[Resenha] Meu Amigo Dahmer



Resenha: Meu Amigo Dahmer (graphic novel)
Autor: Derf Backderf
Editora: DarksideBooks
288 páginas

"Será possível identificar os traços de personalidade de um assassino antes mesmo que ele comece a matar?"

Em 'Meu Amigo Dahmer' acompanhamos a história do psicopata e serial killer Jeff Dahmer sob a perspectiva de seu colega de escola Derf Backderf (escritor e desenhista da HQ). A história é ambientada, principalmente na década de 70, e mostra o perfil psicológico de Dahmer e como ele era visto por seus colegas de sala na época do ensino médio.

Apesar de Derf ter convivido com Dahmer, não chegou a ser amigo dele, mas sabia um pouco sobre a vida do rapaz, a situação familiar e sua mãe negligente. O comportamento indiferente de Dahmer era notado por seus colegas, que o viam apenas como um cara estranho e ignorado pelos professores. Dahmer chegou a participar de algumas saídas com Derf e seus amigos, mas nunca era, de fato, integrante do grupo. Sempre muito isolado e distante.

Essa HQ me fez refletir bastante. Me fez pensar várias vezes se as pessoas que estão em volta de uma pessoa com problemas podem de fato fazer alguma coisa para ajudar. Se essa ajuda teria mudado o curso da história. Não vou mentir que não senti empatia por Dahmer, porque não dá para separar a imagem dele do assassino cruel e frio.


Contudo, diante dos relatos e pesquisas de Derf podemos compreender melhor a pessoa que Dahmer foi, seus medos, seus desejos, seus problemas... Maaas, é óbvio que mesmo compreendendo nada justifica seus atos. Derf utilizou não apenas suas lembranças, mas também arquivos do FBI, relatos de amigos e professores, entrevistas da mídia, entre outros, para compor esta obra.

A HQ é incrível, uma história fluida e reflexiva. Apesar de retratar o passado de um serial killer não chega ser uma história forte, no sentido visual. O que incomoda é você saber que isso de fato é verdade, o que incomoda é a decisão final de Dahmer, decisão que mudou a vida de outras famílias, que acabou com a vida e sonhos de inocentes.

É muito interessante acompanhar a narrativa de Derf, sua surpresa ao descobrir que Dahmer virou um serial killer famoso, e os extras presentes na obra que acabam sendo bem esclarecedores e fazem com que o leitor entenda melhor toda a história.

Super recomendo a leitura. Intrigante, interessante e reflexiva.

Eloise G.F



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo