[Série Literária] Trilogia Para Todos os Garotos Que Já Amei



A história dessa série gira em torno da vida de Lara Jean, uma adolescente de dezesseis, quase dezessete anos, americana, com descendência coreana. Lara Jean mora com mais duas irmãs (uma mais velha: Margot e outra mais nova: Kitty) e com seu pai, além de ter um melhor amigo e vizinho fofíssimo (Josh). Apesar de ter perdido sua mãe muito cedo, Lara Jean vive uma vida tranquila e feliz. Mas, toda essa tranquilidade está prestes a mudar.




Ao longo da trama conhecemos alguns hábitos de Lara Jean, que além de amar cozinhar também ama escrever cartas, mas não qualquer carta. Toda vez que se apaixona, Lara Jean escreve uma carta com seus sentimentos mais sinceros e profundos, a coloca em um envelope, endereça para o rapaz que está apaixonada e.... nunca a envia. Todas as cartas estão guardadas com muito carinho em uma caixa de chapéu que sua mãe lhe presenteara antes de falecer. É assim que Lara Jean se despede de suas paixões, com intuito de seguir em frente e não sofrer mais.


Em um dia, que deveria ser como outro qualquer, o mundo de Lara Jean fica de cabeça para baixo quando, misteriosamente, suas cartas são enviadas para todos os cinco garotos que ela já se apaixonou. Para fugir dessa e de outras situações constrangedoras, Lara Jean resolve pedir ajuda a um dos garotos que também recebeu a carta, Peter Kavinsky. Contudo, a partir daí sua vida só tende a mudar e sofrer fortes transformações. A relação de Lara Jean com as cartas e as situações que ocorrem em sua vida a partir do envio misterioso destas é o tema principal do primeiro volume, o que rende momentos hilários ao longo da leitura. Eu li o primeiro e segundo volume no final de 2016, peguei os livros e devorei tudo de um dia para o outro, é realmente uma leitura contagiante. Nota: 5/5 <3


Gosto muito do amadurecimento de Lara Jean neste segundo volume, no início acompanhamos uma jovem insegura e indecisa, mas que aos poucos, vai sabendo lidar com as situações da vida e tomando as rédeas das coisas. Não dá para falar muito sobre esse volume para não revelar os acontecimentos do primeiro livro, mas posso afirmar que a continuação é tão boa quanto o anterior. Eu me identifiquei em diversos pontos com a protagonista, e me lembrei de situações que vivi na minha adolescência (das minhas dúvidas e receios, amores platônicos, ingenuidade em certos assuntos...) e refleti que sempre terão novos medos ou obstáculos para enfrentar, estamos em constante amadurecimento, é bem interessante e divertido enxergar algumas coisas como espectador/leitor e fazer essa autoanálise. Achei interessante alguns temas abordados neste livro pela autora, que faz a gente refletir sobre como a mulher é vista na sociedade. Tudo é disposto na dose certa através de uma narrativa leve e gostosa. Nota: 5/5


Eu li o terceiro e último volume recentemente e posso afirmar que meu amor por esta série continua firme e forte.  Nesse volume acompanhamos o último ano de Lara Jean no ensino médio. É muito bacana acompanhar o crescimento tanto da protagonista como de outros personagens, que amadurecem bastante desde o primeiro livro e não perderam sua essência. O livro apresenta um enredo simples, contudo é uma narrativa tão envolvente e agradável que quando começa não quer largar. Gostei de acompanhar todas as mudanças que a protagonista teve que passar e a forma que ela lidou com cada situação. Como defino esse último livro? Cookies com gotas de chocolate. Livro delicioso, literalmente, porque a cada leitura eu estava com fome com Lara Jean fazendo mais cookies hahahah Nota : 5/5



A série toda é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Lara Jean. Os livros apresentam uma narrativa fluida, fofa e agradável, e uma leitura leve e divertida. Um ponto que amei nessas histórias é que não achei a trama em nenhum momento previsível. Uma série que fala sobre paixões, amizade, família, comida, além de ter muitas referências de cultura geek e pop. Adorei encontrar a menção de algum filme que amo e amo o fato de Lara Jean ser tão fã de Harry Potter. Me identifiquei com a protagonista em muitos aspectos. 

A trama não gira apenas em torno do relacionamento de Lara Jean e Peter, para mim os livros refletem muito mais a forma que a protagonista lida com a vida, com seus problemas, sucessos ou derrotas. Há opiniões divergentes sobre Peter no meio literário, em minha opinião como estamos vendo apenas uma parte da história dele (pois afinal o ponto de vista da trama é da Lara Jean) vejo apenas um adolescente cheio de erros e acertos, problemas familiares e afins. Peter não e um personagem que me enche os olhos, vocês podem notar que em minhas resenhas eu mal falo dele, porém não acho ele seja um lobo mau, acho que ele teve algumas atitudes babacas, outras foram adoráveis, muitas vezes ele quebrou a cara e em minha opinião Lara Jean teve uma participação muito importante na vida dele, e é isso.


Dia 17/08 estreou na Netflix o filme baseado no primeiro volume desta série fofíssima, e não pude ficar mais feliz com o resultado. O filme assim como os livros apresenta uma trama leve e divertida. Apesar de algumas coisas bacanas terem sido cortadas, o que é bastante normal nas adaptações, eu achei que o filme captou bem a essência da história e os atores vestiram muito bem seus personagens. Gostei da escolha do elenco, não curto filmes adolescentes ala Disney onde todo mundo é lindo e perfeito, e as pessoas não interpretam, mas sim querem ficar bonitas na tela, portanto gostei MUITO da forma que essa produção focou o universo adolescente sem muitas firulas, mas de uma forma mais real e plausível. Adorei (demais da conta) a interpretação de Lana Condor (Lara Jean), que me encantou com seu jeito de ser e fiquei apaixonada pelo seu quarto que mesmo bagunçado era maravilhoso. É aquele filme que quando termina fica com gostinho de quero mais. Eu provavelmente irei (re)assistir muitas vezes. Estou na torcida para Netflix produzir os outros.






Uma mensagem bacana que tirei desses livros foi a importância de arriscar, de dizer o que pensamos e ir atrás do que queremos, digo isso porque muitas vezes temos medos de revelar opiniões ou sentimentos por receio de ter um resultado negativo (e falo isso por mim mesmo), contudo já temos o não, portanto vale a pena tentar e ver até aonde podemos ir, pode ser que cheguemos a um lugar que sempre sonhamos, mas que pensávamos incapazes de alcançar. Portanto, bora arriscar mais, acreditar mais em si mesmo, caso o resultado for negativo era porque não era para ser... não era para ser naquele momento. Estamos na era do imediatismo, queremos tudo para ontem, mas a verdade é que para se chegar a algum lugar precisamos batalhar muito e ter mais coragem de tomar decisões e traçar nossos caminhos e saber lidar com os obstáculos E LEMBRAR que nem tudo sai como planejamos, mas isso não quer dizer que o resultado de tudo isso será ruim. E será que tem um fim? Jamais, porque isso é vida, temos metas, sonhos e objetivos, mas isso não acaba. Mas alcançamos nossos objetivos? Sim. E buscamos novos? Claro que sim. Fui longe na minha reflexão? Não sei hahah só sei que essa reflexão, esses pensamentos estiveram comigo ao longo da leitura dessa série e achei importante repassar. Segue alguns dos meus quotes favoritos:


“Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. [...] Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo.” (Para Todos os Garotos que Já Amei)

“Para que uma coisa dê errado de um jeito tão colossal e terrível, tudo precisa acontecer na ordem certa e no momento certo, ou, nesse caso, no momento errado.” (Para Todos os Garotos que Já Amei)

“Quando uma pessoa fica longe muito tempo, você começa a guardar na memória todas as cosias que quer contar. Tenta manter tudo organizado na cabeça. Mas é como tentar segurar um punhado de areia: os grãos mais finos escapam da mão, e, de repente, você só está segurando ar e brita. É por isso que não se pode tentar guardar tudo assim.” (Para Todos os Garotos que Já Amei)

“É assustador quando é real. Quando não é sua imaginação, mas, tipo, ter uma pessoa de verdade na sua frente, com, sei lá, expectativas. E vontades.” (Para Todos os Garotos que Já Amei)

“A sociedade está sempre pronta para envergonhar a mulher por gostar de sexo e aplaudir o homem [...] são dois pesos e duas medidas.” (P.S.: Ainda Amo Você)

“Percebo agora que são as pequenas coisas, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar.” (P.S.: Ainda Amo Você)

“Como é mesmo aquele ditado? Nada de bom acontece depois das duas da manhã. A menos que você seja fã de ver o pessoal participando de jogos de bebida por horas e mais horas. Não sou assim. Não, eu prefiro ficar de pijama de flanela com uma xícara de chá e um livro, obrigada.”  (Agora e Para Sempre Lara Jean)

“É assim que acontece? Você se apaixona e nada mais parece assustador, e a vida é apenas uma grande possibilidade?” (Agora e Para Sempre Lara Jean)

“-Sabia que a gente não tem uma música? Uma música nossa?
-Tudo bem, vamos escolher uma.
-Não funciona assim. Não se escolhe a música. A música escolhe você. Que nem o Chapéu Seletor.” (Agora e Para Sempre Lara Jean)


Para finalizar, (sei que ficou um post muito grande XD) gostaria de convidar a todos que nunca assistiram o filme ou leram os livros para dar uma chance ou conferida. Não esperem nada demais, pois é uma história adolescente, onde a jovem enfrenta algumas situações da vida, se apaixona, fala sobre escola, metas, sonhos, família...Talvez tudo que você já encontrou em algum outro livro, contudo, eu indico essa série pela qualidade da narrativa e da escrita da autora que é divertida, primorosa e agradável e pela protagonista que é uma personagem cativante e que te envolve de tal forma que dá vontade de entrar no livro e abraçá-la. Os livros me trouxeram muitas sensações boas, uma leitura agradável e super fluida que quando acaba dá vontade de reler tudinho de novo. <3

Bjokas da Elo!



5 comentários

  1. Oii Eloise.
    Amei seu post. Realmente podemos tirar muitas lições de Lara Jean. Apesar de não ter lido o ultimo, sei que vou sentir muita falta quando acaba. Principalmente a falta de amadurecer com a protagonista. Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, siim essa série é maravilhosa e deixa saudades. Adorei o amadurecimento da protagonista ao longo dos livros. Quando puder leia o último tbm, é ótimo.

      Bjokas!<3

      Excluir
  2. Que post mais fofo, Elo ♥
    Amei as fotos e claro, tua opinião ♥ É incrível quando nos identificamos com a personagem, com seus sentimentos, conflitos. Quando nos sentimos ligados a história. Espero sentir o mesmo quando fizer a leitura. Tentarei ler ainda esse ano, já que a adaptação já saiu rsrs. Achoque acabei de ter uma ideia para post: Livros adaptados que quero muito ler kkkk. Bora fazer?! rsrs
    Gosto de livros jovens, leves, mas que tragam algo a mais para o leitor, esse parece o caso aqui, acho que vou adorar.
    Bjs!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elo!
    Eu assisti o filme assim que estreou e amei muito! Não sei por que não li essa série antes! Mas já comprei a série toda para ler logo, coisa mais fofa é essa história e os personagens também. As fotos ficaram lindas!

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh que post amorzinho ELo!!! Amei!
    Eu ainda não li e me nego a assistir antes disso! hahaha Mas calma que eu vou ler com certeza em breve!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Topo