[Especial] Mocinhas de Época à frente de seu tempo



São inúmeras as personagens de livros ou filmes/séries de época que podemos destacar com personalidade forte, ousadas, destemidas e à frente de seu tempo. E como sou uma incurável amante do gênero não poderia deixar passar o dia das mulheres sem mencionar algumas das minhas preferidas.


Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito -  autora: Jane Austen): Nada melhor do que iniciar essa lista com a diva do romance. Austen é conhecida por suas histórias repletas de sátiras moderadas aos costumes da época em que vivia. A autora alfineta algumas banalidades presentes na sociedade inglesa como a importância de classe, diferenças sociais, a busca das mulheres em conseguir um BOM casamento que elevasse seu status social, entre outras coisas. Jane Austen nos trouxe muitas mocinhas queridas, mas a que irei destacar hoje é a querida e sensata Elizabeth Bennet. Lizzy é uma personagem com opinião firme e um ponto de vista imutável. Ela é uma ótima observadora, mas nem sempre acerta em seus julgamentos. Um ponto que me impressiona nessa personagem é seu amadurecimento ao longo da trama. Elizabeth é muito querida, uma personagem que ama ler, determinada, que se preocupa mais com bem-estar de sua família do que pelas regras impostas pela sociedade.


Hyacinth Bridgerton (Um Beijo Inesquecível – autora: Julia Quinn): Claro que gostaria de inserir TODAS as mocinhas Bridgertons nesta lista, mas para não ficar muito extenso vou colocar apenas a mais terrível de todas, nossa querida jacinto. Ela é a caçula dessa enorme e divertida família, mas não a subestime, acredito que não há ninguém do universo de Julia Quinn mais antenada do que Hyacinth (talvez Lady Whistledown, quem sabe). A jovem ama um bom debate, ama conversar e principalmente fofocar, tem personalidade forte, é ousada, espirituosa e extremamente inteligente. O ponto que mais me encanta em Hyacinth é o fato dela saber quem ela é e gostar de ser quem ela é. Sério, ela me inspira.

Calpúrnia Hartwell / Callie (Nove Regras a Ignorar Antes de se Apaixonar – autora: Sarah McLean): Eu escutei ousadia? Pois então vamos falar de Calpúrnia, a jovem que decide quebrar nove regras impostas pela sociedade. E não é qualquer regra não meus queridos, são situações consideradas escandalosas para uma mulher da época, tais como: fumar charuto, esgrimir, montar com as pernas abertas (a solução para a quebra desta regra específica foi beeeeeem interessante, obrigada Sarah!), dentre outras que poderiam comprometer a reputação da jovem dama. Mas Callie não tinha nada a perder, já era uma solteirona e queria mais que chutar o balde, portanto a querida Calpúrnia merece acima de tudo está nesta lista e não só pelo fato de quebrar regras, mas por ser divertida, verdadeira e muito determinada e ousada. Esse é um dos livros mais divertidos e sensuais que já li do gênero, um dos pontos que mais gostei foi o fato de retratar bem as dificuldades enfrentadas pelas mulheres da época.


Freyja Bedwyn (Ligeiramente Escandalosos – autora: Mary Balogh): Está aí uma personagem que não esperava gostar, pois afinal ela é um Bedwyn e exala arrogância e prepotência por onde passa, no entanto, não é que eu me encantei demais por ela, como também por toda essa família. Freyja é uma personagem forte, independente, língua afiada e muito verdadeira. Ela literalmente está cagando para as regras da sociedade. Um ponto que adorei é o fato de Freyja não ser uma beldade, mas independentemente disso, gostar de si mesma e se valorizar. Ela é uma mulher confiante, se está com algum problema ela vai lá e resolve, não fica de mimimi, vai direto ao ponto (COMO EU AMEI ISSO NELA).

Lillian Bowman (Era Uma Vez no Outono – autora Lisa Kleypas): Essa americaninha não poderia ficar de fora né. Lillian é um tanto indelicada para uma dama. Adora opinar, falar alto, ama jogar rounders, monta cavalo feito um homem (com pernas abertas), é orgulhosa, possui um senso de humor mordaz, fala algumas palavras não muito apropriadas para uma dama, ou seja, está longe de ser adequada para sociedade, certo? Pode até ser, mas Lillian não precisa ser uma dama para ser encantadora. Adoro tudo nessa personagem, sua sinceridade, lealdade e preocupação com aqueles que ama, sem mencionar o fato dela ser extremamente divertida. Não importa o volume que eu esteja lendo, quando Lillian aparece sei que darei boas gargalhadas.


Phaedra Blair (Lições do Desejo -  autora: Madeline Hunter): Uma dama que é totalmente contra as regras, que defende a liberdade e escolhas da mulher. Phaedra é sem dúvida uma das mocinhas mais radicais de romance de época. Uma mulher sagaz, bela e exótica, independente e decidida. Por andar com roupas escuras e cabelos soltos ao vento é considerada para alguns uma meretriz e para outros uma bruxa. Mas vocês acham que Phaedra se importa? Não, ela quer mais é ser ela mesma, uma mulher livre e estudada. É um livro que também aborda muito questões da posição da mulher na sociedade daquela época.

Lydia Grenville (O Último dos Canalhas – autora: Loretta Chase): eu vejo pouca gente falando dessa jovem e digo que vocês precisam ler esse romance e conhecer essa destemida jornalista. Lydia, assim como todas as jovens desta lista, é ousada, determinada, tem língua afiada e personalidade forte. Um ponto que acho interessante nessa história é que Lydia trabalha com reportagens sobre o sofrimento das meretrizes de Londres e vive numa batalha constante contra a prostituição de jovens, ou seja, nada muito comum para uma mulher da época (típico personagem criado pela Loretta Chase, adorooo). Para conseguir suas reportagens Lydia acaba se disfarçando, indo a lugares que mulheres não deviam ir resultando em cenas muito divertidas.


Beatrix Hathaway (série Os Hathaways - autora: Lisa Kleypas): Eu ainda não cheguei no livro que retrata o romance de Beatrix, contudo ela é uma personagem que marca presença desde o primeiro volume da série. Beatrix é uma jovem espirituosa, ama animais, é questionadora e muito comunicativa. Só o fato de ser uma Hathaway, uma família nada tradicional, já a deixa no nível das personagens desta lista (risos), mas ela tem um jeito único e adorável de ser, quem não a conhece pode até acha-la estranha, mas é uma personagem sagaz que sempre traz surpresas que resultam em cenas muito divertidas.

Ângela Olivério (Romance em San Marino – autora Lidia Rayanne): Uma jovem determinada, estudiosa, sonhadora, que entende de política e ama sua pátria. Ângela é uma jovem adorável e muito inteligente, busca sempre ensinar crianças a ler e compreender sobre a história e política de seu país, com intuito de formar melhores cidadãos. Eu admiro muito sua força de vontade e confiança. Um dos vários pontos que amo nessa história é justamente o fato da autora saber trabalhar tão bem o lado histórico do romance, não estamos em Londres, mas em San Marino e Ângela é a personagem que nos conduz por suas ruas. Foi através dela que aprendi a amar esse lugar que antes era indiferente para mim, mas que agora tenho um imenso carinho e até interesse de conhecer.


Claudia (A Mulher de Pilatos – autora: Antoinette May): eu li esse livro há algum tempo atrás e o que me encantou nele foi justamente a trajetória e o amadurecimento de Claudia (que será a futura esposa de Pôncio Pilatos) ao longo da trama. O livro é uma ficção que aborda como teria sido a vida dessa mulher e as consequências de suas decisões. É uma leitura envolvente, pois o leitor acompanha a personagem desde jovem. É um livro que aborda uma época mais antiga, que remete aos tempos de Jesus Cristo, e que soube trabalhar muito bem esse lado feminino na história, o ponto de vista de Claudia, romances proibidos, frustrações e alegrias que foram acontecendo ao longo de sua vida. Eu preciso reler este livro e trazer a resenha completa aqui, mas já antecipo que é uma ótima obra, fica a dica para leituras futuras. <3

Lady Sybil Crawley (série Downton Abbey): apesar de ainda não ter tido tempo de terminar essa série, essa personagem me cativou com seu jeito doce e delicado de ser e por ser uma pessoa que não se prende a regras e diferenças. Ela vem de uma família rica, portanto se comporta como uma dama, é educada e respeitável, mas tem ambições políticas e trata a todos como igual, mesmo seus empregados, inclusive ela até apoia uma empregada a seguir uma carreira (é muito lindo). Segue abaixo a cena que ela veste calças pela primeira vez (ADORO ESSA CENA).

Fonte: Pinterest

Bom, acabou ficando um post um pouco grande, mas essa não é nem metade de personagens fortes e determinadas que admiro (tanto das páginas como das telinhas), no entanto deixo o meu carinho a esse dia especial desejando a TODAS MULHERES MARAVILHOSAS, um FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER.  Caso vocês não conheçam essas personagens ou esses romances, não deixem de conferir porque selecionei os tops dos tops das galáxias (risos) e caso vocês tenham alguma personagem feminina que admiram muito vem compartilhar comigo aqui nos comentários. Pode ser do gênero de época/histórico ou não. Fiquem à vontade!

