[ Luz, Câmera, Ação ] Onde Está Segunda?


Em 18 de Agosto deste ano estreou na Netflix o filme “Onde Está Segunda?” (What Happened to Monday?), uma obra cinematográfica que se passa em um mundo distópico de ficção científica e suspense. Escrito pela dupla Max Botkin e Kerry Williamson, e dirigido por Tommy Wirkola, o filme é estrelado pela divosa Noomi Rapace (a mesma atriz que interpretou Lisbeth Salander da trilogia Millenium, versão sueca), Glenn Close e Willem Dafoe.


A trama se passa no ano de 2073, onde o principal obstáculo da humanidade é o crescimento populacional que afeta os recursos naturais da Terra. A solução é investir em alimentos geneticamente modificados, de forma a ampliar a produção de um espaço físico cada vez mais limitado. Contudo, tal decisão gera como efeito colateral o nascimento de gêmeos, o que afeta ainda mais o problema de superpopulação. Para resolver esse outro contratempo, Nicolette Cayman (Glenn Close), uma líder política, traz uma proposta trágica: cada família poderá ter apenas um filho, e caso alguém desobedecer ou por algum descuido ter mais de um, os irmãos serão levados por agentes que fiscalizam os cidadãos através de pulseiras eletrônicas, e confinados em ambiente criogênico para serem despertados num momento em que o planeta estiver sob melhores condições.

Neste contexto, Terrence Settman (Willem Dafoe) desenvolve uma estratégia para proteger suas netas. Sua filha morre no parto ao dar à luz à sete meninas gêmeas que Terrence nomeia de acordo com os dias da semana. O avô consegue esconder as netas, mesmo em meio a enorme vigilância, e as ensina a única forma de sobreviver naquele mundo: todas devem assumir apenas uma identidade. Mas como??? Elas (todas as sete interpretadas por Noomi Rapace) são instruídas a se revezarem nos dias da semana assumindo o codinome de Karen Settman (nome original de sua falecida mãe)As sete irmãs conseguem viver, estudar e trabalhar durante trinta anos seguindo essa rígida rotina, até que um dia, a irmã mais velha Segunda não retorna para casa e desaparece misteriosamente.

Foto: Netflix

A primeira coisa que preciso mencionar sobre esse filme é a atuação da Noomi Rapace. Ela é, sem dúvida, uma excelente atriz, porém nesse filme Noomi conseguiu me conquistar e impressionar além do esperado. Eu consegui enxergar sete mulheres diferentes, com personalidades distintas que interagiam entre si como se fossem interpretadas por várias atrizes, mas não, era Noomi o tempo todo. Não tenho palavras para descrever o quanto ficou real, orgânico e verdadeiro. Sério, essa mulher arrasa.

Na verdade, Noomi não interpreta apenas as sete gêmeas, mas também a Karen Settman, identidade que todas as irmãs assumem ao sair de casa. A tática criada pelo avô é fantástica e ao mesmo tempo angustiante. As sete irmãs precisam compartilhar todas as informações diariamente, qualquer acidente que uma sofre todas tem que sofrer para não afetar a aparência física. Sem mencionar, que existe todo um sistema de maquiagem e perucas para manter as mesmas características de identificação, -em minha opinião, essa é uma das partes mais inteligentes do longa.


Apesar de haver outros roteiros e livros que trabalham temáticas semelhantes, achei o enredo do filme muito original, repleto de ação e um suspense de tirar o fôlego. O final foi, em parte, previsível, mas isso não tira os méritos do filme, que é sem dúvida uma das melhores estreias da Netflix desse último mês. Se você gosta de mistério, suspense e MUITA ação, esse filme é uma ótima pegada. Super Recomendo!

Eloise G.F



3 comentários

  1. Oii
    Já tinha visto a indicação desse filme no instagram e agora que li sua recomendação estou ainda mais curiosa!
    Muito legal a atriz interpretar 7 papéis, e difícil, né? Tem que ser boa mesmo!
    Vou ver, com certeza ;-)

    Bjs!
    https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cailes,
      Assista sim é um filme maravilhoso!
      Depois que assistir me diga o que achou!
      E sim a atriz dá um show!!! Fiquei impressionada!

      Bjokas!<3

      Excluir
  2. Muito Obrigada linda! Espero que goste, depois que assistir me diga o que achou!!!

    Bjuuuus!

    ResponderExcluir

Topo