[Resenha] Por Você


Por Você
Autora: Silvana Barbosa
Editora: Portal
192 páginas

O encontro entre o libertino Tristan Smith e a jovem Juliet Fiennes acontece, de princípio, de uma forma bem tradicional. Fisgado pela beleza da dama e em meio a um baile de temporada, Tristan a convida para dançar. No entanto, a forma que eles se comportam, tão descontraídos um com outro, tanto no baile como em outros lugares públicos, faz com que todo o tradicionalismo caia por terra. Tristan, assim como muitos cavalheiros de Londres, não possui uma boa reputação, alguns boatos podem ser verdadeiros, mas há outros que são demasiadamente mentirosos.


Fugindo totalmente das normas vigentes da época, Tristan faz de tudo para conquistar Juliet e espantar todos os outros cavalheiros interessados, e inevitavelmente, o jovem casal se apaixona. Mas, nem tudo são flores, Juliet e Tristan terão que passar por muitas provações que podem abalar o futuro do casal.

“Tristan pegou uma das mãos de Juliet e levou-a até o próprio peito, para que ela percebesse as batidas de seu coração: -Sou um homem perdido de amores por você, Juliet...”


Um livro leve, divertido e romântico. Por Você é um romance de época que aborda como tema principal o romance do casal e as atribulações enfrentadas por eles. Tristan e Juliet precisam lidar, a todo momento, com as regras impostas pela sociedade e evitar que sejam alvos de fofocas e escândalos. A autora retrata a importância que as pessoas dão as opiniões, as regras e costumes da época e daquela sociedade e como isso afeta e pode prejudicar de certo modo um relacionamento que nasce de um amor verdadeiro.

“[...] mas vejo a necessidade de alertá-la sobre os jogos perigosos que ocorrem ao seu redor, já que simpatizei com sua pessoa e não desejo ver sua vivacidade perder-se por causa de intrigas mesquinhas. [...] Se continuar na companhia constante de mal afamados, como acha que será classificada?”


Um aspecto que me chamou atenção nesse romance foi como a autora retratou os libertinos e o diálogo entre eles, a forma que eles se gabam por suas conquistas e disputam entre si, achei esse aspecto bem plausível e dentro do contexto de uma série denominada Libertinos. No entanto, achei a personagem principal, Tristan, um pouco confuso em suas ações. O protagonista demonstra a mocinha que é um homem honrado e correto, apesar de também assumir suas libertinagens passadas, contudo, seu ciúme excessivo e orgulho faz com que ele trate sua amada como um prêmio conquistado se tornando muitas vezes possessivo, o que me incomodou um pouco. Muitas das situações comprometedoras que aconteceram com o casal partiram das ideias de Tristan, mas, em defesa do mocinho, acredito que apesar dele ter seus defeitos muitas vezes ele não percebia que estava sendo injusto com Juliet. Portanto, ele fazia uma ação com um intuito bom, porém com as razões erradas e não imaginava o quanto a insultava. Essas características o deixaram bem humano, afinal, em minha opinião, Tristan não se torna um libertino regenerado logo que se apaixona, ele tenta acertar, mas muitas vezes erra. E acho isso bacana (apesar de ter me irritado hahah) porque foge daquele estereótipo, “homem perfeito”, “príncipe encantado”.

[...] Tristan agora se sentia um monstro, ao vê-la passar da irritação para a frustração, e enfim para a tristeza total. Ah, ela levara aquilo mais a sério do que ele poderia imaginar... e agora ele também levava, arrependido.” 


“Os cafajestes eram mesmo sempre os sujeitos mais simpáticos! Ela devia sofrer de algum sério desvio moral, pensou, achando graça, pois sempre divertia-se quando algum deles estava por perto [...]” 

Juliet é uma jovem ingênua, porém determinada e sagaz. Eu gostei muito dela, porque ela tinha a cabeça no lugar e apesar de estar apaixonada sabia qual era seus limites com Tristan (pelo menos, às vezes, conseguia se controlar haha). Como de costume em primeiros volumes, eu me afeiçoei muito mais pelos personagens secundários. E eu até gosto quando isso acontece porque me deixa ainda mais intrigada e curiosa para ler os próximos volumes. Não tem como não mencionar o design elegante que a Editora Portal desenvolveu para esse livro, cujas páginas são todas ornamentadas e cada capítulo inicia com a ilustração de uma casa de época. Recomendo a leitura!!!

Eloise G.F


#RomancedeÉpoca12meses: Romance sobre a alta sociedade de Londres.


2 comentários

  1. Amei a resenha, ainda não li esse livro!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii, Elo!
    Adorei a resenha, tão bem estruturada e tocando em pontos importantes da leitura.
    Como já te disse, foi uma leitura super leve agradável para mim. O Tristan também me irritou um pouco com suas atitudes inconsequentes, mas depois relevei rsrs.
    Também fiquei muito curiosa sobre as histórias dos outros libertinos :-D
    Abraço!

    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Topo