[Resenha] Segredo de Sangue



Resenha: Segredo de Sangue
Autora: Tess Gerritsen
Editora: Record
350 páginas

“O que parece óbvio nem sempre é verdade. Não ensinam isso na escola de detetives?” 

A detetive Jane Rizzoli se depara com mais uma cena brutal de assassinato onde uma jovem cineasta é morta em seu apartamento. A cena na qual a detetive se depara se assemelha a um filme de terror, onde o assassino é minucioso e muito inteligente. No entanto, há algo de muito estranho na cena do crime, não há agressão física, digitais, mensagens, nada, só o corpo da jovem morta, ou seja, a polícia não tem nenhum suspeito. A situação se complica quando outro assassinato acontece, de princípio não aparenta ter nenhuma conexão com o primeiro, mas a legista Maura Isles aponta uma pequena similaridade: a causa da morte é uma incógnita.


O livro é um suspense policial intrigante que te prende logo nas primeiras páginas. Fiquei envolvida com essa leitura e com os mistérios trabalhados na trama. A narrativa é feita em algumas partes em primeira pessoa pela personagem Hanna, que é uma jovem bem estranha, egocêntrica e insensível; e a maior parte é narrado em terceira pessoa onde acompanhamos a investigação feita pela detetive Rizzoli, seu parceiro Frost e a legista Isles (minha personagem favorita).

“Os mortos eram sempre uma boa companhia. Não faziam exigências, não esperavam favores. Não despertavam desejos.” 

“-Você faz isso por causa da escuridão. Nós duas a compartilhamos. A diferença é que eu não tenho medo dela, mas você tem. Você lida com o medo cortando-o com o bisturi, na esperança de revelar seus segredos. Mas isso não funciona, não é? Isso não resolve seu problema fundamental.

-Que seria...?
-Que ela está dentro de você. A escuridão faz parte de você.” 



“Os problemas reais não vêm da mentira; eles vêm da verdade.” 

“[...] uma rocha não é apenas algo em que se apoiar, algo para se manter em segurança. Também é algo que pode puxá-la para baixo, submergi-la sob as ondas.” 

Os capítulos são bem curtos, com uma leitura fluida e dinâmica que nos desperta muita curiosidade. Os acontecimentos e revelações não são nada previsíveis, pelo contrário, me surpreendi bastante com o desenrolar desse caso. A autora construiu personagens plausíveis que lidam não apenas com os assassinatos e trabalho, mas também com dilemas da vida, como família e romances, isso fez com que me aproximasse ainda mais de suas personagens.


“Monstros podem aparecer em diferentes formas e tamanhos, e os mais perigosos são aqueles que passam insuspeitos, aqueles em que se acha que se pode confiar.” 

“Um cadáver era capaz de revelar segredos que não eram meramente físicos; às vezes oferecia um panorama da personalidade que um dia habitara aquela carne. Fossem as pistas velhas, marcas de cortes nos pulsos ou pontadas de agulhas ou cicatrizes de cirurgias plásticas, todo corpo contava uma história sobre seu dono.” 


“[...] como qualquer coisa pode acontecer com a gente. A qualquer momento.” 

“[...] como pessoas até então racionais podem se tornar parte de uma turba ensandecida e perigosa.”

Um aspecto interessante é que Tess Gerritsen nos revela alguns acontecimentos vivenciados por suas protagonistas, e o melhor, sem dar nenhum spoiler. Isso porque esse não é o único livro com Rizzoli & Isles, a autora escreveu diversas histórias com essas personagens, no entanto, mesmo sabendo que este era mais um caso a ser resolvido pela detetive e legista, o livro apresenta uma história totalmente independente dos demais (e pelo que entendi cada livro nos revela um caso diferente, em nenhum momento é falado que as histórias são sequenciais e sim que é uma série cujos livros possuem as mesmas personagens tipo Agatha Christie com seu detetive Poirot- me corrijam se eu estiver errada), portanto não é necessário ler na ordem cronológica. Eu, por exemplo, conheci a autora agora, lendo seu último livro lançado e esse fato não comprometeu minha leitura.

**Caso tenha interesse segue a lista de livros na ordem que a autora escreveu:

*Série Romances de Suspense*
Chamada à Meia Noite (Record)
O Fio do Bisturi (Harper Collins)
O Delator (Harlequin)
Never Say Die (publicado nos EUA em 1992, ainda não publicado no Brasil)
Supostamente Culpada (Harlequin)
Peggy Sue Got Murdered - reeditado com o nome Girl Missing (publicado nos EUA em 1994, ainda não publicado no Brasil)
In Their Footsteps (publicado nos EUA em 1994, ainda não publicado no Brasil)
Thief of Hearts (publicado nos EUA em 1995, ainda não publicado no Brasil)
Sabor de Perigo (Record)

*Série Thrillers Médicos*
Harvest (publicado nos EUA em 1996, ainda não publicado no Brasil)
Vida Assistida (Record)
Corrente Sanguínea (Record)
Gravidade (Record)
O Jardim de Ossos (Record)
Valsa Maldita (Record)

*Série Rizzoli / Isles*
O Cirurgião (Record)
O Dominador (Record)
O Pecador (Record)
Dublê de Corpo (Record)
Desaparecidas (Record)
O Clube Mefisto (Record)
Relíquias (Record)
Gélido (Record)
A Garota Silenciosa (Record)
A Última Vítima (Record)
O Predador (Record)
Segredo de Sangue (Record)


A detetive e legista ficaram tão famosas que conquistaram sua própria série de TV: Rizzoli & Isles que já foi exibida aqui no Brasil pelo SBT e pelo canal TNT e conta com um total de 7 temporadas. Eu particularmente nunca assisti a série, mas já inseri na lista para futuramente, até porque quero ler mais livros da autora. Não costumo ligar muito de ler antes para assistir depois, mas quando se trata de investigação, prefiro fazer a leitura dos livros primeiro.

