[Especial] Literatura Gótica


O Gótico é um gênero que explora limites da imaginação. É caracterizado pela presença de cenários sombrios e macabros (como castelos, igrejas, cemitérios e ruínas) e seres sobrenaturais (como fantasmas e vampiros). O especial de hoje abordará sobre o clima de mistério e terror que abrange o cenário Gótico na literatura, e não há dia mais lindo pra comentar sobre esse assunto do que uma sexta-feira 13, não é mesmo?


O gênero nasceu na Inglaterra e Alemanha no final do século XVIII e início do século XIX. Obras como O Castelo de Otranto, do autor Horace Walpole, Os Mistérios de Udolpho, da autora Ann Radcliffe e Noturnos, de E.T.A Hoffman são considerados elementos fundamentais da literatura gótica, sendo a obra de Walpole considerada a precursora do gênero.

Geralmente, a literatura gótica é ambientada em cenários lúgubres, ou seja, castelos em ruínas e florestas sombrias, com personagens estereotipadas como tirano vilão, maníacos, mulheres loucas e freira malvada, por exemplo. O herói é retratado de forma mais sombria e mórbida e as histórias costumam ser aterradoras com acontecimentos extraordinários, presságios ou profecias, envolvendo abuso, tirania e assassinato. É comum a utilização de emoções extenuantes como a loucura, o medo, o terror, angústia mental e fúria, como também a presença de seres sobrenaturais como fantasmas, vampiros ou monstros.

Outro nome de destaque na literatura gótica é Mary Shelley, autora de Frankenstein, que elevou os temas de perseguição, ameaça e assombrações monstruosas do gênero a um nível mais sofisticado de exploração das preocupações românticas do período: o indivíduo alienado do mundo moderno, aspectos religiosos como a discussão entre religião versus ciência, debates sobre origem da vida, concepções filosóficas, o papel da educação e da formação da identidade de um indivíduo.

Retrato Mary Shelley-Fonte: Wikipedia

Outros autores, que posteriormente, também utilizaram temas góticos em seus romances foram:

Edgar Allan Poe- Suas histórias e contos são ambientados em cenários melancólicos e frios, envolvendo casas que desmoronam, cadáveres que ressuscitam e fantasmas. As personagens geralmente lidam com o desespero e a obscuridade da natureza humana, tais como alucinações e mentes inquietas e perturbadas.  Outras questões como a morte, o fatalismo e o mergulho no lado desconhecido da alma humana  são características primordiais de suas histórias.


Emily Bronte- em sua obra O Morro dos Ventos Uivantes, que retrata a história de amor entre as duas personagens principais, entretanto além do amor, a obra apresenta uma história de violência, assombro, abuso e terror. Os temas góticos são adaptados ao período vitoriano, trazendo questões como diferenças de classe,  pobreza, vida familiar e conflitos interiores vivenciadas pelas personagens.


Bram Stoker- em Drácula, o autor conduz o leitor a Londres Vitoriana onde o vampiro ameaça a sociedade de classe média. Com elementos do gótico urbano tardio, sua obra é ambientada na cidade apresentando um cenário de terror e medo. O Conde Drácula é apresentado como uma força estrangeira e obscura que propaga a maldade, sexualidade, e degeneração que são associados a imoralidade da vida urbana.


A literatura gótica inspirou diversos outros livros e autores de suspense, detetive e romances policiais, que também utilizaram temas e aspectos góticos em suas obras. E essa influência pode ser vista até hoje, não só na literatura, mas também em graphic novels, animações e filmes.

 ***

Bom pra fechar eu vou falar de um desafio bacana que resolvi participar este ano que consiste em ler contos e poemas do queridíssimo Edgar Allan Poe durante todo ano de 2017. O desafio #12mesesdepoe foi criado pelo blog Anna Costa e consiste em ler um poema e um conto mensalmente do autor, de acordo com o cronograma proposto. Quem quiser participar este é o link do desafio:


Achei bem bacana, pra quem gosta do autor ou quer começar a conhecer vale a pena participar!

Bjos açucarados leitores e uma ótima sexta-feira 13 pra vocês!

Eloise G.F

Referências:
*Livros da Literatura- Globo Livros
*Introdução às Literaturas de Língua Inglesa- Jeferson Ferro- Editora Intersaberes

2 comentários

  1. Olá, Eloise!
    Na faculdade eu iria fazer um trabalho sobre Literatura Gótica, mas depois mudei o assunto kkkkk'
    Adoro Edgar Alan Poe e Emily Bronte. Ótimos autores e retratam bem esse gênero.
    Amei seu post!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado!Também adoro livros desse gênero, espero trazer mais posts sobre esse assunto <3<3<3

      Excluir

Topo