[Resenha] Sedução ao Amanhecer


Sedução ao Amanhecer
Vol. II - Série Os Hathaways
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
256 páginas

*Não há spoilers do livro anterior*resenha sem spoilers*

No segundo volume da série “Os Hathaways” nos deparamos com a história da frágil e doce Winnifred Hathaway e do cigano misterioso Kev Merripen. O romance entre os dois é algo evidente e a química inquestionável, ou seja, nada pode impedir a união deste casal, certo? Errado. Mesmo amando Win loucamente, Merripen não quer assumir um relacionamento sério com ela, isso porque o cigano não se considera um partido ideal para a jovem dama.


Win pode até ser uma jovem debilitada, mas também é muito determinada. A jovem contraiu escarlatina há dois anos atrás, doença que afetou principalmente seus pulmões a deixando extremamente frágil. Sendo uma mocinha decidida a lutar por seu amor, Win opta a se distanciar da família e de seu amado por um tempo para cuidar de sua saúde na França. No entanto, ao retornar Win teria que enfrentar um outro obstáculo, convencer Merripen a também aceitar o que havia entre os dois, o que ela não imaginava é que mesmo mostrando o seu forte desejo e amor por ele, o mocinho teimoso e cabeça dura (bem que me falaram) a rejeitaria.


“Merripen jamais admitiria que gostava dela, sempre a trataria apenas como uma pessoa frágil que precisava de sua proteção. Uma borboleta de asa quebrada.” 

"Cada momento longe dela era agonia; cada momento com ela era a paz que jamais conhecera. Cada toque daquelas mãos nele lhe devorava a alma. Kev teria se matado antes de admitir tudo isso a alguém. A verdade estava enterrada fundo em seu coração."


“[..] não havia música, não havia farfalhar de folhas na floresta, não havia canto de pássaros que o agradasse tanto quanto a voz macia de Winnifred.” 

"Adoro fazer tudo o que não conseguia fazer antes. E de agora em diante vou seguir o lema 'A vida deve ser vivida em sua plenitude'."

Um aspecto muito interessante do volume é que a autora soube preparar a história para o início do romance entre o casal. Enquanto Win vai se recuperar fora a trama continua se desenrolando, Kleypas nos apresenta alguns flashbacks que são de grande relevância para a série. No primeiro volume, somos introduzidos brevemente a história da família e aos problemas que eles vem enfrentando, em Sedução ao Amanhecer compreendemos melhor como essa sucessão de mazelas se desencadeou. Portanto, no segundo volume, observamos de perto a chegada de Merripen a família Hathaway e os infortúnios que sobreveio a esta família nos últimos anos. Em nenhum momento a autora deixou o ritmo da história cair, pelo contrário, as personagens secundárias dão ainda mais charme ao romance, principalmente Leo Hathaway e a governanta, (estou empolgadíssima para ler a história dele), e a revelação sobre o passado de Merripen e a possível ligação com Cam Rohan dão um ar de mistério a trama. E falando em Cam, como não amar os momentos entre Amelia e Cam, que mesmo tendo pequenas participações nos fazem suspirar.

"Eu estava só pensando... Esta noite aquelas duas galinhas velhas irão para a cama sozinhas e com frio, provavelmente. – Um sorriso endiabrado distendeu os lábios de Amelia. – Enquanto isso, eu vou me deitar com um belo cigano que me manterá aquecida a noite toda."


“Os Hathaways eram estranhos, excêntricos e alegres, preocupados com livros, arte e música. Viviam em um chalé dilapidado, mas, em vez de consertar portas e buracos no teto, plantavam roseiras e escreviam poesia. Se a perna de uma cadeira quebrava, eles simplesmente empilhavam livros embaixo dela. As prioridades da família eram um mistério para ele.” 

"Esse foi só o começo do infortúnio dos Hathaways. Era como se uma maldição houvesse convertido a mesma medida da antiga felicidade em dor. “Os problemas sempre vêm em trio”, Merripen se lembrava de ter ouvido muitas vezes na infância, e para sua amarga infelicidade o ditado se mostrou verdadeiro."

"Os Hathaways haviam feito mais do que salvar a vida de Merripen. Eles também salvaram sua alma."


Neste romance pude conhecer e me afeiçoar ainda mais por essa família excêntrica e barulhenta. O livro conta com muitas cenas divertidas, apresentando uma leitura leve e fluida. No entanto, devo confessar que mesmo amando o romance, o casal principal não me conquistou como gostaria, e isso foi mais por conta de Merripen do que de Win. Eu adorei Merripen como personagem, ele tem bom caráter, é um homem que mesmo sendo carrancudo consegue ser amável e muito sedutor, mas como mocinho ele me decepcionou muito, claro que a autora nos faz compreender o lado dele e suas decisões, mas mesmo assim ele não entrou para meu time de mocinhos favoritos- sorry. Mas gostei da forma que tudo se desenrolou, o papel do Dr. Harrow (médico e pretendente de Win) na trama também foi bem interessante.

"Eu vou com você, ele pensou, seja qual for seu destino. "

"[...] seria difícil conquistá-lo, talvez impossível. Era como tentar atrair uma criatura selvagem para comer em sua mão. A relação deles ora avançava, ora retrocedia, o desejo e a necessidade do contato competiam com o medo."


"Win queria estar longe dele, do outro lado do mundo. Queria nunca mais vê-lo. E, ao mesmo tempo, seus sentidos o cobiçavam..."

"Deixe o passado para trás e olhe apenas para o que tem pela frente. Só então vai poder encontrar um novo caminho. Uma nova vida. É o que dizem os gadje... mas acho que também deve fazer sentido para os ciganos."

Em suma, é um livro que vale a pena ler, afinal gostar ou não de protagonistas é uma questão pessoal, e confesso que adorei cada página e me diverti muito com essa leitura. Mesmo que os romances de época tenham seus clichês, Kleypas apresenta sua própria essência e receita, adoro as histórias e situações que ela cria para suas personagens, e o melhor, ela foge do convencional o que deixa a história ainda mais interessante. O desfecho foi muito bom, no entanto, achei que algumas coisas poderiam ter sido resolvidas de outra maneira e teve uma situação específica que achei meio forçada, mas nada que desmereça o romance. Essa família é apaixonante, todos deveriam conhecê-los. Super recomendo!  


Segue algumas curiosidades sobre o romance:


Imagem do antigo Palácio de Cristal visitado por Merripen e Win:

Fonte: Wikipedia

Um pouco do vocabulário romani:
Vitsa- tribo familiar. 
Asharibe – meninos fortes lutadores de mãos nuas.
Rom baro- grande homem da tribo.
Drabengro- homem de venenos.
Biti Foki- o povo encantado.
Chavi - tratamento carinho para menina.
Kekkeno mushes puv-terra de ninguém.
Tinker patois- uma forma de falar diferente, uma gíria usada por ciganos urbanos.
Kako- forma respeitosa para chamar os mais velhos. 
Kumpania - usada para descrever um clã, um grupo unido por laços que não eram necessariamente de família.
Wafodu luvvu- dinheiro falso.
Devlesa avilan- foi Deus quem os uniu.
Kori-espinho.
Rom phuro-homem de idade avançada e muita sabedoria.
Moshto- divindade cigana 'deus de todas as coisas boas'.
Me voliv tu - eu te amo.
pliashka - cerimônia de noivado.
Jàdo -quele que vive distante dos ciganos.
Sastimos - saúde.
Ov yilo isi? - Tem coração aqui? que é o mesmo de perguntar se "está tudo bem?"

Eloise G.F

10 comentários

  1. Ei! Tudo bem?

    Eu amo a Lisa e acho ela uma escritora incrível. Não cheguei a ler essa série, mas acho que vou me apaixonar. Você falou sobre o mocinho ser cabeça dura, não sei se aguentaria haha Eu gosto de muitas paixão nos livros e alguma confusão depois, sou dessas :) Sua resenha está maravilhosa, conseguiu me passar o encanto das obras de Lisa, e eu amei suas fotos!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada Cecília!
      Menina também achei que não aguentaria Merripen com sua teimosia, porém ele é um personagem, do seu modo, encantador. Apesar de não ter entrado para minha lista infinita de crushes, tive um certo carinho por ele, mas queria bater nele muitas vezes também hahahah

      Bjokas!!!!

      Excluir
  2. Que legal esse vocabulario que deixou no final Elo!
    Fiquei surpresa com o enredo, uma rejeição muda tudo né? Amo esses romances e acho que esse tem aquele algo a mais para nos envolver e surpreender!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Lisa Kleypas consegue surpreender em seus romances, ela sempre traz questões interessantes, curiosidades e romances maravilhosos. O casal me surpreendeu muito e achei ótimo a forma que foi conduzida a história dos dois. Acredito que você iria gostar dessa série <3

      Bjokas!!!

      Excluir
  3. Oie. Tudo bem?
    Uma das coisas que mais me encantam na Leysa é a capacidade com o qual a autora tem de adicionar coisas ao livro. Eu ainda não li essa série dela, mas pretendo. Romances de época são o meu tipo de romance favorito e sua resenha quase me fez suspirar.
    Beijos.
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn que fofa Jess, fico feliz que tenha gostado da resenha <3 muito obrigada lindona!
      Sim, concordo com você, Kleypas tem um jeito único de escrever e criar suas personagens, adoro isso nela. Quando puder leia essa série sim. Estou amando <3

      Bjokas!

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Gostei muito da sua resenha.
    Eu não conheço a série e nem a autora, mas também não sou ligada em romance de época, por isso vou passar a dica.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      hahah tudo bem, sem problemas lindona, mas se um dia pensar em ler algo do gênero Lisa Kleypas é uma ótima opção.

      Bjo Bjo! <3

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Primeiro, suas fotos são LINDAS,sempre as vejo no Instagram e fico admirando. Eu não sou muito de ler romances, sou mais da fantasia e do terror. Mas adorei o POST.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah muito obrigada, fico tão feliz que tenha gostado e que aprecia minhas fotos, obrigada mesmo!
      Também amo uma boa fantasia e terror, sempre vario entre esses dois gêneros, romances e thrillers <3 Adoro demais!

      Bjux!!!!

      Excluir

Topo