Odd
e os Gigantes de Gelo
Autor:
Neil Gaiman
Editora
Rocco
128
páginas
A
história de Odd se passar em um antigo vilarejo viking localizado na Noruega.
Seu nome significa “a ponta de uma
lâmina”, um nome que deveria trazer sorte, no entanto, Odd não é um menino
muito comum e a sorte está longe de ser sua melhor amiga. O menino perdeu o pai
cedo numa incursão marítima e semanas depois ele próprio sofrera um acidente
que prejudicou uma de suas pernas.
Para a maioria das pessoas o nome de Odd combinaria melhor com a palavra de origem inglesa, que traduzindo
para o português significa “esquisito”, isso porque os habitantes do vilarejo não
conseguiam entender por que Odd continuava tão calmo e sorridente mesmo diante
dessas duas desgraças que ocorreram em sua vida, afinal ele perdeu o pai e logo
em seguida se tornou um inválido, mas mesmo assim o rapazinho mantinha o
sorriso no rosto.
“Odd é uma palavra inglesa para ‘esquisito’ naquela época, Odd
significava a ponta de uma lâmina, e era um nome que trazia sorte.”
Durante um inverno rigoroso Odd decide ir até a cabana de lenhador que havia dentro da floresta e que fora construída pelo seu pai. Ali era um ótimo local para ficar distante de todo o povo hostil do vilarejo. Contudo, Odd acaba recebendo uma visita inusitada de uma pequena raposa. Por algum motivo Odd acredita que ela quer que ele a acompanhe e decide seguir o animal que acaba o levando ao encontro de uma águia e um urso. Mal sabia ele que o encontro com essas três criaturas iria lhe proporcionar uma grande e perigosa aventura. Odd precisava ajudar as criaturas a retornar a Asgard, a cidade dos deuses, e conseguir derrotar os Gigantes de Gelo que conseguiram dominar o lugar.
Durante um inverno rigoroso Odd decide ir até a cabana de lenhador que havia dentro da floresta e que fora construída pelo seu pai. Ali era um ótimo local para ficar distante de todo o povo hostil do vilarejo. Contudo, Odd acaba recebendo uma visita inusitada de uma pequena raposa. Por algum motivo Odd acredita que ela quer que ele a acompanhe e decide seguir o animal que acaba o levando ao encontro de uma águia e um urso. Mal sabia ele que o encontro com essas três criaturas iria lhe proporcionar uma grande e perigosa aventura. Odd precisava ajudar as criaturas a retornar a Asgard, a cidade dos deuses, e conseguir derrotar os Gigantes de Gelo que conseguiram dominar o lugar.
“Já vi arco-íris na neve algumas vezes
[...]. E pensei, gelo é apenas água, então deve haver arco-íris nele também.
Quando a água congela, os arco-íris ficam presos nela, como peixes em uma
piscina rasa. E a luz do sol os liberta.”
“O mundo tinha um cheiro diferente, para
começar. Tinha um cheiro de vivo. Tudo que olhava parecia mais aguçado, mais
real, mais lá.”
Agradável,
fluida e divertida, esse é o tipo de leitura que você lê em uma tarde. A
história de Odd aborda muito mais do que mitologia nórdica e vikings, fala
sobre determinação, coragem, fé, a importância de um diálogo e a sabedoria com
as palavras. Odd não é um menino estranho
ou esquisito, ele é um menino incrível, com um coração puro e verdadeiro.
Foi uma leitura que me deixou leve e feliz e que conquistou meu coração.
“Falar é de graça – disse Odd- , mas o
homem sábio escolhe quando gastar suas palavras.”
“O homem sábio sabe quando deve se
manter em silêncio. Apenas um tolo diz tudo o que sabe.”
Os
livros de Gaiman sempre me tocam dessa maneira, não importa se fala sobre
mitologia, ou se é uma fantasia sombria, um livro adulto, infanto-juvenil,
graphic novel, ele não perde sua essência. Esse foi o menor livro que já li do autor e afirmo que
independentemente do tamanho Gaiman sempre me conquista e me surpreende. É definitivamente um dos meus autores favoritos. Outro ponto positivo do livro são as belíssimas ilustrações produzidas pelo artista Brett Helquist (mesmo artista que ilustrou Desventuras em Série) que dialogam perfeitamente com o texto.
“[...] Odd se obrigou a continuar
andando, um passo de cada vez, relembrando de quando caminhava com facilidade e
nunca pensara duas vezes sobre o milagre que era pôr um pé na frente do outro e
trazer o mundo em sua direção.”
“-Mágica- disse Odd, e sorriu, e pensou,
Se mágica significa deixar que as coisas façam o que queriam fazer, ou sejam, o
que queriam ser...”
Para
quem curte mitologia nórdica é importante ressaltar que esse é um tema presente
e abordado em muitas de suas obras. Não deixem de conferir esse pequeno livro
cuja história se torna tão grande em nosso coração. Super recomendo!
Eloise G.F
Oiie.
ResponderExcluirNeil Gaiman é o único escritor que realmente consegue me fazer amar a literatura juvenil. Não é porque ele escreve para crianças que se torna clichê ou razoável. Percebo que esse livro traz isso. Compaixão, amor, alegria, esperança.
Dica anotada. Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
Oi Jessica!!!
ExcluirSim Gaiman conquista e cativa o leitor de uma forma única, esse cara tem uma fórmula hahaha. Adoro ele!!! Esse livro é puro amor, super indico!
Bjokas!
Elo!
Olá!
ResponderExcluirAinda não li nada do autor, mas tenho imensa vontade, pois sempre vejo boas críticas e sempre parecem livros cheios de sentimentos.
Achei tão fofa a história de Odd e tão cheia de mensagens! Com certeza, esse vai para minha lista.
Sem dizer que amei a edição e saber sobre as ilustrações. Maravilhoso!
bjs
Fernanda
Oi Fernanda,
ExcluirSim, vale muito a pena ler os livros de Gaiman, outros que amo são Coraline, O Livro do Cemitério, O Oceano no Fim do Caminho...adoro a escrita dele. Geralmente, os livros infantis dele vem com ilustrações, e sempre dialogam perfeitamente com a história.
Confira Odd sim, é muito amor!
Bjokas da Elo!
Olá, todo bem?
ResponderExcluirMenina, adorei esse Post. Já li alguns artigos livros do Neil Gaiman mas ainda não tinha ouvido falar desse. A edição parece antiga e é linda demais. De que ano é? Fiquei muito curiosa.
Bjs
Oiii!!!
ExcluirEssa edição é de 2009. Ah quando puder leia, é muito fofo <3 Eu também amei essa edição, fico namorando esse livro XDXD
Bjokas!
Elo!
Hello,
ResponderExcluirnunca li nenhum livro dele dá pra acreditar? É um nome muito citado nos instas literários mas eu nunca me interessei de verdade e me parece tão bom. Como a lista de fevereiro ta grande vai ficar para a de março. rsrs
bjs
Oi Bruna!
ExcluirQuando puder confira algum livro dele, Gaiman arrasa.Indico para iniciar: O Livro do Cemitério ou Coraline, são livros curtos, com uma narrativa primorosa e histórias que conquistam.
Bjokas!
Elo!
Que história incrível olha eu tbm sou do grupo que nunca leu nada do Neil Gaiman mas ja tenho alguns na minha wishlist fiquei curiosa com esse livro. As vezes reclamamos da vida mas se olharmos pra trás veremos que existem pessoas em situação bem pior. Gostei muito da resenha beijos linda !
ResponderExcluirOiii!
ExcluirQue bom que gostou, vale muito a pena conferir Gaiman. Gosto muito da escrita dele e até hoje não me decepcionei com nenhum livro. Quando puder dê uma conferida.
Bjokas da Elo!<3
Oie
ResponderExcluirQue resenha incrível. Os livros do Neil Gaiman também me tocam muito. Apesar de só ter lido dois livros dele, amei a escrita dele e já quero ler tudo kkk ele arrasa demais e adoro essa pegada dele de sempre colocar algo de mitologia em seus livros. Quero muito ler Mitologia Nórdica e esse da sua resenha, pois adoro o universo Viking, certeza que eu leria em uma tar também. Amei o post.
Bjos, Bya! 💋
Oi Bya,
ExcluirFeliz que tenha gostado, muito obrigada!Sim Gaiman tem uma forma única em sua escrita, os livros dele são ótimos. Também estou louca para ler Mitologia Nórdica, é tão bom quando autores que amamos abordam temas que nos interessa né.
Bjokas linda!
Elo!<3
Nossa que incrível!Ainda não conhecia esse livro mais já quero ler. Amo aventuras assim que nos despertem a curiosidade, e façam sentir diversos sentimentos enquanto a lemos, e foi isso que sua resenha me passou <3
ResponderExcluirAdorei a resenha e as fotos!
Beijos
Oiii!
ExcluirSim, livros assim são ótimos né. E o melhor Odd passa tudo isso em pouquinhas páginas. Acho incrível o autor que consegue trabalhar assim. Muito Obrigada feliz que tenha gostado <3
Bjokas da Elo!!! <3
Ei! Tudo bem?
ResponderExcluirGosto muito do Gaiman, apesar de não ser tão fã de fantasia. Livros curtos que a gente pode ler em uma tarde realmente me interessam, principalmente quando a leitura é fluída e divertida. Não costumo dar muitas chances para fantasias, mas sua resenha e suas fotos me convenceram totalmente de que eu devia olhar mais esse lado :)
Beijos!
http://www.as365coresdouniverso.com.br/
Oiii!
ExcluirFico feliz em saber que dará uma oportunidade a essa leitura <3 é muito fofo, espero que goste!! :D É bom ler livros curtos também principalmente quando estamos de ressaca, é algo que sempre recorro hahaha
Muito obrigada!
Bjokas da Elo!
Olá!
