[Especial] As Mulheres de Poe


Hoje, Edgar Allan Poe completaria 210 anos. Portanto, não poderia deixar de homenagear este autor que descreve com tanta naturalidade e espontaneidade os pensamentos e ações de uma mente inquieta, obsessiva e perturbada. São muitas as mulheres presentes nos contos e poemas de Poe, mulheres belas, mulheres quase mortas, enterradas vivas, de volta à vida, e novamente mortas. As mulheres de Poe me intrigam, por isso separei um post somente para elas.



Madeline Usher – é a irmã doente de Roderick Usher no conto "A Queda da Casa de Usher". Sua presença é sentida na casa, de acordo com as descrições do narrador que é um amigo que está de visita, contudo é raramente vista na história. Em um determinado momento Roderick insiste que sua irmã está morta e decide sepultá-la no túmulo da família que fica na casa. Roderick se encontra em um profundo distúrbio psicológico e emocional, o que geram algumas dúvidas sobre a morte da irmã (se ela de fato está morta). Esse foi o primeiro conto que li do autor, o leitor acompanha o relato do narrador sobre a casa, um ambiente lúgubre e sobre declínio psicológico de Roderick. Tanto a casa como o proprietário apresentam características que se identificam com a morte e a ruína. Este conto me intrigou bastante, principalmente seu desfecho.

Berenice – é uma jovem radiante, graciosa e bela que acaba sofrendo uma terrível doença degenerativa. Contudo, o futuro de Berenice não está comprometido apenas por causa da doença, mas também devido ao seu primo e pretendente, Egeu, um rapaz que sofre de um tipo de transtorno obsessivo. Tudo começa a piorar quando Egeu começa a ficar obcecado pelos dentes de Berenice. Em um certo momento a jovem falece e é enterrada. Mesmo morta Egeu continua a contemplar seus dentes....Neste conto, intitulado Berenice, Poe nos apresenta uma história intrigante com um desfecho macabro e surpreendente.


Annabel Lee – neste poema temos como principal tema um dos aspectos favoritos da escrita de Poe: a morte de uma linda mulher, o tom poético de sua obra. O narrador descreve seu amor por Annabel Lee, que começou ainda quando eram muito jovens. O amor entre eles era tão forte que até os anjos invejavam, e por este motivo a jovem acabou morrendo. O narrador mantém seu amor e permanece amando-a mesmo depois de morta.

“Seus retratos de mulheres são, por assim dizer, aureoladas; brilham em meio a um vapor sobrenatural e são pintados à maneira enfática de um adorador.” Medo Clássico Edgar Allan Poe vol I

Alguns críticos acreditam que as frequentes mortes de mulheres presentes nos contos de Poe estejam vinculadas a perda de mulheres ao longo de sua vida: sua mãe Eliza Poe que morreu de tuberculose, sua mãe adotiva Francis Allan, e sua amada esposa Virgínia que também veio a falecer muito cedo devido à tuberculose. Há, inclusive, especulações de que Annabel Lee seja uma referência a Virgínia, (não só nesse como em outros trabalhos seus como veremos a seguir).

“E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece música [...]” – Medo Clássico Edgar Allan Poe vol I 

Eleonora – o amor, a beleza e todos os outros atributos de Eleonora são retratados de forma bem poética através de uma narrativa breve, porém detalhada em um cenário que sofre um contraste entre paradisíaco e belo a lúgubre e sombrio. É considerada por alguns estudiosos como referência a sua esposa Virgínia que, naquele momento, apresentava os primeiros indícios da doença. O conto retrata uma espécie de despedida, uma forma de o autor aliviar sua culpa, pois ao se tornar viúvo poderia voltar a se apaixonar.


Ligeiaetérea, inspiradora, com um encanto peculiar, sagrada e morta. Adorada pelo narrador e marido, Ligeia é sua primeira paixão, sendo descrita com enorme admiração. A história apresenta uma atmosfera mórbida e, em minha opinião, está entre os contos mais perturbantes do autor.

Lenore – neste poema a jovem moça de nome Lenore já está morta. Seu amado diante de sua perda, reclama das pessoas que falsamente lamentaram sua morte. Ao invés de proclamar lamúrias, o jovem noivo celebra sua ascensão ao paraíso.

Morella – com uma inteligência extraordinária, tinha muito interesse no estudo da identidade, onde acredita que após a morte a identidade de uma pessoa sobrevive e pode existir fora do corpo humano e retornar a novos corpos, situação que é retratada de forma explícita entre mãe e filha.


As histórias de Poe mexem comigo de uma forma que é difícil de explicar. É uma miscelânea de emoções, um misto entre o macabro e o belo, duas palavras tão diferentes que se conectam como peças de quebra-cabeça, tão distintas, mas inseparáveis, entrelaçadas.... Suas mulheres são lindas, admiradas, adoradas e ao mesmo tempo doentes e enterradas. Triste, sombrio, mórbido, macabro, e acima de tudo, belo. Feliz Aniversário Poe, você ainda vive entre nós! 

Eloise G.F

9 comentários

  1. Ahh eu amei o post!
    As histórias de Poe sempre mexem comigo também.
    E essas mulheres? Ainda não conhecia todas, mas quero muito!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Eloise.
    Adoro esses seus posts mais informativos. Fiquei com vontade de conhecer cada uma dessas mulheres, principalmente pela força que elas apresentam e pelas diferenças que parecem ser bem delineadas.
    Ainda não li nada do Poe, mas realmente pretendo.
    Adorei as fotos.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Quando li o título de sua postagem eu pirei, porque também sou extremamente fascinada pelo autor e por suas mulheres, Berenice é minha favorita, inclusive. Amei sua publicação, tanto na parte textual quanto na parte fotográfica, as fotos estão lindas e complementaram o texto.
    Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eloise!
    Primeiramente, eu não canso de babar nas suas fotos <3 Parabéns, você arrasa muito. E sobre o post, uau! Seria esse o empurrãozinho que eu precisava para me dedicar às obras do autor? Eu só conheço o conto da Annabel Lee, porque depois de ler duas histórias que faziam referência a ele, me vi obrigada e pesquisar e ler. Enfim, eu preciso ler Poe para ontem! Seu post despertou um desejo que ainda estava muito tímido em mim. Adorei!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. mana que fotos lindas!!
    Eu sempre lembro de vc quando vejo algo do autor, mas amei saber mais detalhes das mulheres!! fiquei ainda mais afim de ler! Promete fazer isso esse ano!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer as mulheres do Poe sob seu olhar! Fiquei especialmente perturbada com o da Berenice e a obsessão do cara pelos dentes dela. Ui. Tenho pavor de coisas que envolvem dentes, medo de imaginar o que ele fez com ela depois de morta. xD Mas, enfim, adorei a ideia do post. Ótima homenagem à data!

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Poe constrói um clima de suspense, e mesclar a beleza e o terror como ninguém e super merece essa homenagem linda (principalmente com essas fotos arrasadoras). Parabéns pelo post, me deixou com uma imensa vontade de ler mais coisa do autor. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Eu sempre vejo muito sobre o Poe, mas nunca li. Adorei saber mais sobre as mulheres dele, porque como tinha dito, não tinha tudo nenhum contato com ele.

    Amei demais suas fotos!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Oi,tudo bem ?

    Nossa , primeiramente parabéns pelo post...este por sua vez está completo e me cativou. Já tinha escutado falar da obra, porém neste post minha vontade de garantir o físico despertou. Estou com uma vontade enorme de conhecer essas mulheres, assim como toda a proposta da obra. Com toda certeza uma ótima indicação.

    ResponderExcluir

Topo