas se reconheciam em suas obras, suas personagens criavam uma forte conexão entre a peça e os espectadores. O solilóquio, (recurso dramático ou literário onde a personagem, sozinho no palco, verbaliza seus pensamentos e emoções), foi uma técnica muito utilizada pelo dramaturgo. Este recurso aproximava o público de suas personagens que lhes revelavam seus sentimentos mais íntimos como medo, decepções, sonhos, ou até mesmo um aspecto falso e vil. Suas primeiras peças eram, em sua maioria, comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, em seguida escreveu tragédias como Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes da língua inglesa. Macbeth é a tragédia mais curta do dramaturgo, seu tema central gira em torno de um regicídio (o assassinato de um rei). É com esta obra que iniciarei minhas impressões sobre Shakespeare.


“Com bravo orgulho de leão ignora
Quem chora, quem reclama, quem conspira:
Macbeth jamais será vencido enquanto
A floresta de Birnam não s’elevar
Contra ele em Dunsinane.”


“-O que é um traidor?
-Quem jura e mente.
-E são traidores todos que assim fazem?
-Todos que assim fazem são traidores e têm de ser enforcados.
-E têm de ser enforcados todos os que juram e mentem?
-Todos.
-E quem tem de enforca-los?
-Ora, os homens honestos.
-Então, os mentirosos e os que juram são bobos; pois há bastantes mentirosos e juradores para ganhar dos homens honestos e enforca-los.”



“A vida é só uma sombra: um mau ator
Que grita e se debate pelo palco,
Depois é esquecido; é só uma história
Que conta o idiota, toda som e fúria,
Sem querer dizer nada.”

Macbeth é um general escocês muito leal, sendo um excelente guerreiro, apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan. Ao retornar de uma batalha, ele e outro general, denominado Banquo, são abordados por três bruxas que profetizam que, em breve, Macbeth será rei. Também alegam que Banquo dará origem a uma linhagem de reis, mas que ele mesmo não se tornará um. Macbeth relata esse acontecimento a sua esposa, Lady Macbeth, que ambiciosa como era incitou seu marido a assassinar o rei. É importante ressaltar que, apesar de Lady Macbeth apoiar e estimular o assassinato, ela não é a única guiada pela ambição. O próprio Macbeth é guiado pelos seus interesses e pela forte ânsia de conquistar a glória e o poder, a mesma ambição que o fez dele um renomado guerreiro, acaba o tornando um ser vil e traiçoeiro. Contudo, a partir deste assassinato as coisas ficam cada vez mais complicadas, para se ver livre da culpa Macbeth começa a eliminar todos que poderiam atrapalhar o seu reinado, iniciando um caminho perverso, cruel e tirano. No entanto, essa atitude acaba o levando a ruína e uma reviravolta na corte. Segundo a tradutora Barbara Heliodora, Shakespeare utilizou principalmente duas fontes para sua tragédia: “Crônicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda” de Raphael Holinshed e “História e as Crônicas da Escócia” de John Belleden (resultado de mescla de três outras obras).  Para a morte de Duncan , ele aproveitou o relato do assassinato de um rei mais antigo, Duff, por Donwald.

“Tens tanto medo
De seres, com teus atos e coragem,
Igual aos teus desejos? Queres ter
O que julgas da vida o ornamento,
Ou viveres como um covarde aos próprios olhos,
Deixando o ‘quero’ curvar-se ao ‘não ouso’,
Como um gato pescando?”

Essa é a segunda vez que leio Macbeth e confesso que esta obra me fascina. O texto aborda o lado sombrio do ser humano e leva a uma intensa reflexão sobre ganância, ambição, crueldade e culpa, características predominantes em Macbeth e sua esposa. Uma obra que aborda um cenário místico e histórico, com direito a batalhas, profecias, intrigas e traições. O primeiro contato com Shakespeare pode causar estranheza, pois sua escrita é antiga e rebuscada, contudo é uma excelente leitura, com uma trama envolvente e um vocabulário rico e primoroso. Super recomendo!


Eloise G.F

6 comentários

  1. É com vergonha que escrevo nesse post que ainda não li uma trama inteira de Shakespeare , alguns versos, quotes , poemas , mas nada inteiro... porém sou apaixonada por ele e por sua maestria e genialidade! Fiquei encantada não só com sua resenha, mas com suas fotos também! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eita que esse Macbeth promete hein!
    Nunca li nada parecido no que descreveste na resenha e não conhecia essa obra, mas já gostei da sua resenha e vou anotar sua indicação aqui.
    Bjocas Elo.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de gostar muito de Shakespeare, ainda não li "Macbeth" :(. Só li os mais óbvios, como "Hamlet", "Sonho de Uma Noite de Verão" e "Romeu e Julieta", que foi o primeiro livro não infantil que li na vida (já comecei chorando, kkk). Vou tentar ler "Macbeth" daqui um tempo, gostei muito da premissa dele, e tem cara de ser um livro que eu vou gostar bastante, afinal estamos falando de Shakespeare, né?!

    Amei a resenha e as fotos estão maravilhosas!

    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elô! Esse seu post me fez refletir o quão afortunados somos por ter a nossa disposição obras tão incríveis. Sério, é uma dádiva ter tanta coisa ao nosso alcance (e ao mesmo tempo tristeza por não ter tanto tempo para disfrutar de tudo, mas isso é o de menos). Devaneio à parte, seu post também me despertou uma pontinha de incômodo, como é que eu ainda não li nada de Shakespeare? Até então eu me sentia receosa, com medo da escrita ser difícil e rebuscada demais, mas sinto que já estou preparada para finalmente encará-lo. Sua resenha, além de despertar esse interesse que há muito tempo estava de lado, também me deixou bastante empolgada. E acredito que começar por Macbeth seja uma ótima escolha, porque já me senti envolvida com a história. Espero MUITO conseguir ler em breve (pode me cobrar rs). Adorei a resenha!

    Bjs,
    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Eloise.
    Nunca li nenhuma peça do Shakespeare, mas se começar ou entro com essa ou com Otelo. Sempre gostei muito de abordagens voltadas a crueldade humana e todas as nuances de uma personalidade sombria, ainda mais quando colocadas em uma época onde o que mais importava era a aparência.
    Amei a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oii, Elo!!
    Acho que li algo de Shakespeare no tempo da escola... Mas não lembro bem o que achei. Talvez tenha sido aquelas obras adaptadas, li muito na época.
    Tenho curiosidade sobre as obras dele, mas atualmente sei que não estou na fase para encarar o autor rsrs. Mas futuramente, sem dúvidas!!
    Sempre vejo falar de Macbeth pelos filmes e parece mesmo uma história sombria e cheia de intrigas e mistérios! Que bom que gostou da leitura!!
    Recentemente vi um vídeo do Keanu Reeves e ele dizia não crer que as obras do Shakespeare não foram realmente escritas por ele! O que tu acha, Elo?? Já li sobre isso antes rsrs.

    Bj!!!

    ResponderExcluir

Topo