ResponderExcluirGanhei o Mitologias Nórdicas desse autor e estou louca para ler. Interessante que ele use essa temática em vários livros e de maneiras diversas. Já quero conhecer Odd também.
Beijo!
gatitaecia.blogspot.com.br
Oi Tati,
ExcluirSim, adoro quando o autor trabalha com uma mesma temática em vários livros, e Gaiman curte muito mitologia nórdica, também estou louca para ler esse livro dele inclusive. Quando puder leia Odd, esse livrinho conquista <3
Bjokas da Elo!<3
Oieee,
ResponderExcluirAinda não li nada desse autor, mas ele tem estado já algum tempo em minha lista e esse vai ser outro título que irei colocar lá ;)
Amei a resenha, excelente parabéns!
Oiii,
ExcluirMuito Obrigada, quando puder leia algum livro do Gaiman, é realmente muito bom!<3
Bjokas da Elo! <3
Oi Eloísa, já me apaixonei por esse livro de cara, só pela sua resenha.
ResponderExcluirNão tenho nenhum livro sobre Mitologia Nórdica. Esse personagem parece ser uma fofura e meu Deusss o livro ainda vem com ilustrações, adoroooo, parabéns pela resenha, já adicionei a minha lista, bjus e bom domingo.
Oiii!
ExcluirAh que bom que gostou, é uma leitura deliciosa, vale apena conferir. Gaiman adora trabalhar com mitologia nórdica, caso tenha interesse há também outros livros dele, como Deuses Americanos e o livro Mitologia Nórdica. Muito obrigada!!!
Bjokas da Elo!
Só li um livro do Gailman até hoje e gostei, não amei e por isso não li outros, mas prometi para uma amiga minha que daria mais uma chance para tentar amar ele. E esse livro parece um que eu possa amar, vou anotar aqui, tenho certeza que é impossível não gostar do esquisito, mas maravilhoso e incrível Odd.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Bjo
~ Danii
Oi Danii,
ExcluirSim concordo com sua amiga, se não rolou num primeiro tente outro, as vezes aquela história não te conquistou, mas o autor tem muitas outras, quem sabe a próxima leitura te conquiste. Odd é uma fofura, espero que goste!!!
Bjokas da Elo! <3
Olá! Eu adoro Neil Gaiman e quero ler tudo o que ele escreve. Sou apaixonada por mitologia, seja nórdica, celta... Enfim, rs. Adorei a sua resenha, gosto muito de infanto-juvenil, junto com esses outros elementos então, pode ter certeza que já adicionei na minha wishlist. A edição parece uma graça também, ein? Achei essas ilustrações uma fofura. Obrigada pela recomendação, adorei! Beijos.
ResponderExcluirhttps://abducaoliteraria.wordpress.com
Oi Gisele,
ExcluirSou exatamente como você, adoro assuntos que envolvam mitologia e quero ler tudinho do Gaiman hahaha Odd é realmente uma fofura, uma leitura curtinha e adorável. Amo livros com ilustrações e adoro o fato de Gaiman aderir isso em seus livros. Espero que você goste deste também!!!
Bjokas da Elo <3
Adorei sua resenha e suas fotos. O livro parece ser bem bonito. Eu até hoje li apenas 1 livro do Neil Gaiman e amei. Estou lendo Mitologia Nórdica e amando tb, adoro histórias mitológicas. Esse eu não conhecia e já quero.
ResponderExcluirOiii,
ExcluirQue bom que gostou!!! Estou louca para ler Mitologia Nórdica também, adoro que Gaiman aborde esse assunto em seus livros.
Quando tiver a oportunidade leia Odd é muito fofo <3
Bjokas da Elo! <3
Olá.
ResponderExcluirLi apenas um livro do Neil Gaiman por enquanto, mas já planejo as próximas leituras do autor e com certeza este livro estará na lista.
Adorei as fotos!
xoxo
Olá,que bom que gostou!<3
ExcluirQuando puder leia sim, esse livro é uma fofura!! Gaiman arrasa!
Bjokas da Elo! <3
Olá, tudo bom? Gosto muito de livros que tenham mitologia, mas nunca li nada do autor, acredita?
ResponderExcluirPela sua resenha, esse livro parece o mais jovial do autor, e isso me atraiu bastante! Que bom que gostou tanto da obra.
Beijos, Ally.
Amor Literário
Oi Ally, que bom que curtiu a resenha, quando puder leia algo do autor. Neil Gaiman apresenta uma narrativa cativante e trabalha com livros e graphic novel para várias faixa etárias.Odd é muito bom, uma leitura leve e agradável <3
ExcluirVale a pena conferir!
Bjokas da Elo! <3
Ola, eu não conhecia o livro e não sou muito fã do Nil ... esse livro parece ser interessante. Mais não faz parte do genêro literario preferido. Então passo a dica
ResponderExcluirOlá Lara, que pena que não curte Neil Gaiman, quais livros que você já leu dele?
ExcluirAbraços!!!
Alguém tem Odd e os Gigantes de Gelo para vender? Fiquei bastante interessado mas não o encontro em lugar algum.
ResponderExcluir