Se você quer se aventurar em um thriller repleto de mistérios e investigação, Tess Gerritsen é uma ótima opção. A autora apresenta uma narrativa instigante, primorosa e muito inteligente. Super recomendo!

Eloise G.F

18 comentários

  1. Olá, Eloise. Achei interessante as protagonistas serem mulheres, geralmente em livros de investigação são sempre homens.
    Mesmo não gostando de livros desse gênero, eu gosto de assistir filmes e séries desse tipo. Mas amei a resenha por me deixar com vontade de sair da zona de conforto. Beijos ~ Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis!
      Sim adoro quando colocam mulheres como protagonistas num gênero que vemos mais homens né. Esse livro é ótimo, se você curte as séries e filmes então irá se deliciar com essa trama. Estou animada para conhecer outras obras da autora!!!

      Bjokas!!!!

      Excluir
  2. Olá!!!

    Eu amo Tess Gerritsen! E adoro essa série. Eu parei no Gélido e preciso urgentemente ler os outros, ainda mais depois dessa resenha.
    Assisto também a série pela tv e até agora pelo que assisti são casos diferentes, não interferiu em nada com as leituras dos livros. Quando tiver a oportunidade assista. Vai gostar!
    Adorei sua resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, nosssaaaa adorei saber disso, vou procurar a série para começar a ver!!!! Menina estou louca para conhecer outros livros dela. Essa autora me conquistou em cheio!!!Muito Obrigada feliz que tenha gostado!

      Bjokas!!!

      Excluir
  3. Oii Eloise.
    Sou uma fã assumidissima do suspense e amei os pontos que voce colocou sobre a escrita da autora que eu não conhecia. Quanto mais ágil melhor e quanto mais minucioso mais instigante. Amei sua resenha.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Jess disse tudo!
      Que bom que gostou dos pontos levantados, é uma trama intrigante e uma leitura super fluida. Vale a pena conferir!

      Bjokas!!!

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Amo um bom suspense, fiquei muito feliz pela indicação. Gostei de saber que os capítulos são curtinhos, acho que isso ajuda bastante. Sua resenha está ótima, estou empolgada com a obra e pretendo pegar em breve para descobrir mais sobre o desfecho. Suas fotos estão maravilhosas, amei! :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Cecília fico muito feliz em saber que gostou!!! E quando puder leia sim, é uma ótima leitura!!! Também amo capítulos curtos, acho que dá uma maior dinâmica a trama.

      Bjokas!!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bom?
    Romance policial é meu gênero favorito de longe!!
    A capa desse livro é linda, e a história parece ótima. Adoro quando os casos parecem impossível de resolver.
    Eu não conhecia a autora, nem a série (de Tv e livro) e já irei anotar os dois.

    Dica anotada!
    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ally, também sou apaixonada por esse gênero. Quando puder leia sim, adorei demais a escrita da autora, está mais que recomendado!!!

      Bjokas!!!!

      Excluir
  6. Oii, adorei sua resenha!! Achei super interessante a maneira que a autora narrou os fatos intercalando entre primeira e terceira pessoa nos permitindo ter uma visão mais ampla dos ocorridos.
    Achei a capa maravilhosa e fiquei bem curiosa para saber o desfecho.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, a narrativa desse livro é muito boa. Também fiquei encantada pelo design do livro. Quando puder confira, é uma ótima leitura e o desfecho também é maravilhoso! Achei TOP!

      Bjokas!!!!

      Excluir
  7. Olá Eloise, sou gamada num thriller cheio de mistérios e investigações, e Tess Gerritsen é uma autora que quero muito conhecer, esse livro pela sua resenha que aliás ficou ótima parece ser daqueles de tirar o fôlego, mistério é comigo mesmo, bjus e um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, que bom que gostou. Se você aa o gênero acredito que irá adorar a escrita da Tess Gerritsen. Me envolvi demais com essa trama. Quero ler mais livros dela para ontem!

      Bjokas!!!!

      Excluir
  8. Pôxa que legal!!
    Eu amo Poirot!! hahaha
    Adorei conhecer essa série, é realmente o mesmo estilo e desperta nossa curiosidade!
    PS, que fotos maravilhosas, adorei o detalhe da vela!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, feliz que tenha gostado, adoro usar velas em fotos dá um charme né hahaha Também gosto muito do Poirot, ainda preciso ler mais da Agatha <3 Esse livro da Tess é envolvente, adorei demais conhecer a autora e acredito que as outras obras dela devem ser tão boas quanto. Vale a pena conferir <3

      Bjux!!!!

      Excluir
  9. Adorei a resenha e claro, as fotos lacradoras ♥
    Quero, não, preciso ler thrillers e romances policiais, são gêneros que tenho muita curiosidade para conhecer, mas acabo sempre adiando a leitura... só li um suspense/thriller que foi O colecionador de borboletas e adorei ♥
    Gosto de livros com capítulos curtos e que tenham sempre novas revelações, penso que nos instiga a querer ler mais e mais!

    Bj!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes, Obrigada linda!!! Super recomendo essa autora viu, ainda preciso conhecer outras obras dela, mas este livro já posso afirmar que é maravilhoso. Leia mais do gênero sim amiga, são leituras fluidas e deliciosas que te prende do início ao fim!

      Bjokas!!!

      Excluir

Topo