[Especial] Mocinhos de Época: Moda e Costumes [Parte III]


Olá leitores!
Separei alguns aspectos que acho interessante e que estão bem presentes nos Romances de Época. Mas desta vez aspectos vinculados aos nossos queridos mocinhos.


Eton College, conhecida nos romances como Eton, foi fundada em 1440 por Henrique VI da Inglaterra. A escola se situa  Berkshire (parte de Buckinghamshire), e educa mais de 1.300 alunos (entre 13 a 18 anos). Ex-primeiros-ministros britânicos, os atuais príncipes da Inglaterra e atores famosos já frequentaram e estudaram no local.

fonte Wikipedia

White’s é um clube de cavalheiros que fica em St Jame’s em Londres. É um clube antigo fundado em 1693 considerado o maior e mais exclusivo clube privado do mundo. Muitos famosos já frequentaram o local, sendo até hoje mantido como exclusivo para cavalheiros, com raras exceções como a visita da rainha Elizabeth II em 1991 e 2016.

fonte Wikipedia

Vestuário - eu já mencionei algumas curiosidades sobre o modo de vestir de época aqui no blog, mas sempre encontro alguma coisa a mais para acrescentar. Portanto, seguem mais algumas informações que encontrei no livro “A Roupa e a Moda: Uma história concisa”. No final do século XVIII as linhas gerais das roupas já estavam estabelecidas: os homens utilizavam um traje conhecido como tipicamente inglês (uma versão mais justa e mais elegante de roupas de campo). Essas modas apresentaram poucas variações em toda Europa, pelo menos no que remete às classes superiores. Os ingleses demoraram mais para abandonar os cabelos empoados (que eram cobertos de pó, geralmente farinha de trigo, ou utilizavam perucas brancas ou cinzas) e só deixaram de ser usados quando, em 1795, o governo passou a cobrar impostos sobre eles. A partir daí, apenas alguns homens mais idosos usavam. Vemos um exemplo de cabelo empoado em Uma Dama Fora dos Padrões cuja ambientação ocorre no final do século XVIII. O rabo-de-cavalo também foi abandonado nesta época exceto pelos militares, que ainda usaram por mais dez anos.

As roupas masculinas da aristocracia do século XVIII eram em geral mal feitas e não se ajustavam bem ao corpo. A roupa ajustada foi a essência do dandismo e George Bryan "Beau" Brummel foi um ótimo exemplo de dândi de sua época, ele se orgulhava por não haver nenhuma ruga em suas roupas e por suas calças se ajustarem às pernas como a própria dele. Não havia bordados nas roupas do dândi, eram feitas com tecido liso, corte de preferência do casaco de caça e cores primárias. Além disso, havia o arranjo do pescoço, que precisava ser feito da melhor maneira possível. O colarinho da camisa era virado para cima, com as duas pontas projetadas sobre o rosto, firmadas por um lenço em forma de plastrom ou stock. Reza a lenda que alguns dândis passavam a manhã inteira arrumando seus plastrons.


Brummel fonte wikipédia

Brummel fonte wikipédia

O stock era uma faixa dura, em nó, já pronta e abotoada para trás. O uso do plastrom ou stock fazia ser muito difícil (quase impossível) virar ou abaixar a cabeça, por isso se deu a imagem de arrogância dos dândis. Usava-se cartolas e de noite bicorne (em formato de lua crescente, sendo as duas abas apertadas uma contra outra, o que tornava possível carrega-lo sob o braço). Cabelos curtos e despenteados, a maioria dos homens se barbeavam, com exceção dos militares que usavam costeletas e algumas vezes bigodes. O uso de espadas era proibido, mas os homens usavam bengala ao sair na rua. Após a partida de Brummel em 1819 (ele fugiu para escapar de credores), as roupas de dândi e daqueles que pensavam que eram dândis começaram a apresentar todo tipo de extravagância (a copa da cartola ficou mais larga que a aba, casacos com ombreira, plastrons mais apertados e mais altos, colarinhos que chegaram até os olhos e até cintura afinada com auxílio de espartilho- meio exagerado). No entanto em 1840, as roupas masculinas ficaram mais sóbrias, as cinturas apertadas, ombreiras e outros aspectos extravagantes foram abandonadas.

Bom esse foi um breve resuminho, não dá para colocar tudo por aqui, mas espero que tenham achado interessante observar esses aspectos com um pouquinho mais de detalhes. Trarei mais informações e curiosidades futuramente.

Caso queiram acompanhar outras curiosidades, seguem abaixo alguns links semelhantes:
Romance de Época: Moda e Costumes [ Parte II]

Bjokas da Elo!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo