[Bloguices] Leitura Coletiva O Poço e o Pêndulo



Olá leitores, neste mês, eu e minhas amigas estamos promovendo o Outubro Assombroso, com diversas postagens a respeito de livros, séries e filmes de terror, como também mistério, thrillers e até romance sobrenatural. O especial está acontecendo no instagram e vocês podem ter acesso a todas postagens seguindo e acompanhado a hashtag #Outubroso. Inclusive, caso postarem algo relacionado ao gênero não deixe de usar a hashtag que lhe faremos uma visita e compartilharemos nos nossos stories seu post.


Neste mês decidimos fazer uma leitura coletiva do conto O Poço e o Pêndulo do autor Edgar Allan Poe. Deixei salvo minhas impressões nos destaques do stories. E caso queiram conferir por aqui, também tem resenha deste conto no blog: Resenha - O Poço e o Pêndulo

Segue um breve resumo sobre o conto: A história se passa na Espanha, no período da Inquisição. O conto gira em torno de um homem que é condenado e aprisionado em um calabouço, onde sofre inúmeras torturas físicas e psicológicas. O prisioneiro é o narrador do conto e nos relata todas as experiências e dificuldades que passa dentro do local.


Este conto se encontra na primeira edição Edgar Allan Poe - Medo Clássico da DarkSideBooks. Inclusive é o primeiro conto do livro. Eu super recomendo a leitura principalmente para quem nunca leu nada do autor e quer começar a se aventurar nestas páginas. Não é uma história que transmite medo, mas sim outros tipos de sensações como tensão, expectativa e agonia. É uma leitura rápida e fluida. Eu sou suspeita a falar, pois sou apaixonada pelas obras do autor, mas sua narrativa é extremamente envolvente. Minha paixão por contos iniciou com ele. Fico de cara como em tão poucas páginas, Poe consegue prender o leitor em suas histórias e fechar tudo tão perfeitamente.

**Seguem algumas curiosidades sobre este conto:

💀Foi publicado originalmente em 1842.

💀As torturas presentes nesta história não têm paralelos históricos na atividade da Inquisição Espanhola.

💀A fonte original do método de tortura pendular se encontra em um parágrafo de um livro de 1826 denominado "A história da Inquisição da Espanha" pelo padre, historiador e ativista espanhol Juan Antonio Llorente. A tortura é relatada por um prisioneiro libertado da masmorra da Inquisição em Madri em 1820, e que supostamente descreveu o método de tortura do pêndulo.

💀Contudo, a maioria das fontes modernas consideram isso uma fantasia. Uma teoria é que Llorente entendeu mal o relato que ouviu; o prisioneiro estava se referindo a outra tortura comum da Inquisição, o strappado (garrucha), na qual o prisioneiro tem as mãos amarradas atrás das costas e é içado do chão por uma corda amarrada às mãos dele. Esse método também era conhecido como "pêndulo".

💀Adaptações que gosto e recomendo são: O filme de terror / mistério de 2012 "The Raven" , estrelado por John Cusack no papel de Edgar Allan Poe. Há várias reconstituições dos contos de terror de Poe, inclusive uma cena de O Poço e o Pêndulo ". E a antologia animada de 2015" Contos Extraordinários" que também inclui "O Poço e o Pêndulo", narrado por Guillermo del Toro.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Estou muito feliz de estar realizando este projeto e acompanhar pessoas que estão iniciando no gênero. Fico feliz em ver que as pessoas estão notando que terror é muito mais do que levar susto, tem uma história por trás, uma escrita inteligente, que mexe com nossas emoções. Para quem quiser começar a ler os contos de terror de Edgar Allan Poe eu indico: O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Coração Delator, A Queda da Casa de Usher. Estes são alguns da minha lista de favoritos que sempre recomendo. <3

Abaixo os igs participantes do projeto:

E não deixem de acompanhar e seguir a hashtag #Outubroso
Bjokas da Elo!

4 comentários

  1. Vc é a principal colaboradora para propagar o genero :)
    Obrigada pelas fotos e curiosidades que sempre enriquecem meu saber ELo!!
    Eu com certeza vou te marcar assim que ler algo de Poe!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, que lindo seu bloguito com essa decoração de halloween, amei Elô, olha, confesso que não sabia que esse livro era de contos, já vou adicioná-lo a minha lista, adorei. Tenho medo de alguns livros da Dark, mas tou tentando vencer o medo kkk. Suas fotos estão lindassss, amei sua resenha que me conveceu a comprar o livro, bjocas flor, boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eloise.
    É exatamente por isso que eu amo teror, pelas problemáticas que eles apresentam. Até porque boa parte da maldade se concentra no próprio homem.
    Amei as fotos.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Olá Eloise, que maravilha a sua ideia de leitura coletiva, pena que eu já fiz a leitura desse livro faz alguns meses e estava bem fresquinho na memória! Eu gostei gosto muito dos livros do Poe e não vejo a hora da DarkSide lançar os outros livros dessa série, para que eu possa comprar e conhecer todas as suas obras.

    Amei as fotos, parabéns pelo iniciativa.
    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir

Topo