[Dicas da Eloise] Mangás – Sessão Nostalgia II


Olá pessoas! Tudo bom?
Como havia prometido segue a segunda parte do post referente aos mangás. Na postagem anterior, apresentei algumas dicas de leituras e hoje também farei isso (lembrando que é sessão nostalgia, então não falarei de lançamentos ok), mas hoje será ainda mais especial, pois vou falar de séries que considero MUITO e que conquistaram meu coração.

Evangelion é uma série de ficção científica que conheci através de seu animê (na verdade, o primeiro contato que tive com os mangás citados nesse post foi através de suas animações). Não tem como não se apaixonar ou se envolver pelo roteiro dessa série, sem mencionar as personagens que me cativaram a cada capítulo com suas personalidades distintas e marcantes. Mas, a gente (quase) sempre precisa ter um favorito certo? E apesar de amar grande parte das personagens, não posso negar minha insana PAIXÃO pela Asuka, me divertia horrores com sua personalidade ácida e jeito petulante (não são todos os personagens assim que me conquistam, mas ela é exceção). Devo ter assistido o animê umas três ou quatro vezes no antigo canal Locomotion, e apesar do animê não ser muito fiel ao mangá era algo que não conseguia parar de assistir. Por isso, quando lançou o mangá no Brasil, não restava dúvidas que era algo que eu realmente queria/precisava ter na minha coleção.

Sinopse (site JBC): O enredo de Evangelion se passa em 2015, em um mundo que acabara de ser reconstruído após a dizimação de metade da humanidade na catástrofe que ficou conhecida como “Segundo Impacto”. O Japão ganha uma capital provisória, a Tokyo-2, cujo Governo promove a construção da futura capital denominada Tokyo-3. Mas a construção da nova metrópole serve apenas de fachada para erguer uma cidade-fortaleza com tecnologia altamente avançada para resistir à ofensiva dos Anjos, monstruosos seres, cujo ataque já havia sido previsto pela humanidade. A organização especial paramilitar, denominada NERV, foi incumbida da missão de combater tais ameaças usando mechas gigantes chamados de Evas, que são pilotados por jovens rigorosamente selecionados. Um deles é Shinji Ikari, um tímido adolescente. Na realidade, há mais de dez anos ele foi abandonado pelo pai, Gendo Ikari, atual comandante supremo da NERV. Aos 14 anos, Shinji é chamado por ele para pilotar o incrível EVA-01, a última esperança da humanidade na batalha contra os Anjos. Assim dá-se início a uma aventura inigualável em que ficção científica se mistura aos sentimentos mais complexos e profundos do ser humano.

Samurai X é uma série que se passa no período Meiji (1867-1912) no Japão. Mesmo sendo ficção, o enredo aborda um pouco sobre a história e costumes do país nesse período, o que te deixa ainda mais envolvido com a trama e suas personagens. É uma história envolvente, que apresenta intrigas, humor, um leve romance e muitas lutas que te deixam com coração na mão.
Sinopse (site JBC): Na Era Meiji, um espadachim promete nunca mais voltar a matar e se torna um andarilho. Samurai X foi lançado em 1994 no Japão, sob o título de Rurouni Kenshin. Escrito por Nobuhiro Watsuki e publicado originalmente nas páginas da revista Shonen Jump, da editora Shueisha, o mangá narra as aventuras de Kenshin Himura, um homem que proibiu a si mesmo de matar pessoas. Na verdade, ele é Battousai, o Retalhador, um dos monarquistas que abriu caminho para uma nova era na história do Japão, durante o Bakumatsu – guerra que deu fim ao sistema feudal no qual o país estava mergulhado havia séculos. Kenshin abandonou as batalhas e se tornou um pacífico andarilho. Depois de 10 anos peregrinando pelo Japão, Battousai encontra no Dojo Kamiya, da bela e explosiva Kaoru, o lar que nunca teve. Sua fama e seu passado, porém, jamais o abandonaram. Ele conta ainda com novos inimigos que surgem para desafiar o lendário Retalhador. Para manter a sua promessa de não matar e ainda proteger seus amigos, o herói carrega consigo uma Sakabatou (espada de lâmina invertida), com a qual enfrenta seus novos desafios.


