[Resenha] Ponto Sem Retorno


Ponto Sem Retorno
Gabriela Simões
Editora Edições Vieira da Silva
Ebook

A história gira em torno de Giselle Levy, uma meia-bruxa que precisa viver isolada do mundo devido aos seus poderes mágicos. Contudo, Giselle necessita ir até a cidade em busca de comida, pois seu avô já está muito velho e doente. A única forma de conseguir alimento é roubando, para isso nossa bruxinha tenta agir de forma mais discreta possível, afinal se for descoberta não será apenas punida por roubar como será enviada diretamente à fogueira por ser uma meia-bruxa. No entanto, mesmo sendo cautelosa e muito inteligente, Levy acaba sendo vista e apanhada por um dos príncipes de Kendrad, Cristian, que faz um acordo de não a denunciar se ela aceitar a sua proposta de trabalhar no palácio.


“É fácil atacar um alvo comum, os humanos são especialistas nisso. Criam as suas defesas nas fraquezas dos outros.”

Giselle, que pensa em seu avô em primeiro lugar, decide aceitar a proposta. No dia seguinte, ela e seu avô passam a morar no castelo, porém sua vida está longe de mudar para melhor. Apesar de ter o que comer e trabalhar com o que gosta (tratadora de cavalos), o palácio está longe de ser o seu lar. Recebe uma enorme atenção vinda dos príncipes, em especial de Cristian, o que leva os empregados a sentir inveja e ódio por ela- mas não se enganem, não é só por isso que eles a odeiam, afinal Giselle possui uma personalidade forte, língua afiada e é um tanto mal-humorada, ou seja, carisma zero - haha. Contudo, essa sua personalidade intriga os príncipes, que se sentem encantados por ela.   

“Abandone as expetativas e abra as asas para as inesperadas surpresas que o mundo lhe oferece. Pode surpreender-se…”


“— A vida é um jogo, no qual nós nada mais somos do que meros peões — começa. — Existem destinos aos quais não podemos fugir. Como num jogo de xadrez; o nosso objetivo é não sermos apanhados, e continuar em jogo o máximo de tempo possível. No entanto, o jogo irá acabar. Não importa as voltas que dermos ou o tempo que joguemos.”

Para viver no palácio sem ser descoberta, a meia-bruxa prepara um feitiço com intuito de disfarçar seus poderes mágicos e não ser detectada, no entanto, Giselle não faz ideia até quando esse feitiço irá funcionar e sabe muito bem que se for descoberta dentro do palácio, com pessoas que a detestam e a observam o tempo todo, seu destino não será outro senão a fogueira, -algo que ela vivencia frequentemente durante a noite, em seus sonhos.

“Não importa as vezes que tenha este sonho, a morte será sempre o tenebroso vazio da incerteza e do medo.”


Esse é o primeiro livro da autora portuguesa Gabriella Simões e posso afirmar que me encantei. A história apresenta uma trama envolvente recheada de mistérios, muitos conflitos e romance (que acredito que será ainda mais desenvolvido na continuação do livro), com personagens plausíveis e encantadores. Eu adorei os personagens masculinos da história, me apaixonei por Cristian e seus jogos de sedução, amei todo o mistério que envolve o príncipe Eli e claro, por último e não menos importante, Rylan, como não se apaixonar por um amigo maravilhoso desse gente?! ~suspiros~. Mas devo admitir que, de todos, o meu preferido ainda é o Cristian <3

“Claro que não, príncipe Cristian, foi uma ameaça bem direta. Dito isto, o príncipe sorri e, pela primeira vez em muito tempo, o meu corpo relaxa, o meu coração acalma e o tempo flui com mais facilidade. O ar torna-se menos denso. O peso do palácio parece-me menor. Porquê? Como é que ele faz isto?”

“— Contudo, tu, Giselle Levy, não és nenhuma donzela, e posso afirmar, com certeza, que não existe ninguém como tu neste reino. Uma voz pausada vibra nas suas cordas vocais. Engulo em seco e afasto o meu olhar do seu. — Felizmente existem mais reinos… — Eu quero-te a ti, Giselle, somente a ti.”

“Porque é que o vento sopra e o sol se levanta todas as manhãs? Existem coisas na vida nas quais o porquê é indefinido, são simplesmente naturais. O sol não nascer é contranatura, impensável nas nossas mentes. Tal como um pássaro precisa de voar e um cavalo de correr, eu preciso de ti na minha vida, não te proteger dum mal que eu possa evitar seria contranatura.”


“Ganhar o jogo não significa fugir à fatalidade que nos atormenta. Ganhar o jogo significa, sim, aproveitar cada momento ao máximo.”

“Devemos fazer o que nos enche o coração, quando a alma está vazia, e o que nos tranquiliza a alma, quando o coração é uma tormenta.”

“Algumas regras valem a pena ser quebradas”

Adorei os diálogos, principalmente as respostas que Giselle sempre tinha na ponta da língua. A protagonista é uma personagem forte, determinada, que erra às vezes, mas que não desiste de sua luta e no que acredita. Em alguns momentos eu a achei um pouco teimosa e também indecisa, mas acredito que essas atitudes foram devido a sua insegurança, afinal deve ser realmente difícil estar na situação dela e confiar em alguém. Giselle está a todo momento em alerta. Desde nova ela sabe o seu lugar e sabe que não é aceita em meio a sociedade que vive. Portanto, acompanhamos a trajetória de uma jovem que está a todo momento tentando sobreviver e conquistar a sua liberdade. Acho interessante que ela não é aquela personagem que fica fascinada pelo seu poder, ao contrário, ela se sente muito desconfortável e preferiria viver uma vida sendo alguém normal, humana, a viver fugindo e se escondendo.

“Sentir o poder a passar-me pelo corpo deixa-me desconfortável e com receio de que se apodere de mim e passe a controlar as minhas ações. Mais poderosa significa mais perigosa, por essa razão, evito praticar. Além disso, preciso de me esconder, usar a magia não é propriamente aconselhável.”


O enredo foi muito bem engendrado, a autora nos apresenta aos poucos o que aconteceu com aquela terra, sobre as lutas e conflitos, os tipos de bruxas que existem...o que torna a leitura ainda mais agradável e instigante. A única coisa que eu senti falta foi uma maior atuação dos “vilões” na história, mesmo sabendo que irá ter uma continuação, pois gostaria que tivesse um pouco mais de ação na trama. Mas em suma, eu amei o livro, é uma leitura leve e envolvente, que te conduz a um universo de mistérios, segredos e magia. Fiquei curiosa pelo que está por vir. Recomendo!

Eloise G.F


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo