[Resenha] Corte de Névoa e Fúria



Resenha: Corte de Névoa e Fúria
Autora: Sarah J Mass
Editora: Galera Record
658 páginas

“Talvez desde sempre eu fosse quebrada e sombria por dentro”.

Acredito que esta foi uma das resenhas mais demoradas que já escrevi, isso porque esse livro me trouxe uma gama de emoções e informações que eu precisei assimilar e digerir. Não porque a trama é difícil de compreender, pelo contrário, eu estou cada vez mais satisfeita com a narrativa de Sarah J Maas e admirada pela forma que ela está conduzindo essa trama, contudo foram muitas anotações, muitos post its e como não queria fazer as coisas na correria, fui organizando tudo com calma e no seu tempo. Como é uma sequência e eu não quero dar spoilers, eu falarei apenas minhas impressões, caso queira conhecer um pouco do primeiro volume acesse a Resenha: Corte de Espinhos e Rosas.
 

O primeiro volume teve um excelente desfecho. Quando finalizei me perguntei como seria o andamento dessa continuação e hoje posso afirmar que me surpreendi, até demais, com o resultado. Sarah é uma autora que definitivamente sabe causar. Tô passada.-risos.

“Por dentro, por dentro eu tinha me tornado como aquele mar distante, incessantemente revolta, atirada de um lado para outro por rajadas de vento que destruíam qualquer noção de onde pudesse estar a superfície.”


“Estou pensando que era uma pessoa solitária e sem esperanças, e talvez tivesse me apaixonado pela primeira coisa que me mostrou um pingo de bondade e segurança. E estou pensando que talvez ele soubesse disso... talvez não conscientemente, mas talvez ele quisesse ser aquela pessoa para alguém. E talvez isso desse certo para quem eu era antes. Talvez não dê certo para quem... o que sou agora.”

“[...] certa vez vivi em um lugar onde a opinião de outros importava. Isso me sufocava, quase me destruiu. Então, vai entender, Feyre, quando digo que sei como se sente, e sei o que tentaram fazer com você, e que, com coragem o suficiente, pode mandar a reputação para o inferno. [...] Faça o que gosta, aquilo de que você precisa."


Sua narrativa é rica em detalhes, no entanto, em minha opinião, isso não a torna entediante ou arrastada, pelo contrário, a autora sabe despertar o interesse do leitor. Foram 658 páginas de uma leitura fluida e repleta de emoções, com personagens bem construídos e verossímeis, e um universo fantástico convincente repleto de mistério, ação e romance. Também somos apresentados a novos personagens neste volume como Mor, Cassian, Azriel e Amren, grupinho poderoso que conquistou meu coração. Bom, nem preciso falar de Rhys né gente. Ele já me impressionou no primeiro volume e, claro, fiquei ainda mais apaixonada por ele depois de ler essa história. Ele já está no topo da lista de crushes literários. Estou com saudades de suas provocações que resultaram em momentos divertidos e muitas gargalhadas durante a leitura desta história. Também houveram criaturas que me despertaram interesse, momentos de medo e agonia, como a Tecelã e o Entalhador de Ossos.

“[...] Essa ligação é... uma coisa viva. Um canal aberto entre nós, moldado por meus poderes, moldado... pelo que você precisava quando fizemos o acordo.

— Eu precisava não estar morta quando concordei.
— Você precisava não estar sozinha.”

“Há dias bons e ruins para mim... mesmo agora. Não deixe que os dias ruins vençam.” 


“Contanto que as pessoas que interessam saibam a verdade, não me importo com o resto.” 

“-Então sou sua caçadora e ladra? [...]
-Você é minha salvação, Feyre.” 

Ao longo da trama, a autora nos apresenta muitos aspectos de seu universo que ainda não havia sido exposto no livro um (onde Feyre fica um loooongo tempo apenas na Corte Primaveril), e em paralelo nos apresenta o lado sombrio da protagonista, seus medos e fraquezas, como também seu amadurecimento e superação. Foi uma leitura que me deixou ansiosa e com muitas expectativas, a trama conseguiu me prender e envolver do início ao fim, com uma história para lá de surpreendente. Um dos aspectos que mais me encanta na narrativa de Sarah é que tudo é revelado no momento certo e quando menos esperamos.

“Pode deixar que isso a destrua, deixar que a leve à morte, [...] ou pode aprender a viver com isso.” 

“Há tipos diferentes de escuridão — falou Rhys. Mantive os olhos fechados. — Há a escuridão que assusta, a escuridão que acalma, a escuridão do descanso. — Visualizei cada uma. — Há a escuridão dos amantes, e a escuridão dos assassinos. Ela se torna o que o portador deseja que seja, precisa que seja. Não é completamente ruim ou boa.”


“Às estrelas que ouvem e aos sonhos que são atendidos.” 

"— Adoro quando você me olha assim. O ronronar na voz aqueceu meu sangue. — Como? 
— Como se meu poder não fosse algo do qual fugir. Como se você me visse realmente.”

A trama apresenta um ótimo ritmo, eu me envolvia tanto com uma ou outra cena que não queria sair dali de tão prazerosa que estava a leitura, no entanto, quando menos esperava tudo virava de cabeça para baixo, como se fosse um tipo de alerta da autora “não acabou ainda não querida, ainda tenho muito para te mostrar”. Os capítulos são curtos dando um maior dinamismo a leitura, sempre há alguma nova informação, aventura, lugar, algo ou alguma raça ou criatura a ser descoberto o que desperta nossa curiosidade e interesse. Um dos momentos da leitura que mais me marcou e me emocionou foi uma cena específica entre Feyre e Lucien, fiquei sem ar com aquela cena.

“Quando se passa tanto tempo presa na escuridão, Lucien, se percebe que a escuridão passa a olhar de volta.”

Já mencionei isso na primeira resenha e repito, pode até não ser uma história de fantasia super original, pois vemos aquele basicão: raças, mapas, mocinhos e vilões. Mas, em minha opinião, a autora conseguiu transformar uma fórmula que já estávamos acostumados em algo “novo”. Não estou dizendo que a autora é uma inovadora (talvez até seja em alguns pontos, mas não gosto de generalizar), o que eu quero dizer é que ela conseguiu encontrar sua essência. Sabe quando você lê algo e sabe que quem escreveu foi aquele autor, então, acredito que Sarah encontrou seu caminho e espero me surpreender ainda mais com suas histórias, porque essa, meus queridos, me impressionou, me destruiu, me encantou, me surpreendeu...acho que ficaria o dia todo falando desse livro e eu não sou do tipo de bajular ninguém.

“Sou o senhor sombrio que roubou a noiva da primavera. Sou um demônio e um pesadelo, e terei um final triste. Ele é o príncipe de ouro, o herói que poderá ficar com você como recompensa por não morrer de burrice ou arrogância.”


“Talvez eu não saiba o que quero, mas pelo menos não escondo o que sou atrás de uma máscara — argumentei, fervilhando. — Pelo menos deixo que vejam quem sou, pedaços quebrados e tudo.”

Outro ponto que me impressiona nessa série é sua protagonista. Eu acho Feyre muito diferente de outras mocinhas. Eu sei que encontramos muitas mocinhas corajosas, determinadas, de personalidade e temperamento forte em histórias do tipo, mas não digo só pela sua personalidade, mas pela aproximação que a autora traz entre o leitor e a protagonista, pela forma que Feyre lida com a vida, acho ela mais verdadeira e humana (meio irônico isso, não?). E não posso negar, eu amei a forma que a autora lidou com a situação amorosa dessa personagem, pois fugiu de tudo que eu esperava. Na verdade, eu já torcia e imaginava qual seria sua escolha, mas mesmo assim, a forma que a autora conduziu o relacionamento de Feyre foi espetacular.

“Não me importava de sair das sombras, não me importava de sequer estar nas sombras, na verdade, contanto que ele estivesse comigo. Meu amigo por tantos perigos — que lutara por mim quando ninguém mais lutaria, nem mesmo eu.”

"Meu amigo em meio a tantos perigos. Meu amante, que tinha curado minha alma quebrada e exausta. Meu parceiro, que esperara por mim contra todas as expectativas, apesar da sorte.”

Com direito a muita ação, emoção, mistérios, aventura e um romance envolvente, quente e extremamente sedutor, Corte de Névoa e Fúria foi a melhor sequência que já li de uma série. Está mais que recomendado!!!<3

Eloise G.F



12 comentários

  1. Oi Eloise. Vai parecer bem estranho, mas as vezes, acho que em suma maioria, a Sarah J. Maas me lembra bastante a J. K. Rowling. pela capacidade que ela tem de transformar uma coisa que poderia ser comum em algo extraordinário.
    Assim como você um dos pontos que mais me encantou na narrativa de Sarah J. Maas foi a personagem principal. No meu caso está relacionado a evolução da protagonista. Em cada livro ela evolui para se tornar mais forte e independente que o anterior. Acho fantástico ver como ela faz isso.
    Amei sua resenha.
    Fico mais animada pela releitura que vou fazer.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, que bom que gostou da resenha. Gostei do sua comparação entre as autoras, não tinha visto por esse lado. Também amo a evolução e crescimento da protagonista na trama, é muito bem estruturado.E releia sim, eu provavelmente irei reler um dia também hahaha amei demais!

      Bjokas!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem ?

    Menina toda vez que leio uma resenha sobre esse livro, sempre fico louca para comprar, mas confesso que estou esperando uma promoção kkkkk, já que quero comprar logo toda a trilogia. O enredo assim como toda a proposta da história parece muito envolvente, pelo que vi da resenha a leitura vai melhorando a cada livro e o desenvolvimento prende o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!! Sim a história vai só melhorando e concordo contigo, compre a trilogia numa promoção porque quando você começar não vai querer parar hahahaha comigo está sendo assim!!! <3

      Bjokas!!!

      Excluir
  3. Rhys crush supremo <3. Ainda estou esperando um dia que ele vai aparecer na minha casa e me levar para a Corte Noturna (a esperança é a última que morre, rs). E o que falar da Corte dos Sonhos? Muito amor.
    Também me surpreendi quando li esse livro, a história foi desenvolvida de um jeito que nem imaginei. Você precisa ler Corte de Asas e Ruína, sério, rs.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, hahaha com certeza seria um sonho o Rhys aparecer e levar para a corte noturna. Esse livro nos surpreende bastante né? Nossa!! fazia tempos que não me envolvia tanto com uma leitura. Pode deixar que o terceiro já está separadinho aqui para ler :D

      Bjokas!!!!<3

      Excluir
  4. Oie! Corte de Névoa e Fúria deixa o primeiro livro no chinelo, né? Hahaha. Não sou a maior fã de Sarah J. Maas, não gostei do primeiro livro dessa série e até cogitei não dar continuidade, mas preciso admitir que paguei com a língua em Névoa e Fúria! Que livro! Também me apaixonei pelo grupinho poderoso, sobretudo Amren deusa! Minha personagem favorita, só perde pro Rhys (claro). Adoro ver a reação das pessoas quando lêem esse livro, pq ele se destoa muito da história apresentada e a evolui bastante! Enfim, adorei a resenha. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, esse livro é incrível, fiquei de cara com a capacidade da autora de trazer tantas emoções, informações e personagens bem construídos e cativantes, tudo em um livro só. Esse livro mexeu comigo de diversas maneiras. Também amo a Amren, ela é incrível demais, fiquei apaixonada por esse grupo e nem preciso falar do Rhys, homão perfeito hahaha!!!

      Bjokas! <3

      Excluir
  5. Olá Eloise, tudo bem? Olha essa é uma série que eu ainda não fiquei interessada em conhecer, mesmo depois de escutar a minha irmã falar sobre o primeiro livro durante dias a fio (kkk) afinal, ela ficou apaixonada pelo primeiro livro e odiou os outros.
    Gostei muito da sua resenha e fiquei curiosa para saber o que acontece com os personagens mas, estou mesmo fugindo dessas séries muito longas, quero começar algumas trilogias ou duologias que não tenham tantas páginas assim..rs!

    Beijos e Abraços VIVI
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  6. Se tiver releitura me chamaaaaa hahaha
    Gente que delícia, eu ia lendo sua resenha e os quotes e lembrando como essa saga foi espetacular MESMO!
    Linda resenha, poderia ficar horas aqui falando, mas vamos resumir em "extraordinário", isso que foi essa série!
    Eu li junto com a Jess e foi super legal pq ficamos surtando juntas no whats hahahaha tem revelações demaaaaais!!! E o capítulo da cabana... aiaiai, li 3x! kkkk
    Amarei eternamente esse grupo!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu babo nessa capa! Chama muito a minha atenção, mas ainda está na minha Wish List ❤️. É muito dificil conseguir essa profundidade do protagonista que você descreveu. Já me interessei muito mais.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Finalmente consegui ler essa resenha ♥
    E que resenha completa!
    Adorei o primeiro livro, apesar de ter pego alguns spoilers, mas nada que estragasse a leitura. Preciso me organizar para ler Corte de Névoa e Fúria e me preparar também, né? Pq as emoções são muitos!!
    Também tinha gostado do Rhys no primeiro livro, mas admito que ele ainda não é "isso tudo", mas sei que irá se tornar neste volume kkkkk
    Confesso estar receosa com o destino do Tamlin....
    Gosto da Feyre e que bom saber que mais algum partilha da minha opinião! Pois vi tanta gente falando que ela era fraca e tal.... e u não concordo! Ela é muito forte, mas é humana, erra, como todo mundo!

    Parabéns pela resenha, valeu a pena fazer aos poucos, hein?

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Topo