Full Metal Alchemist é e-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e! Acredito que essa seja a melhor palavra para descrever essa série. Meu primeiro contato com FMA foi com o animê que estrou na Animax em 2005. Contudo, há um outro animê que estreou em 2009, intitulado Full Metal Alchemist: Brotherhood. FMA apresenta uma trama inteligente, tocante, repleta de ação e muitos mistérios. Só de escrever esse pequeno trecho meu coração aperta, sinto falta dos irmãos Elric.

Sinopse (site JBC): Nada pode ser obtido sem uma espécie de sacrifício. É preciso oferecer em troca alguma coisa de valor igual. Esse é o princípio básico da Alquimia, a Lei da Troca Equivalente. E foi acreditando que essa lei fosse absoluta que os irmãos Edward e Alphonse Elric quebraram o maior tabu entre os alquimistas: realizaram uma transmutação humana para trazer de volta à vida sua mãe. Mas tudo deu errado. No processo, Ed perde a perna esquerda e, para salvar ao menos a alma de seu irmão mais novo, ele sacrifica seu braço direito para fixá-la a uma armadura medieval. A partir daí a dupla parte em uma jornada em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual acredita-se ser capaz de aumentar os poderes de um Alquimista. O plano dos irmãos é usá-la para ter seus poderes ampliados e assim trazerem seus corpos de volta. Para tanto, Edward se torna um Alquimista Federal. Mas, pouco a pouco, ele e Al vão desvendando os mistérios que envolvem a Pedra Filosofal e toda uma trama conspiratória envolvendo o governo, alquimistas e estranhos seres dotados de incríveis poderes conhecidos como Homúnculos. Todos fazem parte de um mesmo grande círculo de transmutação que tem em seu centro os Irmãos Elric.


Sailor Moon é o meu xodó. Passei minha infância sendo uma guerreira mágica que luta pelo amor e a justiça. A animação é bem extensa (passou na antiga Manchete e também no Cartoon Network), porém assisti tudo com muito carinho várias e várias vezes (risos). Já o  mangá foi outra história, lançado no Brasil apenas em 2014, a JBC lutou para licenciá-lo passando por alguns problemas burocráticos e pela não vontade da autora em publicar seus mangás fora do Japão naquele momento. Me lembro muito bem dessa batalha e a minha enorme frustração em não ter uma das minhas séries favoritas. Ainda bem que a JBC conseguiu e hoje tenho minha coleção fofa na estante.

Sinopse (site JBC): Usagi é uma ginasial de 14 anos. Como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa. Em um encontro, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo Luna, uma gatinha falante, e através dela descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, recebe uma grande missão! Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o misterioso homem mascarado que ela acha lindo é amigo ou inimigo e proteger uma princesa! Mas nada disso é tão difícil para ela quanto acordar cedo para ir à escola. Será que ela consegue?!

É isso pessoal! Está sendo muito bacana compartilhar com vocês o meu eterno carinho por esses quadrinhos japoneses e futuramente penso em trazer mais dicas a respeito.

Mas, e vocês? Já leram ou assistiram alguma dessas séries? Gostam de ler mangás ou outros quadrinhos? Compartilhem comigo!<3

Bjokas!

Eloise G.F

4 comentários

  1. Eu não leio tanto mangá na proporção que assisto animes, mas mesmo não tendo lido o mangá também considero FAM maravilhoso. Deu até uma vontade de assistir novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, hj em dia tenho assistido bem menos animê também. Só que quando fiz esse post me deu uma saudade enorme de reassistir uns clássicos e conhecer os novos da temporada hahahhaha

      Bjus!!!!

      Excluir
    2. Tenho uma conta no site My Anime List e lá tenho marcado todos os animes que já vi e os que pretendo assistir. A lista para assistir só vai crescendo (como a de livros no skoob hahaha), mas vira e mexe quero rever algum que já vi a muito tempo. Tem vários ótimos! <3

      Excluir
    3. Sei como é Renata haahahha eu tbm sou assim a lista só cresce. Mas é verdade o que você disse, sempre dá uma saudades de rever algum! <3

      Excluir

Topo