[Séries de TV] 13 Reasons Why


13 Reasons Why é uma das mais novas séries da Netflix baseada no romance Thirteen Reasons Why (Os 13 Porquês) de Jay Asher. Adaptada por Brian Yorkey, a série gira em torno dos motivos que levaram a jovem Hannah Baker (Katherine Langford) a cometer suicídio.


A trama se desenvolve sob o ponto de vista do personagem Clay Jensen (Dylan Minett), amigo de Hannah, que para sua surpresa, recebe uma caixa de sapatos contendo fitas-cassete gravadas por sua amiga antes de morrer. Clay é  um jovem tímido que tem problemas de ansiedade e ataques de pânico, é apaixonado por Hannah e ficou arrasado pela sua morte. É um personagem que vai crescendo na série e busca a todo momento fazer justiça pela amiga. Clay se surpreende ao ouvir as fitas com os relatos de Hannah, que explica os motivos que a levaram a tirar a própria vida. Cada lado das fitas abordam uma história que envolve ela e outra pessoa, são treze gravações, levando, consequentemente, a treze razões. Mas o que deixa Clay mais confuso e surpreso é saber que ele está em uma das fitas...que ele é um dos treze.

"Que bom que ainda está ouvindo. Está se divertindo? Deve estar se perguntando quem é o próximo e por quê? É você? O que você fez? Como acabou nestas fitas? Talvez tenha feito algo cruel. Ou talvez só tenha observado acontecer.Talvez nem tenha percebido que estava sendo cruel. Talvez não tenha feito nada. E talvez devesse ter feito.Tarde demais. Acho que sabe exatamente o que fez.E depois destas fitas nunca mais vai esquecer.Eu não vou."

O passado e o presente são retratados paralelamente, sendo o primeiro narrado por Hannah e o segundo guiado por Clay que ouve as fitas e toma suas decisões a respeito do que escuta. As situações vivenciadas por Hannah abordam desde bullying a invasão de privacidade e estupro. Todos os temas foram retratados de forma séria, real e madura.

Fonte: IMDB

Fonte: IMDB

Fonte: IMDB
  
Assisti todos os episódios nesse final de semana e quando terminei não consegui parar de pensar na série e em seu conteúdo. Hanna Baker é uma jovem ingênua e romântica que busca se enquadrar no famoso High School (Colegial) e encontrar seu par perfeito, mas parece que todas as suas decisões levam a situações constrangedoras que a deixam mais e mais infeliz com a vida. Eu assisti a série pensando a todo momento “e se?”. E se ela não tivesse ido aquele lugar? E se aquele garoto não tivesse feito aquilo? Ou se ela tivesse conversado com os pais ou com Clay? Foram muitos e muitos “e se?”. E acredito que esses questionamentos devem ser, muitas vezes, levantados quando perdemos alguém, principalmente nessas circunstâncias.


Muitas vezes não imaginamos o quanto mau podemos fazer a alguém por uma simples brincadeira. Hannah acaba passando por diversas provações e na maioria das vezes tem dificuldade de passar por cima delas. Ela até consegue se impor diante de algumas, porém as pessoas constantemente traem sua confiança e ela acaba se sentindo solitária, perdida e confusa sem saber por onde caminhar ou a quem recorrer. Um ponto que amei na história é que nenhum personagem é perfeito – nem mesmo Hannah ou Clay- todos possuem erros e defeitos, porém alguns tentam corrigir, outros preferem fingir que não aconteceu e outros preferem culpar o próximo.

É interessante que a série aborda a adolescência de uma forma séria dando credibilidade aos problemas que esses jovens passam, sendo que muitos desses adolescentes são como Hannah ou Clay, não sabem como pedir ajuda ou iniciar uma conversa com os pais, afinal é uma fase da vida de transformações, confusão e de fortes emoções. São pessoas que enfrentam dilemas reais, cujos problemas podem causar cicatrizes e mudanças permanentes. É bem interessante a mensagem que a série passa a respeito de bulliyng / cyberbullying, violência sexual (desinformação dos jovens sobre o que é consentimento), relação pais e filhos, e sobre esse assunto tão delicado que é o suicídio.

Além dos 13 episódios, a Netflix disponibilizou um especial denominado “13 Reasons Why: Tentando Entender os Porquês”, nele podemos ver a preocupação da produção e direção da série em retratar uma história real que atingisse os jovens. É importante ressaltar que  o suicídio não deve ser visto nem mesmo como opção, há muitas saídas para resolver os problemas, procure sempre conversar e desabafar com familiares e amigos, se nada deu certo busque ajuda de um profissional. Se você está na posição de pai, mãe ou amigo observe e tente captar os sinais, às vezes aquela pessoa que tanta amamos está na pior, mas pensamos tanto em nossa rotina e resolver os problemas triviais do dia-a-dia que acabamos nem olhando ao redor. Acredito que a série aborda assuntos para se pensar e refletir, e como afirma Clay “Precisa Melhorar. O modo como nos tratamos e cuidamos um do outro. Precisa melhorar de algum jeito.”.

PrintScreen

Netflix e toda produção estão de parabéns, a série ficou muito bem produzida, os atores e atrizes fizeram um trabalho impecável na construção dos personagens. Tudo foi retratado de forma muito real e verdadeira. Se você ainda não assistiu, não deixe de conferir, super recomendo!!!


Eloise G.F

2 comentários

  1. Ótima resenha, retratou tudo com precisão, Eloise!

    Pelo que você descreveu a série representa bem o que acontece no livro e, pelo visto, um pouco mais já que tem de estender a história para formar os treze episódios. Acho que a principal diferença na trama é que no livro o Clay ouve as fitas sem parar, vira a noite acordado, já na série, ele escuta as fitas em alguns dias e, nesse intervalo de tempo, frequenta a escola. Quanto a isso não há problema, afinal o livro precisa ser adaptado para se tornar uma série. Quanto a segunda temporada, qual a sua opinião sobre isso, acha que precisa de continuação?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caline <3 Que bom que gostou!Pretendo também ler o livro futuramente, gostei bastante dessa história e das mensagens que ela passa.
      Então sobre a segunda temporada, é complicado né. Me dá um pouco de alívio em saber que o autor vai estar por trás do roteiro, porém mesmo assim dá aquele receio de estragar algo que já estava bom. Mas vamos torcer pra ser uma continuação tão boa quanto sua primeira parte :D

      Bjus e obrigada pelo comentário!!!

      Excluir

Topo