Bjokas da Elo! <3

16 comentários

  1. Essa postagem ficou emocionante, algumas personagens já li, amo cada uma e me animei muito a ler a história das que não conheço. Eu sou de lua em respeito a literatura de época mas confesso que depois do seu texto bateu muita vontade. Eu li os 6 livros dos Hatways em 5 dias de tanto que amei. ♥ Seu post me deixou animada pra incluir os RDE na TBR de novo! ~ Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que felicidade em ler isto Elis, fico muito feliz em saber que te animei. Romance de época é tão lindo e divertido, adoro porque são leituras leves e algumas autoras conseguem passar mensagens tocantes em suas narrativas. Essas personagens são maravilhosas né. Fico encantada com elas <3

      bjo bjo!

      Excluir
  2. Aiiii mdsssssssssss!!!!! Eloise eu amei, amei, amei, amei, amei (ta parei) essa postagem. Okay! Não conheço muitas personagens. Mas fiquei com vontade de ler.
    (√) Novos a TBR

    Eu concordo com você em tudo. Mulheres não são fortes apenas por fazerem coisas, mas também pelo conjunto da obra que apresentam.

    Estou muito apaixonada neste post. Socorro!

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah Jess que bom que gostou, fico muito feliz em saber. Anote sim e quando puder leia os que ainda não conhece porque todos citados são maravilhosos!!!

      Muito obrigada linda!
      Bjokas!

      Excluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Que postagem maravilhosa! Achei incrível, totalmente, meu deeeus! Sou apaixonada em Romance de Época, e acho que as mocinhas dão um peso muito maior a obra. De todas, a Jane Austen ganha com a Lizzy, que mulher! Amei suas escolhas :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília, muito obrigada, feliz que tenha gostado!!! <3
      A Lizzy precisa estar no topo né, uma mulher incrível criada por uma autora maravilhosa!!! Que bom que gostou!

      Bjokas!<3

      Excluir
  4. Que post lindo Elo :)
    Eu só conheço as duas primeiras moças e concordo que são inspiradoras!
    Espero ler as demais assim que puder!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, muito obrigada, que bom que gostou. Quando puder leia sim, todas as histórias são maravilhosas, espero que goste!!!

      Bjokas!!!!<3

      Excluir
  5. Olá, Elo! Sim, um post grande, mas maravilhoso! Por mais posts assim, porque adorei. Anotei várias recomendações aqui hahaha. Ontem finalizei Orgulho e Preconceito e estou apaixonada! Então imagina o tamanho da minha empolgação quando encontrei o nome da Elisabeth em primeiro na sua lista? E minha empolgação só aumentou quando veio Hyacinth (minha Bridgerton favorita), e depois Calpúrnia (amo também!). Se você me disser que existe um romance de época com uma boa mocinha à frente do seu tempo, é certo que já me convenceu a ler. Das que você citou, fiquei bastante intrigada com a personagem Lydia, principalmente porque nunca li nada da Loretta Chase. Amei o post, está incrível. Beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, fico muito feliz em saber que gostou. E que bacana que você leu Orgulho e Preconceito e adorou, esta obra é formidável. Siiim, Lizzy, Hyacinth e Calpúrnia são incríveis né. Conheça as outras sim, acredito que você irá adorá-las hahahah a Lydia é demais, espero que aprecie essa leitura também!

      Bjokas!!!!:D

      Excluir
  6. Oii!
    Ótimo post ♥ Das personagens citadas a única que li o livro foi a Calli (Calpúrnia) e sem dúvidas é uma ótima personagens e muito a frente do seu tempo!
    Tenho muita curiosidade em Orgulho e preconceito já que TODOS falam muito bem!

    beijão!
    https://blogperdidanasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Nove regras é maravilhoso né, que bom que gostou do post. Quando puder leia sim Orgulho e Preconceito pois é uma excelente leitura!!!!<3 Super recomendo!

      Bjokas!!!!:D

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não sou muito de romance de época, e isso não é segredo pra ninguém, mas adorei o post.
    Apesar de não gostar, conheço o gênero e ancho muito legal as autoras colocarem em seus livros mulheres fortes que não se deixam levar pelas regras da sociedade.
    A que mais me surpreende é Jane Austen, por fazer uma personagem dos dias atuais a 200 anos atrás ahahaha.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Ally, a melhor coisa é quando temos uma personagem feminina bem construída, determinada e a frente de seu tempo na trama. E concordo com você Jane Austen foi uma mulher incrível!!!

      Bjokas!!!

      Excluir
  8. Que post especial e lindo ♥
    Adorei as escolhas e mesmo não conhecendo a maioria, elas são de livros que quero muito ler!
    A Mulher de Pilatos é a única que ainda me é estranha, as demais já li algo a respeito :-)
    Elizabeth Bennet também estaria na minha listinha!

    Abraço!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes, acho que você iria adorar A Mulher de Pilatos, é um livro muito muito bom! Um romance histórico que vale a pena conferir. Obrigada linda, feliz que tenha curtido o post <3

      Bjokas!!!

      Excluir

Topo