[Resenha] Depois do Fim



Depois do Fim
Autora: Tay Lopes
E-Book Kindle

“Zafiro. Dois pontos que brilhavam mais que qualquer estrela, desperdiçados em meio à luz amarelada e doentia da sala de hospital.”

Em seu último projeto de estágio para faculdade de psicologia, Elisa Sommer se depara com o histórico de Noah Collins, um jovem traumatizado após um acidente que quase lhe custou a vida, no entanto sobreviver não é sinônimo de alívio para o rapaz. Ele perdeu o amor de sua vida nesse acidente e tudo à sua volta deixa de ter sentido. Elisa conhece um Noah afundado na dor, raiva e indignação, um rapaz fechado que não quer conversar e nem desabafar com ninguém. Mas o encontro dos dois pode ser o começo de algo que supera a relação médico-paciente...dali surge uma amizade e um possível amor. Contudo, Elisa sabe que está pisando em um terreno perigoso e instável, e se questiona até que ponto deve ou não se envolver.


"Assim de brilhantes eram seus olhos de Zafiro. Brilhavam mais que qualquer estrela, mais que qualquer constelação."

Essa foi uma leitura bem diferente do que costumo ler, afinal fujo de histórias que aparentam ser muito tristes, contudo me surpreendi muito com a trama construída pela autora e a delicadeza de sua narrativa. Adorei o fato da autora inserir nomes de músicas em alguns de seus capítulos, afinal Noah trabalha com música e deu um toque bem descontraído a trama. Separei uma lista do spotify com as músicas citadas no livro.





“Naquele momento tudo o que queria era sentir como meu coração se desintegrava e virava pó, naquele momento tudo o que eu queria era poder sentir como doía sem que ninguém insistisse que tudo ficaria bem, que logo passaria [..]"

“O que você faria no meu lugar quando a única coisa que você deseja no mundo é justamente a única coisa que você jamais poderá ter?”

"Quando eu achei que a vida estava jogando comigo ela chegou e mudou tudo. E todo esse tempo valeu à pena. Eu tive que cair primeiro para aprender a levantar, tive que ser um idiota para aprender a ser uma pessoa melhor."

"E quando você está prestes a cair, quando acha que já não pode suportar, alguém te coloca nos trilhos, te guia, te aponta uma nova direção."

Depois do Fim é um livro que nos faz imergir em inúmeras reflexões. O leitor acompanha a relação de Noah e Elisa, suas inseguranças, receios e medos, como também seus monstros, combates e superações. É um livro que fala sobre dar uma segunda chance a vida, viver o momento e valorizar o presente. Eu me senti tocada pelas palavras da autora, sua narrativa é primorosa e delicada. Tay desenvolveu muito bem suas personagens (tanto protagonistas como secundários), que amadurecem ao longo da trama. Me identifiquei e me coloquei no lugar de Elisa, como deve ser difícil iniciar um relacionamento e amar muito alguém sabendo que aquela pessoa perdeu o seu grande amor, afinal como “substituir” isso? É necessário substituir? A minha opinião é não, não tem como, pois todos nós somos insubstituíveis e cada um tem a sua essência, é único, ninguém é igual a ninguém, e isso não quer dizer que não podemos tentar de novo, arriscar e viver e o livro fala sobre tudo e mais um pouco.

“ E então era como se eu estivesse sozinha, exposta como um farol no meio da escuridão. Era como se todas as pessoas ao redor tivessem evaporado em questão de segundos e só estivéssemos eu, ele e sua voz que fazia doer, que me quebrava, me transformava em pó e me remontava... Que me convertia em algo que eu ainda não conhecia.”

“Você não pode salvar todo mundo e não deve se frustrar por isso. — Agora mesmo não me importa todo mundo Noah...”

“Fitei o portão e as pessoas que passavam na frente dele esporadicamente, seguindo com suas vidas, lutando por permanecer aqui um dia a mais da melhor maneira possível enquanto eu me obrigava a parar no tempo, enquanto eu não me permitia seguir adiante.”

“Todos temos nossos monstros, não se renda frente ao seu.”


“Noah Collins era exatamente isso desde o início. Um redemoinho de sentimentos encontrados, como um mar que se enfurece com a tempestade e volta a serenar em um dia de sol.”

“[...] porque a pessoa que você é o tempo todo é a mesma que me faz acreditar que posso começar de novo e que valerá a pena.”

“Noah tinha cheiro de chuva, me lembrava às primeiras gotas prévias a uma tempestade.”

“Seus olhos fitaram os meus e pude me ver neles, era como estar respirando submersa em um imenso oceano de tons infinitos de azul. Seus cabelos caiam levemente sobre esse azul imensurável, uma desordem de fios escuros contrastando com a imensidão do mar.”

Um dos aspectos que amei foi o fato da autora apresentar tanto os pontos de vista de Elisa como de Noah, portanto o leitor compreende o que está acontecendo dentro de cada um e acompanha os sentimentos que os envolvem, suas alegrias, raivas e tristezas. Há vários outros temas abordados na trama além do romance, como violência contra a mulher, bullying e depressão. A história é toda ambientada nos EUA, contudo, em nenhum momento achei a construção desse ambiente superficial, ficou claro que a autora sabia do que estava falando, portanto me senti introduzida a um ambiente perfeitamente plausível.

"Deixei você entrar quando entendi que vivemos de momentos, quando entendi que tudo muda em um piscar de olhos, quando aceitei que existem certas coisas que não podemos mudar. Te deixei entrar mesmo sabendo que você pode me devastar a qualquer momento, porque cada segundo terá valido a pena, te deixei entrar porque compreendi que o pra sempre pode durar um segundo ou toda uma vida e não importa o quão fragmentado eu possa ficar se um dia eu te perder, você vale a pena [...]"

"Momentos como esses são eternos..."

"As ondas ainda quebravam com força perto da areia indo e voltando. Esse movimento me fazia lembrar a minha vida... Fazia-me lembrar das recordações que arrebentavam como as ondas dentro de mim, e desapareciam e voltavam a se romper e logo se esvaneciam e logo me despedaçavam... Como as águas do mar naquele dia, turbulentas e profundas."


"Aprendi da pior maneira que cada segundo da nossa vida tem um valor inestimável, cada minuto pode ser eterno e a eternidade é tão relativa..."

"Elisa, de alguma forma, era a tranquilidade das manhãs, de alguma forma era o contraste da cor prata da lua, ela era o oposto ao deserto daquela paisagem vazia."

"Percebi que nossa casa nem sempre é uma construção de cimento e vigas, às vezes são pessoas. A minha é você."

Foi extremamente difícil selecionar os quotes desse livro, porque houveram inúmeras passagens que mexeram e tocaram minha alma, que sério, se eu pudesse despejava tudo aqui para vocês. O título do livro combina totalmente com a história e o que ela quer passar, Depois do Fim é um livro lindo, extremamente romântico que emociona, arranca suspiros e risos bobos no rosto. Um livro que fala sobre amar e viver. Me apaixonei profundamente por essa leitura. Super recomendo!



Eloise G.F

6 comentários

  1. Oii Eloise. Achei a história um amorzinho só pela sua resenha. Gosto de livros que vão além do romance e esse parece ser bem isso. Além disso, nada como dois pontos de vista para dar uma boa rotatividade a história. Eu amei de mais sua resenha!
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oii, Elo!
    Amei os quotes, tão profundo, tocantes...
    Parece ser um livro cheio de sentimentos e é incrível quando o autor/autora consegue nos fazer sentir o que lemos nas páginas.
    Adorei a playlist ♥♥♥

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Heloise,
    No começo achei que era só mais uma história, mas pela sua resenha parece ser um livro bem trabalhado em sua proposta! Acabei ficando curiosa e pretendo adcioná-lo na lista da Amazon! ❤

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ?

    Já escutei falarem muito desse livro, mas não havia parado para ler do que se trata (confesso). Então essa resenha foi uma ótima surpresa, me fez querer ler o livro e toda a proposta assim como a sinopse está atrativa. Uma ótima dica de leitura, amei o fato do livro ter uma playlist e os quotes são encantadores.

    ResponderExcluir
  5. Tô apaixonada Elo!!!
    Amo essa relação de musica e livro, já salvei a playlist pra ouvir quando for ler!!! E claro, já add no skoob!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Eloise, tudo bem?
    Eu não sabia que esse livro tinha uma história tão bonita assim, se soubesse já teria realizado a leitura faz algum tempo..rs! Tenho ele no meu kindle e nunca pensei e lê-lo agora, vou fazer isso. Estou apaixonada pelas musicas que você escolheu para relacionar com esse livro e vou ler ouvindo elas, obrigada pela dica.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir

Topo